A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É simples, tudo o que é produzido pela Natureza rapidamente se transforma noutras coisas. Imagina, se puseres uma maçã numa janela, passado poucos dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É simples, tudo o que é produzido pela Natureza rapidamente se transforma noutras coisas. Imagina, se puseres uma maçã numa janela, passado poucos dias."— Transcrição da apresentação:

1

2 É simples, tudo o que é produzido pela Natureza rapidamente se transforma noutras coisas. Imagina, se puseres uma maçã numa janela, passado poucos dias a maçã apodrece e acaba por desaparecer, agora imagina que pões um saco de plástico, daqueles que vais às compras, não fiques à espera! Demora anos!

3 Pois é, e por demorar tanto tempo é que o assunto reciclagem é tão importante, o ser humano produz vários tipos de material que não são facilmente degradados pelos agentes da Natureza e como somos muitos, há uma grande quantidade desses materiais espalhados por todo o lado. Alguns desses materiais são o plástico, o vidro, o metal, a esferovite. Esses materiais depois de usados são deitados fora e ficam acumulados e isso chama-se lixo.

4 O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos. Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos. As latas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos! O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem. E agora o pior: o vidro fica um milhão de anos na natureza sem de decompor, dá para acreditar? Nós nascemos, morremos e o vidro ainda está lá, firme e forte!

5 Então temos de arranjar uma solução para acabar com esse tipo de lixo. Podemos reaproveitá-lo!!!! É o que a reciclagem faz. Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. As vantagens: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição.

6 Os 3 R's são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente! Reduzir – Reutilizar - Reciclar Reduzir - para reduzir o consumo de matérias-primas podemos ter pequenas atitudes que podem resultar num beneficio muito grande para o ambiente: comprar produtos em embalagens familiares; preferir as embalagens que são reutilizáveis.

7 Reutilizar - Sempre que possível utiliza sacos de plástico reutilizáveis e se tiverem em boas condições volta a utilizá-los para o mesmo fim, desta forma ao reutilizar uma embalagem, por exemplo um saco de plástico, estás a ajudar o ambiente. Reciclar – Sempre que não é possível reutilizar embalagens, vidros ou material reciclável deves colocar essas embalagens, vidros ou material em locais de recolha para serem reciclados.

8 Ecopontos: são contentores com cores diferentes, destinados a receber os materiais pré separados para serem reciclados. O Azul designa-se por Papelão, o verde por Vidrão e o amarelo por Embalão e o vermelho por Pilhão.

9

10 Deve colocar:papel e cartão, revistas, cadernos, jornais, sacos de papel, etc. Não deve colocar: guardanapos, lenços de papel, papel plastificado ou metalizado, papel autocolante, pacotes de batatas fritas, fraldas, etc.

11 Deve colocar: garrafas, frascos e boiões. Não deves colocar: espelhos, cristais, vidros de janelas, loiça, cerâmicas, lâmpadas, boiões de perfumes e cosméticos, vidro farmacêutico, etc.

12 Deve colocar: embalagens de plástico e metal, garrafas e garrafões de plástico, sacos de plástico limpos esferovite, latas de refrigerantes, etc. Não deve colocar: electrodomésticos, pilhas e baterias, tachos, panelas e talheres, embalagens de óleo, combustíveis e margarinas, etc.

13 . Deve colocar: Pilhas já usadas e gastas. Não deve colocar: Outros resíduos.

14 Quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, a madeira,o vidro e o papel. O primeiro passo é separar as embalagens usadas e cuidar delas. Da mesma forma como no fim de uma refeição é preciso lavar a loiça para que a casa fique limpa e arrumada, é também preciso tratar das embalagens vazias para que a Terra fique limpa.

15 Escorre e despeja todo o conteúdo das embalagens (passa-as por água). Sempre que possível espalma as embalagens para ocuparam menos espaço. Retira tampas e rolhas, pois podem ser de materiais diferentes da embalagem que veda.

16 Realizado por: Cláudia Santos


Carregar ppt "É simples, tudo o que é produzido pela Natureza rapidamente se transforma noutras coisas. Imagina, se puseres uma maçã numa janela, passado poucos dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google