A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula Blattmann AVALIAÇÃO DO SOFTWARE AINFO DÉBORA MARIA RUSSIANO PEREIRA ROMARIO ANTUNES DA SILVA

2 1 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS EPAGRI: A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina foi criada em 1991, com a fusão da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc) com a de extensão rural Acaresc – Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina, e com a de extensão pesqueira Acarpesc - Associação de Crédito e Assistência Pesqueira de Santa Catarina, além do serviço de fomento apícola, à cargo do IASC – Instituto de Apicultura de Santa Catarina. Tem como missão Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade (EPAGRI, 2007). EMBRAPA

3 1 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS 1.2 EMBRAPA 1.2 EMBRAPA: A Empresa de Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi criada em 26 de abril de Sua missão éviabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira (EMBRAPA, 2007) Atuação A Embrapa atua por intermédio de 38 Unidades de Pesquisa, três Serviços e 13 Unidades Administrativas, estando presente em quase todos os Estados da Federação, nos mais diferentes biomas brasileiros.

4 2 DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DA EPAGRI (FLORIANÓPOLIS) ACERVO: volumes (folhetos, livros, teses, folders, artigos de periódicos, separatas, vídeos, CDs e DVDs; títulos; SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO ADOTADO: -CDD EMPRÉSTIMO: 8 dias podendo ser renovável NÃO POSSUI ACESSO AS BASES DO PORTAL CAPES: somente as de acesso livre.

5 2 DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DA EPAGRI (FLORIANÓPOLIS) POSSUI COMUT (gratuito para os pesquisadores internos); COMUT INTERNACIONAL: British Library Indexação: Tesauro do Ministério da Agricultura. O acervo não está integrado com as outras bibliotecas regionais da EPAGRI. SOFTWARE UTILIZADO: AINFO VERSÃO 1.3

6 SOFTWARES ANTERIORES: EINIEMBRATER - MAMPS (Década de 80); MICROISIS (Década de 90) AINFO (2000) Usuários: Pesquisadores da própria instituição e estudantes de graduação e mestrado do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

7 AINFO É um software para a automação e gestão de bibliotecas. Este sistema realiza o gerenciamento de bases de dados documentais e processos bibliográficos. Permite: - Armazenamento; - Atualização; - Recuperação; - Disseminação; Quem desenvolveu: o Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para Agricultura (CNPTIA), vinculado à Embrapa.

8 AINFO Versões: 1991: 1.0, 2.0, 2.1, 3.0 e 4.0 (1997) 1999: Criou-se a versão para o padrão MS-WINDOWS 1.0 do AINFO 2001, 1.1 e 1.2 (2002), 1.3 (2003) – importar registros no formato MARC : 5.0 (retoma a numeração original das versões)

9 Tela de apresentação do Sistema

10 Recursos Humanos: cadastro de usuários da biblioteca, pessoal desligado da empresa, impressão de etiquetas e códigos de barras;

11 Instituições (controle de empréstimos entre bibliotecas);

12 Acervo Documental: catalogação por tipo de material (livros, teses, folhetos, normas técnicas, etc., importação de registros de outras bibliotecas que utilizem o formato MARC 21;

13 Coleção de Periódicos: cadastro de coleção de títulos e coleções de periódicos;

14 Empréstimos: controle automático dos serviços de empréstimo, devoluções, empréstimos externos, reserva de material, cobrança de usuário.

15 Aquisição: controle do processo de aquisição do material bibliográfico.

16

17

18

19 CAMPOS DA BASE DE DADOS ACERVO DOCUMENTAL DO AINFO ElementoDescrição IdentificadorCódigo de identificação do material (gerado automaticamente após a inclusão Data correnteData corrente de inclusão do registro InstituiçãoSigla da Unidade (Instituição) OrigemOrigem do material bibliográfico (ex.: compra, doação, permutda) TipoTipo do material bibliográfico (ex.: folheto, livro, mapa, tese, etc.) ClassificaçãoCódigo de classificação do documento para localização nas estantes CutterCódigo de autor para localização nas estantes Código do documentoCódigo de identificação para evitar duplicação do registro AutoriaAutores individuais ou coletivos, indicação dos responsáveis pela publicação AfiliaçãoLocal de trabalho dos autores conforme aparece no documento Título e subtítuloTítulo do documento Título original EdiçãoNúmero da edição Ano de publicaçãoAno de publicação do documento Fonte/ImprentaImprenta ou referência bibliográfica

