A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola EB 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior Tinta Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Maria Trabalho elaborado por: -Nelma Matos Nº15 -Maria-Luíza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola EB 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior Tinta Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Maria Trabalho elaborado por: -Nelma Matos Nº15 -Maria-Luíza."— Transcrição da apresentação:

1 Escola EB 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior Tinta Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Maria Trabalho elaborado por: -Nelma Matos Nº15 -Maria-Luíza Kolishchuk Nº21 - Ano lectivo 06/07

2 Como apareceu a tinta Como se faz a tinta Tipos de tinta A importância da tinta

3 É muito difícil saber quando apareceu a tinta. Na pré-história os povos construíam tinta moendo materiais coloridos como plantas e argila em pó, e adicionando água. Usavam-na para a decoração das suas cavernas e sobre seus corpos. O primeiro povo a pintar com grande variedade de cores foram os egípcios. No princípio fabricavam as tintas a partir de materiais encontrados na terra do seu próprio país e das regiões próximas. Para obterem cores adicionais, os egípcios importavam anileira e garança da Índia. Com a anileira, podia-se obter um azul profundo e, com a garança, nuances de vermelho, violeta e castanho.

4 As primeiras tintas para escrever foram provavelmente inventadas pelos antigos egípcios e chineses. Manuscritos com cerca de a. C. comprovam que os chineses já conheciam e utilizavam nanquim. Os romanos aprenderam a técnica de fabricar tinta com os egípcios. Exemplares de tintas e pinturas romanas podem ser vistos nas ruínas de Pompeia. Por volta do século V a. C os romanos utilizaram pela primeira vez na história o alvaiade como pigmento.

5 Pesagem A primeira etapa na fabricação de tinta é a pesagem dos materiais líquidos para o veículo da tinta. Mistura De seguida o fabricante coloca uma pequena quantidade de veículo num grande misturador mecânico. Depois adiciona gradualmente o pigmento pulverizado. As pás do misturador irão girar lentamente e transformarão os dois ingredientes em pasta de pigmento e de veículo.

6 Trituração A seguir á mistura o operário deposita a pasta num moinho ou triturador para dispersar as partículas de pigmento e distribuí-las uniformemente pelo veículo. Teste de cor e qualidade Em seguida, o tingidor envia uma amostra da nova tinta para o laboratório de controle de qualidade da fábrica, que irá testar a cor e qualidade.

7 Tintagem Agora, um operário, adiciona uma pequena quantidade de pigmento à tinta para conferir-lhe a cor exacta e o brilho desejado. Filtragem Depois de ter sido aprovada, a tinta é finalmente filtrada através de um saco de feltro, ou de outro tipo de filtro, para remover partículas sólidas de poeira ou sujeira. Embalagem Esta é a última etapa do processo. A tinta é despejada em um tanque (máquina de alimentação) que irá encher as latas com a quantidade exacta. Esteiras rolantes transportam as latas, que serão embarcadas em caminhões e trens para o transporte final.

8 Os vários tipos de tinta são: -Esmalte -A óleo -Caiação -Acrílica -Aguarela -Guache -Epoxi -PVA

9 São inúmeras as utilidades da tinta. Ela dá um aspecto agradável e atraente às nossas casas. Dá vida e cor às salas de aulas, aos escritórios e fábricas. Quebram a seriedade dos prédios cinzentos, mudando a paisagem da cidade. Obras de arte conferem beleza e graça a residências, escritórios e prédios públicos. A tinta também está presente nos jornais, revistas e nos demais veículos impressos.


Carregar ppt "Escola EB 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior Tinta Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Maria Trabalho elaborado por: -Nelma Matos Nº15 -Maria-Luíza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google