A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico"— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet São Paulo –

2 Tópicos: Bibliografia: TURBAN & KING, 2004, Capítulo 2
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico Bibliografia: TURBAN & KING, 2004, Capítulo 2

3 Comércio Eletrônico Benefícios pela Internet Conquista e Retenção de
novos clientes Negócios 24 horas Incremento de competitividade Benefícios Comércio Eletrônico pela Internet Melhor atendimento a clientes Redução de custos Mercados nacionais e internacionais Ganho em pressão promocional Melhor administração de estoques O’BRIEN

4 Resistência ao Comércio Eletrônico pela Internet
“Tecnofobia” E-commerce visto como “modismo” Inércia empresarial Resistência ao Comércio Eletrônico pela Internet Aspectos legais não resolvidos Conflito com canais tradicionais de comunicação Má percepção de benefícios Medo de baixa segurança Desconhecimento de recursos simples e baratos O’BRIEN

5 Varejo Digital

6 Objetivo da Gestão Digital
ATRAÇÃO CONVERSÃO RETENÇÃO Atrair um visitante ao site Converter um visitante em cliente Reter o cliente (HOOLEY, SAUNDERS e PIERCY, 2005).

7 Mercados Eletrônicos Os mercados desempenham um papel central na economia, facilitando a troca de informações, bens, serviços e pagamentos. No processo, eles criam valor econômico para compradores, vendedores, intermediários e para a sociedade como um todo.

8 Os Mercados (sejam eletrônicos ou não)
Possuem 3 funções principais: 1- Colocar em contato compradores e vendedores; 2- Facilitar a troca de informações, bens, serviços e pagamentos associados a transações de mercado e 3- proporcionar uma infra-estrutura institucional, que permita o funcionamento de tais transações.

9 O Mercado Virtual Assim como nos mercados reais, no virtual os vendedores e compradores trocam bens e serviços por dinheiro ( ou por outros bens e serviços, se a base da transação for a troca), porém eletronicamente.

10 Componentes do Mercado Virtual
Os principais componentes de um mercado virtual são: clientes vendedores; bens (físicos ou digitais); infra-estrutura; interface com o cliente; estrutura administrativa; intermediários e outros parceiros e serviços de apoio.

11 Exemplos de produtos virtuais

12 Tipos de Mercado Eletrônico: de Lojas a Portais
Lojas Virtuais é o site de uma única empresa, por meio do qual são vendidos seus produtos e serviços Requer vários mecanismos para que a venda aconteça: catálogos eletrônicos motores de busca cestas de compras estrutura de leilão eletrônico solução de pagamento para transferência de créditos área de expedição para gerenciar envio de produtos sac, incluindo informações sobre o produto e registro de garantias

13

14 Shopping Centers Virtuais
Assim como no real, o Shopping Virtual agrega várias lojas: genéricas; especializadas; regionais vs globais; on-line puras vs cliques e cimento.

15

16

17

18

19 Marketplaces ( Mercados)

20 Marketplaces ( Mercados)
No ambiente virtual o mercado está direcionado ao negócio entre empresas (B2B). São três os tipos: privados: são exclusivos de uma só empresa; públicos: são mercados B2B que englobam muitos vendedores e compradores (bolsas); consórcios: grupos de compradores ou vendedores que criam seu mercado próprio, geralmente no mesmo setor.

21

22

23 Portais de Informação Com o aumento da utilização da internet, muitas empresas enfrentam sobrecargas de informação. Resultado: as informações ficam espalhadas e encontrar as informações relevantes requer tempo e acesso a vários sistemas. Um Portal Informativo é um ponto de informação único e personalizado, que por meio de um navegador Web (browser), apresenta as informações relevantes da empresa

24

25

26

27

28


Carregar ppt "Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google