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GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991

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Apresentação em tema: "GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências

2 GESTÃO DE DOCUMENTOS Art. 1º. da Lei 8159
“É dever do poder público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivo, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”.

3 DEFINIÇÃO É o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

4 GESTÃO DE DOCUMENTOS Intervenção no ciclo de vida dos documentos
IDADES Corrente Intermediária Permanente

5 CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS Fonte: Bernardes, 1998
1ª. Idade Arquivo corrente Documentos vigentes, freqüentemente consultados 2ª. Idade Arquivo intermediário Final de vigência; documentos que aguardam prazos longos de prescrição ou precaução; raramente consultados; aguardam a destinação final. 3ª. Idade Arquivo permanente Documentos que perderam a vigência administrativa, porém são providos de valor secundário ou histórico-cultural

6 MOMENTOS DA GESTÃO PRODUÇÃO DOCUMENTAL USO E CONSERVAÇÃO
DESTINAÇÃO DOS DOCUMENTOS

7 PRODUÇÃO DOCUMENTAL Administração dos elementos específicos de um programa de controle e criação de documentos (formulários); Gestão de correspondências e dos relatórios; Sistemas de gestão de informação; Gestão de diretrizes da preparação e difusão da informação sobre as políticas e procedimentos; Aplicação das tecnologias a estes processos

8 USO E CONSERVAÇÃO controle, utilização e armazenamento dos documentos necessários para realizar ou facilitar as atividades de uma organização, implantação dos sistemas de arquivos e de recuperação da informação; gestão dos correios e telecomunicações; seleção e uso de equipamentos reprográficos; análise de sistemas; produção e manutenção de programas de documentos vitais à administração uso de automação e reprografia nestes processos

9 DESTINAÇÃO DOS DOCUMENTOS
Implantação de um programa de eliminação de documentos que envolve atividades de identificação e descrição das séries documentais; Avaliação das séries de valor permanente Eliminação periódica dos documentos sem valor de guarda permanente Transferências e recolhimentos

10 PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS
ELEMENTOS PLANO DE CLASSIFICAÇÃO TABELA DE TEMPORALIDADE MANUAL OUTROS INSTRUMENTOS DE CONTROLE

11 PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS
BENEFÍCIOS MENOS DOCUMENTOS A SEREM GUARDADOS; MENOS ESPAÇO ÚTIL OCUPADO; FACILIDADE E RAPIDEZ NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO; MENOS MÃO-DE-OBRA ENVOLVIDA; EXISTÊNCIA DE PADRÃO DE ARQUIVAMENTO.


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