A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corresponde ao conjunto de práticas, valores, regulamentos e políticas que regem a forma como uma organização é administrada. A expressão governança corporativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corresponde ao conjunto de práticas, valores, regulamentos e políticas que regem a forma como uma organização é administrada. A expressão governança corporativa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Corresponde ao conjunto de práticas, valores, regulamentos e políticas que regem a forma como uma organização é administrada. A expressão governança corporativa em si não traz juízo de valor a respeito da gestão de uma organização. É necessário que a expressão venha acompanhada por adjetivos que a qualifiquem.

3 Os pilares da governança corporativa consistem em: Transparência; Equidade de tratamento dos acionistas; Prestação de contas e Responsabilidade pelos resultados.

4 Os principais objetivos da governança corporativa consistem em: a) melhorar a transparência na demonstração de resultados; b) disciplinar o relacionamento entre acionistas controladores, acionistas minoritários, conselho de administração e diretoria; c) adotar condutas responsáveis na relação com fornecedores, trabalhadores, consumidores e meio ambiente; d) facilitar o acesso da companhia ao custo de capital reduzido, contribuindo assim para a sua perenidade.

5 O crescimento e o desenvolvimento dos mercados de capitais fizeram com que houvesse um aumento no interesse dos investidores institucionais nos diversos mercados do mundo. Atentas a essa tendência, muitas companhias abertas no Brasil, vem procurando melhorar as práticas de governança corporativa e transparência na divulgação de informações, visando atender aos interesses dos investidores, ainda que falte muito para se alcançar os níveis dos mercados mais desenvolvidos.

6 Um dos mais importantes passos assumidos pela Bovespa foi a instituição dos níveis diferenciados de Governança Corporativa, em setembro de Essa iniciativa institui padrões objetivos para se medir o grau de governança corporativa das companhias listadas: desde um nível mínimo, para garantir a listagem no segmento especial, até o Novo Mercado, segmento no qual as empresas se comprometem, voluntariamente, a manter várias práticas de governança adicionais às exigidas por lei.

7 Mercado Tradicional – Atende a regulamentação. Nível 1 (Padrões Intermediários de Governança) – Adicionalmente, assume compromissos de transparência e de dispersão do capital. Nível 2 (Alto Padrão de Governança) – Adicionalmente, assume compromissos societários. Novo Mercado (Padrão superior de Governança) - Adicionalmente, tem apenas ações ordinárias.

8 As exigências que a empresa deve cumprir para ingressar no nível 1 são, em resumo: a. 25% de free float, ou seja, manter em circulação uma parcela mínima de ações, representando 25% do capital social da companhia; b. Melhor qualidade e transparência das informações prestadas, divulgação de balanços trimestrais e do demonstrativo do fluxo de caixa; c. Prestar informações adicionais, tais como: quantidade e tipo de ações nas mãos dos grupos controladores e membros do conselho de administração, bem como a evolução dessas posições.

9 Para serem classificadas como Nível 2, as empresas, além de aceitarem cumprir todos os compromissos assinalados no Nível 1, devem aderir a um conjunto mais amplo de práticas de governança corporativa. Os principais compromissos são: a) Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS ou US GAPP); b) Conselho de Administração com mínimo de cinco membros e mandato unificado de até dois anos, permitida a reeleição. No mínimo, 20% dos membros como conselheiros independentes.

10 c) Direito de voto às ações preferenciais em determinadas matérias relevantes, como: transformação, incorporação e fusão. d) Extensão para todos os acionistas detentores de ações ordinárias (ON) das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia (tag along), e de 80% desse valor para os detentores de ações preferenciais;

11 e) Em caso de cancelamento do registro no Nível 2 ou fechamento de capital, a empresa tem a obrigação de efetuar uma oferta de compra de todas as ações em circulação, por seu valor econômico; f) Adesão à Câmara de Arbitragem de Mercado da Bovespa para solução dos problemas societários;

12 A grande diferença das empresas listadas no Novo Mercado é a exigência de ter apenas ações ordinárias, ações com direito a voto. Naturalmente, todas as exigências feitas aos níveis 1 e 2 que forem pertinentes deverão ser cumpridas pelas empresas listadas no novo mercado.

13 TradicionalNível 1Nível 2 Novo Mercado Free FloatNão há regraNo mínimo, 25% Ações EmitidasON e PN Somente ON Conselho de Administração Mínimo de 3 membros Mínimo de 5 membros Demonstrações financeiras em padrão internacional Facultativo Obrigatório Tag Along80 % ON 100% ON e 80% PN 100% ON Câmara de Arbitragem Bovespa Facultativo Obrigatório

14 O mercado acredita que empresas com boas práticas de governança tendem, no longo prazo, a gerar mais valor para o acionista e para a sociedade, dado que a governança, de um modo amplo, inclui, também respeito às leis, à natureza e à ética, porém, não há – nem haverá – garantias de ganhos aos acionistas. Aos novos e antigos acionistas a mensagem é clara: sua proteção está nas leis mas também nos estatutos das companhias abertas e nas práticas e compromissos declarados sobre Governança Corporativa.

15 Total de empresas – 35 Exemplos: Vale S.A – Materiais Básicos Gerdau S.A – Materiais Básicos Bradesco S.A – Financeiro Oi S.A – Telecominicações Suzano Papel e Celulose S.A – Materiais Básicos Itaú S.A – Financeiro Klabin S.A – Materiais Básicos

16 Total de Empresas – 19 Exemplos: Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A – Transporte Sul América S.A – Financeiro Net Serviços de Comunicações S.A – Consumo Saraiva S.A – Consumo Santander S.A - Financeiro

17 Total de empresas: 109 Exemplos: Banco do Brasil - Financeiro B2W – Consumo Embraer – Bens Industriais Magazine Luiza S.A – Consumo Natura Cosméticos - Consumo Portobello S.A – Construção e Transporte Weg S.a – Bens Industriais

18 ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 9.ed. São Paulo: Atlas, PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas. 5 ed. São Paulo: Atlas, PORTINHO, Paulo. O Mercado de Ações em 25 Episódios: histórias, estudos e crônicas sobre o mercado de ações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

19 1. Defina governança corporativa. 2. Quais os principais objetivos da governança corporativa? 3. Que motivos levaram as empresas brasileiras de capital aberto a buscar melhores práticas de governança corporativa? 4. Cite exemplos de investidores institucionais. 5. Defina Free Float. 6. Para que serve a Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa?

20 7. Quais os três segmentos diferenciados de governança no âmbito da BM&FBovespa? 8. Cite os compromissos adicionais assumidos no Nível Cite os compromissos adicionais assumidos no Nível Cite os compromissos adicionais assumidos no Novo Mercado.


Carregar ppt "Corresponde ao conjunto de práticas, valores, regulamentos e políticas que regem a forma como uma organização é administrada. A expressão governança corporativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google