20 ElementoDescrição (Cont.) VolumeNúmero do volume ExemplarNúmero do exemplar PáginasNúmero de páginas do documento Descrição físicaDescrição física do documento SérieSérie do documento ISBNInternational Standard Book Number IdiomaIdioma do documento NotasComplementação das informações do documento (ex. Tese, Editado por..., Trabalho apresentado na...) Incluir Acervo DocumentalIndicador de inclusão no Acervo Documental da Embrapa ConteúdoPalavras-chaves do documento URLEndereço eletrônico do texto completo do documento ObservaçõesObservações (para outras informações não técnicas) IdentificadorCódigo de identificação complementar para cada volume ou exemplar do documento RegistroNúmero de registro (tombo) do documento Data receb.Data de recebimento do material StatusEstado do material: disponível ou não, para empréstimo Imprime etiquetaIndicador de impressão de etiqueta de lombada e de código de barra Fonte: Souza; Moura; Santos (2005)

21 CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE PARA O FUNCIONAMENTO DO SOFTWARE : SERVIDOR: microcomputador com microprocessador mínimo de 650 MHZ, 256 MB de RAM, unidade CD-ROM 32x, monitor SVGA com resolução mínima de 640x480, sistema operacional windows 98 sou superior. CLIENTE: microcomputador com microprocessador de no mínimo 500 MHZ, 128 MB de RAM, unidade CD-ROM 32x, monitor SVGA com resolução mínima de 640x480, com sistema operacional windows 98 ou superior.

22 AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO EMBRAPA Portal web desenvolvido pela EMBRAPA que serve como repositório de informações tecnológicas com foco em agronegócios, que objetiva oferecer acesso remoto a conteúdos eletrônicos na íntegra.

23

24 O AINFO E A AGÊNCIA utilizam formatos de METADADOS distintos para a descrição dos recursos da informação: AINFO: Utiliza um conjunto de campos bibliográficos baseados no MARC21. AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO DA EMBRAPA: Adota o Dublin Core composto por 15 elementos de descrição, baseados no AACR2 e tesauros para indexação de assuntos. Com a identificação das correspondência existentes entre o MARC 21 e o Dublin Core, verifica-se a viabilidade na conversão e integração de dados entre os dois sistemas.

25 Usabilidade do software De acordo com a bibliotecária Zilma, não existe necessidade de troca do software Ainfo, pois o mesmo oferece todas as facilidades para o bom funcionamento da unidade de informação.

26 O QUE OS AUTORES DIZEM De acordo com Antunes e Oliveira (1998), o Ainfo é um sistema de informação que permite o gerenciamento de informação técnico- científica da Embrapa desde 1992, principalmente no que se refere à automação de bibliotecas e recuperação de informação. Já Côrte et. Al. (2002, p. 168) afirmam que o Ainfo possui os principais requisitos de um sistema de automação de bibliotecas, e que o mesmo possui atualização automática pela web.

27 REFERÊNCIAS ALVES, Maria das Dores Rosa; SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa. Estudo de correspondência de elementos metadados: Dublin Core e Marc 21. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.4, n.2, jan./jun Disponível em:. Acesso em: 15 out ANTUNES, João Francisco Gonçalves; OLIVEIRA, Stanley Robson de Medeiros. Ainfo: a experiência da Embrapa na disponibilização e recuperação de informação. Ci. Inf, Brasília, v. 27, n. 1, Disponível em:. Acesso em: 27 out CÔRTE, Adelaide Ramos e et. al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos. São Paulo: Polis, EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA. Manual AINFO versão 5.0. Disponível em:. Acesso em: 05 out


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google