A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular. Você já deve ter notado no seu dia a dia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular. Você já deve ter notado no seu dia a dia."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular. Você já deve ter notado no seu dia a dia uma série de exemplos; uma roda de carro, um CD, hélices de aviões, etc... No estudo do movimento circular podemos se quisermos empregar as equações horárias da Cinemática (MU - MUV), no entanto facilitaremos muito o nosso trabalho se empregarmos as grandezas angulares que aprendemos nesta lição até o momento. Para podermos classificar um movimento como circular uniforme, estamos dizendo que a sua velocidade escalar V é constante.

4 Freqüência E Período Considere uma roda-gigante em atividade. Durante todo o funcionamento da roda gigante, cada cadeira executa um trajetória circular, ou seja, cada cadeira passa repetidas vezes pela mesma posição e nas mesmas situações (posição, velocidade e aceleração), em intervalos de tempo iguais. Portanto chamamos o movimento de uma roda-gigante de movimento periódico. O número de voltas (ou ciclos) que a roda gigante efetua na unidade de tempo é chamado de freqüência do movimento. Por exemplo: Se cada cadeira da roda - gigante efetua 15 voltas por minuto, dizemos que a roda gigante gira com uma freqüência de 15 ciclos por minuto ou 15 rotações por minuto (5 rpm). Sabemos que a unidade de ciclos por segundo ou por minuto é chamado, respectivamente, de rpm ou Hz. Todavia, o tempo que cada cadeira da roda gigante gasta para completar uma volta completa é chamado de período do movimento. OBSERVAÇÃO Podemos calcular quantas rotações a roda - gigante efetua por segundo e assim achar o rotação por segundo (rps) ou hertz (Hz). Para isso basta dividir o valor achado em rpm por 60, pois 1 min = 60 s. 15 rpm = rps = rps = Hz

5 Relação Entre Velocidade Escalar E Angular

6 Função Horária Angular.

7 Velocidade Angular.

8 Aceleração Centrípeta.

9 Exemplos: Exemplo 01 Uma partícula executa um movimento circular uniforme de raio R=1m com aceleração 0,25m/s 2. Determine: a) a velocidade angular; b)o período e a freqüência; c) a velocidade escalar.

10 Exemplo 02 Um automóvel percorre uma pista circular de 1km de raio, com movimento circular uniforme. Sabendo que a equação horária do movimento é; s = 7 +8.t onde, o espaço é medido em km e o tempo em h. Determine a equação horária angular.

11 Transmissão Do Movimento Circular. Podemos transmitir o movimento circular de duas formas, como pode ser visto na figura abaixo.

12 Exemplo 03 (FUVEST) Uma cinta funciona solidária com dois cilindros de raios R A =10cm e R B =50cm. Supondo que o cilindro maior tenha uma frequência de rotação f B igual a 60rpm: a) Qual a frequência de rotação f A do cilindro menor? b) Qual a velocidade linear da cinta ?

13 PROFESSOR HUMBERTO


Carregar ppt "DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular. Você já deve ter notado no seu dia a dia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google