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The origin of casts and the social system in India

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Apresentação em tema: "The origin of casts and the social system in India"— Transcrição da apresentação:

1 The origin of casts and the social system in India
Professor Shantappa S. Jewur M. Sc, Ph. D Invited lecture from History Department, U F R N, Natal, R N - Brazil

2 A ORIGEM DAS CASTAS E SISTEMA SOCIAL DA INDIA
VARNAS – Cor (qualidade ou energia da natureza humana) CASTAS – Subdivisões de varnas SUB-CASTAS – Subdivisões de Castas ou gotras

3 VARNAS BRAHMIN - Sacerdotes, administradores
KSHATRIA - Guerreiros, governantes VAISHA - Agricultores, comerciantes SHUDRA - Empregados, artesãos INTOCÁVEIS - Dalits, excluídos

4 TEORIA DA ORIGEM DO SISTEMA DE CASTAS DA INDIA
Teoria Mitológica Teoria da Divisão do Trabalho Teoria da História Social

5 TEORIA MITOLÓGICA DA ORIGEM DO SISTEM SOCIAL DA INDIA
De acordo com a literatura Hindu, tendo como base o Rig Veda, o primeiro homem chamado Purusha destruiu seu corpo para criar a sociedade humana. Ele criou brahmins da sua cabeça, Kshatrias dos seus braços, Vaishas das sua coxas e shudras dos seus pés.

6 TEORIA DA DIVISÃO DO TRABALHO DA ORIGEM DO SISTEMA SOCIAL DA INDIA
Os Marajás (Reis) dividiram o povo indiano em varnas e castas baseadas na capacidade intelectual e vocação das pessoas para por ordenar a divisão do trabalho na sociedade.

7 TEORIA DA HISTÓRIA SOCIAL DA ORIGEM DO SISTEMA DE CASTAS NA INDIA
Os Arianos invadiram a India, por volta de a.C. e derrotaram os nativos Dravidianos. Os Dravidianos foram os fundadores da civilização Indiana. Os Arianos aprenderam com os Dravidianos dominados e criararm uma nova cultura, hoje conhecida como Civilização Hindu. Para perpetuar a escravidão do povo nativo, os Arianos criaram o sistema de castas e então os excluíram da nova sociedade. Os Arianos chamaram os nativos de shudras, que quer dizer escravos.

8 CASTAS E SUB-CASTAS Um levantamento antropológico realizado nos anos 1985 a 1992 consta a existência de 2800 comunidades distintas, cada uma representando uma casta diferente na India. As castas são subdivididas em sub-castas conhecidas como Gotras ou jatis.

9 AS NORMAS GERAIS DO SISTEMA DE CASTA
O estado social de um indivíduo na sociedade é determinado pela casta na qual ele nasceu. A pessoa nascida numa determinada casta carrega o nome da casta no seu nome próprio. Ele é sujeito a obedecer os regulamentos internos da sua casta na vida cotidiana. A posição social de um indivíduo é fixada pela sua hereditariedade e não pela sua qualificação, capacidade pessoal ou consideração material. Os pais escolhem as esposas com as quais seus filhos vão casar, dentro da mesma casta e sub-casta.

10 TRINDADE HINDUISTA BRAHMA - Criador do Universo
VISHNU - Protetor do Universo SHIVA - Transformador do Universo BRAHMA - SHARADA (Deusa de sabedoria) VISNU - SHAMALA (Deusa de prosperidade) SHIVA - PARVATI (Deusa de poder)

11 A CRENÇA DOS HINDUS A religião Hindu acredita na existência de muitos Deuses, porém aceita somente um Deus supremo. Brahma, Vishnu e Shiva não são três Deuses independentes, mas três aspectos diferentes do mesmo Deus Supremo, que cuida dos processos de criação, proteção e transformação do universo. Os Deuses locais, venerados nas diferentes comunidades são tão respeitados quanto a trindade: Brahma, Vishnu e Shiva, posto que cada um atende a propósitos específicos.

12 AS QUATRO ASHRAMAS Brahmacharya – 00 a 21 anos
Grihashta – 21 a 42 anos Vanaprasta – 42 a 63 anos Sannyasa – 63 a 84 anos

13 DIFERENÇA PRINCIPAL ENTRE AS CLASSES SOCIAIS
Brahmin, kshatria e vaisha possuem o direito de praticar rituais religiosos e espirituais. Eles são iniciados e purificados no primeiro mês de vida, então são reconhecidos como nascidos duas vezes. Os intocáveis e os shudras são excluídos dos rituais espirituais e não têm privilégio de passar pelo ritual de purificação.

14 CIVILIZAÇÕES HARAPPA E MOHENJODARO
Cidades: Harappa e Mohenjodaro 35000 habitantes em cada cidade Época a C

15 CRONOLOGIA DA CIVILIZAÇÃO DO VALE INDUS
Estágio 1: a C Início da formação de comunidades agrícolas. Estágio 2: a C Comunidades de agricultura desenvolvida e pastoral Estágio 3: a C Sociedade de excedente agrícola, urbanização Estágio 4: a C Grande salto. Avanço do urbanismo e surgimento da linguagem escrita Estágio 5: a C Indus em auge da prosperidade Estágio 6: a C Declínio dramático e de volta às unidades de agricultura.

16 Marcos da civilização do vale Indus
Locais de banho coletivo Ruas e paredes de tijolos queimados Poços de água privados Poços de abastecimento de água pública Celeiros e Plataformas de debulha agrícola Sistema estrutural de saneamento básico Unidades de pesos de medidas e Carimbos Jóias e ornamentos Cidade de Harappa nos dias atuais

17 Local de banho coletivo

18 RUAS E POÇOS PRIVADOS

19 POÇOS PÚBLICOS

20 CELEIROS

21 PLATAFORMA CIRCULAR DE DEBULHA

22 ESTRUTURA DE SANEAMENTO

23 UNIDADES DE PESOS

24 CARIMBOS

25 PRATOS E UTENCÍLIO DE COZINHA

26 JOIAS E ORNAMENTOS

27 HARAPPA MODERNO

28 SIGNIFICADO DO CUMPRIMENTO ESTILO INDIANO
NAMASTE SIGNIFICADO DO CUMPRIMENTO ESTILO INDIANO Quando um Hindu junta as mãos e pronuncia namaste, ele na realidade esta dizendo com muita humildade: “Eu me curvo ao Deus que está em você; amando-te e respeitando-te, sabendo que não há ninguém igual a você.”

29 PENSAMENTO O Passado não passa de um sonho e o futuro de uma visão. O presente bem vivido torna o passado em um sonho de felicidade e o futuro em uma visão de esperança.


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