A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma solução tampão ou solução Tamponada é aquela que resiste bem a variações de pH quando nela introduzimos uma pequena quantidade de ácido ou base. São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma solução tampão ou solução Tamponada é aquela que resiste bem a variações de pH quando nela introduzimos uma pequena quantidade de ácido ou base. São."— Transcrição da apresentação:

1

2 Uma solução tampão ou solução Tamponada é aquela que resiste bem a variações de pH quando nela introduzimos uma pequena quantidade de ácido ou base. São muito importantes em sistemas químicos e biológicos!

3 Sistema Comum

4 Sistema Tamponado

5 A solução tampão dá conta de gastar todo o H + ou OH - adicionado, impedindo bruscas variações de pH.

6 Podem ser preparadas dissolvendo-se em água: Um ácido fraco e um sal derivado dele. Ex.: CH3COOH/CH3COONa Uma base fraca e um sal dela derivado. Ex.: NH4OH/NH4Cl ou seja, NH3/NH4Cl Uma base fraca e um sal dela derivado. Ex.: NH4OH/NH4Cl ou seja, NH3/NH4Cl

7 O ácido FRACO e seu ÂNION Exs.: CH 3 COOH/CH 3 COO-; H 2 CO3/HCO 3 -; HCN/CN- A base FRACA e seu CÁTION Ex.: NH 4 OH/NH 4 + ou seja, NH 3 /NH 4 + A base FRACA e seu CÁTION Ex.: NH 4 OH/NH 4 + ou seja, NH 3 /NH 4 +

8 a)Certos ânions não conseguem remover os íons H +, formando moléculas de ácido. É o que acontece, por exemplo, com o ânion Cl - : como o ácido clorídrico que seria formado é forte, ele não possui a tendência de se apresentar, em solução aquosa, na forma de moléculas de HCl. Portanto, uma solução contendo um ácido forte e um sal derivado desse ácido não atua como um tampão. b) Uma solução contendo uma base forte e um sal derivado dessa base não atua como um tampão, pois seu cátion não consegue remover os íons OH -.

9 Tampão ácido fraco/ânion do ácido Tampão base fraca/cátion da base pK se refere ao logaritmo negativo de uma constante de equilíbrio. Quando K aumenta, sua função p decresce e vice-versa. quanto maior o Ka e menor o pKa mais forte é o ácido. pK se refere ao logaritmo negativo de uma constante de equilíbrio. Quando K aumenta, sua função p decresce e vice-versa. quanto maior o Ka e menor o pKa mais forte é o ácido. pH = pKw - pKb - log [sal] [base] pH = pKw - pKb - log [sal] [base]

10

11

12

13 H2PO 4 - /HPO 4 -2 e algumas ENZIMAS Outros tampões no sangue

14 ADIÇÃO DE ÁCIDO: A adição de H + no sangue, faz com que esses íons de combinem com o HCO 3 - proveniente do ácido e, principalmente do sal, originando o H 2 CO 3. ADIÇÃO DE BASE: Se certa quantidade de íons OH- for introduzida no sangue, estes íons reagirão com o H +, retirando-o da solução, logo fará que o H 2 CO 3 se ionize um pouco mais, produzindo H + suficiente para neutralizar o OH - introduzido. Em nenhum dos casos, ocorre variações significativas de pH.

15

16

17

18


Carregar ppt "Uma solução tampão ou solução Tamponada é aquela que resiste bem a variações de pH quando nela introduzimos uma pequena quantidade de ácido ou base. São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google