A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

The origin of casts and the social system in India Professor Shantappa S. Jewur M. Sc, Ph. D Invited lecture from History Department, 2003 U F R N, Natal,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "The origin of casts and the social system in India Professor Shantappa S. Jewur M. Sc, Ph. D Invited lecture from History Department, 2003 U F R N, Natal,"— Transcrição da apresentação:

1

2 The origin of casts and the social system in India Professor Shantappa S. Jewur M. Sc, Ph. D Invited lecture from History Department, 2003 U F R N, Natal, R N - Brazil

3 A ORIGEM DAS CASTAS E SISTEMA SOCIAL DA INDIA VARNAS – Cor (qualidade ou energia da natureza humana) CASTAS – Subdivisões de varnas SUB-CASTAS – Subdivisões de Castas ou gotras

4 VARNAS BRAHMIN - Sacerdotes, administradores KSHATRIA - Guerreiros, governantes VAISHA - Agricultores, comerciantes SHUDRA - Empregados, artesãos INTOCÁVEIS - Dalits, excluídos

5 TEORIA DA ORIGEM DO SISTEMA DE CASTAS DA INDIA Teoria Mitológica Teoria da Divisão do Trabalho Teoria da História Social

6 TEORIA MITOLÓGICA DA ORIGEM DO SISTEM SOCIAL DA INDIA De acordo com a literatura Hindu, tendo como base o Rig Veda, o primeiro homem chamado Purusha destruiu seu corpo para criar a sociedade humana. Ele criou brahmins da sua cabeça, Kshatrias dos seus braços, Vaishas das sua coxas e shudras dos seus pés.

7 TEORIA DA DIVISÃO DO TRABALHO DA ORIGEM DO SISTEMA SOCIAL DA INDIA Os Marajás (Reis) dividiram o povo indiano em varnas e castas baseadas na capacidade intelectual e vocação das pessoas para por ordenar a divisão do trabalho na sociedade.

8 TEORIA DA HISTÓRIA SOCIAL DA ORIGEM DO SISTEMA DE CASTAS NA INDIA Os Arianos invadiram a India, por volta de 2000 a.C. e derrotaram os nativos Dravidianos. Os Dravidianos foram os fundadores da civilização Indiana. Os Arianos aprenderam com os Dravidianos dominados e criararm uma nova cultura, hoje conhecida como Civilização Hindu. Para perpetuar a escravidão do povo nativo, os Arianos criaram o sistema de castas e então os excluíram da nova sociedade. Os Arianos chamaram os nativos de shudras, que quer dizer escravos.

9 CASTAS E SUB-CASTAS Um levantamento antropológico realizado nos anos 1985 a 1992 consta a existência de 2800 comunidades distintas, cada uma representando uma casta diferente na India. As castas são subdivididas em sub- castas conhecidas como Gotras ou jatis.

10 AS NORMAS GERAIS DO SISTEMA DE CASTA O estado social de um indivíduo na sociedade é determinado pela casta na qual ele nasceu. A pessoa nascida numa determinada casta carrega o nome da casta no seu nome próprio. Ele é sujeito a obedecer os regulamentos internos da sua casta na vida cotidiana. A posição social de um indivíduo é fixada pela sua hereditariedade e não pela sua qualificação, capacidade pessoal ou consideração material. Os pais escolhem as esposas com as quais seus filhos vão casar, dentro da mesma casta e sub-casta.

11 BRAHMA - Criador do Universo VISHNU - Protetor do Universo SHIVA - Transformador do Universo BRAHMA - SHARADA (Deusa de sabedoria) VISNU - SHAMALA (Deusa de prosperidade) SHIVA - PARVATI (Deusa de poder) TRINDADE HINDUISTA

12 A CRENÇA DOS HINDUS A religião Hindu acredita na existência de muitos Deuses, porém aceita somente um Deus supremo. Brahma, Vishnu e Shiva não são três Deuses independentes, mas três aspectos diferentes do mesmo Deus Supremo, que cuida dos processos de criação, proteção e transformação do universo. Os Deuses locais, venerados nas diferentes comunidades são tão respeitados quanto a trindade: Brahma, Vishnu e Shiva, posto que cada um atende a propósitos específicos.

13 AS QUATRO ASHRAMAS Brahmacharya – 00 a 21 anos Grihashta – 21 a 42 anos Vanaprasta – 42 a 63 anos Sannyasa – 63 a 84 anos

14 DIFERENÇA PRINCIPAL ENTRE AS CLASSES SOCIAIS Brahmin, kshatria e vaisha possuem o direito de praticar rituais religiosos e espirituais. Eles são iniciados e purificados no primeiro mês de vida, então são reconhecidos como nascidos duas vezes. Os intocáveis e os shudras são excluídos dos rituais espirituais e não têm privilégio de passar pelo ritual de purificação.

15 CIVILIZAÇÕES HARAPPA E MOHENJODARO Cidades: Harappa e Mohenjodaro habitantes em cada cidade Época a C

16 CRONOLOGIA DA CIVILIZAÇÃO DO VALE INDUS Estágio 1: a C Início da formação de comunidades agrícolas. Estágio 2: a C Comunidades de agricultura desenvolvida e pastoral Estágio 3: a C Sociedade de excedente agrícola, urbanização Estágio 4: a C Grande salto. Avanço do urbanismo e surgimento da linguagem escrita Estágio 5: a C Indus em auge da prosperidade Estágio 6: a C Declínio dramático e de volta às unidades de agricultura.

17 Marcos da civilização do vale Indus Locais de banho coletivo Ruas e paredes de tijolos queimados Poços de água privados Poços de abastecimento de água pública Celeiros e Plataformas de debulha agrícola Sistema estrutural de saneamento básico Unidades de pesos de medidas e Carimbos Jóias e ornamentos Cidade de Harappa nos dias atuais

18 Local de banho coletivo

19 RUAS E POÇOS PRIVADOS

20 POÇOS PÚBLICOS

21 CELEIROS

22 PLATAFORMA CIRCULAR DE DEBULHA

23 ESTRUTURA DE SANEAMENTO

24 UNIDADES DE PESOS

25 CARIMBOS

26 PRATOS E UTENCÍLIO DE COZINHA

27 JOIAS E ORNAMENTOS

28 HARAPPA MODERNO

29 NAMASTE SIGNIFICADO DO CUMPRIMENTO ESTILO INDIANO Quando um Hindu junta as mãos e pronuncia namaste, ele na realidade esta dizendo com muita humildade: Eu me curvo ao Deus que está em você; amando-te e respeitando-te, sabendo que não há ninguém igual a você.

30 PENSAMENTO O Passado não passa de um sonho e o futuro de uma visão. O presente bem vivido torna o passado em um sonho de felicidade e o futuro em uma visão de esperança.


Carregar ppt "The origin of casts and the social system in India Professor Shantappa S. Jewur M. Sc, Ph. D Invited lecture from History Department, 2003 U F R N, Natal,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google