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Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico Mackenzie Gestão de Negócios na Internet São Paulo – 2007-1.

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Apresentação em tema: "Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico Mackenzie Gestão de Negócios na Internet São Paulo – 2007-1."— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico Mackenzie Gestão de Negócios na Internet São Paulo –

2 Tópicos: Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico Bibliografia: TURBAN & KING, 2004, Capítulo 2

3 Conquista e Retenção de novos clientes Negócios 24 horas Mercados nacionais e internacionais Melhor administração de estoques Ganho em pressão promocional Redução de custos Incremento de competitividade Benefícios Comércio Eletrônico pela Internet OBRIEN Melhor atendimento a clientes

4 Tecnofobia E-commerce visto como modismo Medo de baixa segurança Desconhecimento de recursos simples e baratos Má percepção de benefícios Conflito com canais tradicionais de comunicação Inércia empresarial Resistência ao Comércio Eletrônico pela Internet Aspectos legais não resolvidos OBRIEN

5 Varejo Digital

6 Objetivo da Gestão Digital ATRAÇÃO CONVERSÃO RETENÇÃO Atrair um visitante ao site Converter um visitante em cliente Reter o cliente (HOOLEY, SAUNDERS e PIERCY, 2005).

7 Mercados Eletrônicos Os mercados desempenham um papel central na economia, facilitando a troca de informações, bens, serviços e pagamentos. No processo, eles criam valor econômico para compradores, vendedores, intermediários e para a sociedade como um todo.

8 Os Mercados (sejam eletrônicos ou não) Possuem 3 funções principais: 1- Colocar em contato compradores e vendedores; 2- Facilitar a troca de informações, bens, serviços e pagamentos associados a transações de mercado e 3- proporcionar uma infra-estrutura institucional, que permita o funcionamento de tais transações.

9 O Mercado Virtual Assim como nos mercados reais, no virtual os vendedores e compradores trocam bens e serviços por dinheiro ( ou por outros bens e serviços, se a base da transação for a troca), porém eletronicamente.

10 Os principais componentes de um mercado virtual são: clientes vendedores; bens (físicos ou digitais); infra-estrutura; interface com o cliente; estrutura administrativa; intermediários e outros parceiros e serviços de apoio. Componentes do Mercado Virtual

11 Exemplos de produtos virtuais

12 Tipos de Mercado Eletrônico: de Lojas a Portais Lojas Virtuais é o site de uma única empresa, por meio do qual são vendidos seus produtos e serviços Requer vários mecanismos para que a venda aconteça: catálogos eletrônicos motores de busca cestas de compras estrutura de leilão eletrônico solução de pagamento para transferência de créditos área de expedição para gerenciar envio de produtos sac, incluindo informações sobre o produto e registro de garantias

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14 Shopping Centers Virtuais Assim como no real, o Shopping Virtual agrega várias lojas: genéricas; especializadas; regionais vs globais; on-line puras vs cliques e cimento.

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19 Marketplaces ( Mercados)

20 No ambiente virtual o mercado está direcionado ao negócio entre empresas (B2B). São três os tipos: privados: são exclusivos de uma só empresa; públicos: são mercados B2B que englobam muitos vendedores e compradores (bolsas); consórcios: grupos de compradores ou vendedores que criam seu mercado próprio, geralmente no mesmo setor.

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23 Portais de Informação Com o aumento da utilização da internet, muitas empresas enfrentam sobrecargas de informação. Resultado: as informações ficam espalhadas e encontrar as informações relevantes requer tempo e acesso a vários sistemas. Um Portal Informativo é um ponto de informação único e personalizado, que por meio de um navegador Web (browser), apresenta as informações relevantes da empresa

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