Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDaniel Serpa Alterado mais de 10 anos atrás
1
Tecnologia na educação: reflexões, exemplos, prospecção
4/2/2017 4:10 AM Tecnologia na educação: reflexões, exemplos, prospecção Prof. Dr. Cesar Nunes - Núcleo de Pesquisa sobre Inovação Curricular – Fac. Educação da USP Fundação de Apoio à Faculdade de Educação Oort Tecnologia SMESP - Maio 2011
2
Diversificação em 20 anos
4/2/2017 4:10 AM Diversificação em 20 anos Relação entre as TIC e o currículo TIC TIC TIC Currículo Currículo Currículo Currículo Suplementar Complementar Integração Impregnação Vivancos, J. (2008) Tratamiento de la Información y Competencia Digital
3
Sabedoria digital – extensões digitais e ampliações
Ampliação do nosso acesso a dados e informações Ampliação da nossa capacidade de fazer análises profundas Ampliação da nossa capacidade de planejar e priorizar Ampliação do nosso conhecimento sobre o outro Ampliação do nosso acesso a perspectivas alternativas
4
Informe Horizon Edição Iberoamericana 2010
Horizonte de implantação de um ano ou menos: Ambientes colaborativos Meios sociais Horizonte de implantação de dois a três anos: Conteúdos abertos Móveis
5
Ferramentas para o educador/ pesquisador – google docs, wikis
6
Ferramentas para o educador/ pesquisador – Foruns, blogs
7
Ferramentas para o educador/ pesquisador - comunidades
8
Ferramentas “Web 2.0” com possibilidades de colaboração
9
“Atividades abertas” (com ou sem tecnologia)
Schoenfeld (capítulo em “Powerful Learning: what we know about teaching for understanding”. Linda Harling-Dammond, Jossey Bass 2008). Alinhamento entre: Formação Prática Materiais/ Recursos Avaliação
10
Atividades abertas O educador arquiteta as vivências que provocarão as reflexões (e desenvolverão o pensamento). Faz isso através de atividades muito bem planejadas! D. Wilson (Harvard 2009) – “Three Phases of Learning: Learning in, from and for action” Avaliação formativa (D. William – “Keeping learning on track: Formative assessment and the regulation of learning”) Ferramentas: rubricas, avaliação por pares ...
11
Características da avaliação formativa (William)
Boas questões, desafios Tarefas “abertas” – (L. Darling-Hammond – Powerful Learning: What We Know About Teaching for Understanding) Feedback Assegurar que os alunos entendem o que é necessário para ter “sucesso” Auto-regulação
12
Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008
Grupos heterogêneos Além do e-Learning – Marc Rosemberg
13
Contextos de aprendizagem
Além do e-Learning – Marc Rosemberg
14
Além do e-Learning – Marc Rosemberg - 2008
Encontrando o “tempo” Além do e-Learning – Marc Rosemberg
15
Tecnologia para ajudar a pensar mais e melhor
Escola para o pensamento (John Bruer – Schools for Thought) Pensamento criativo, crítico, sistêmico, autônomo, metacognitivo Melhoria de idéias (Bereiter e Scardamalia – Knowledge Building – Compreensão: capacidade de pensar e agir flexivelmente com aquilo que se sabe (Perkins, Stone Wiske – Teaching for Understanding with Technology)
16
Ambientes colaborativos
Do CSILE ao Knowledge Forum (Bereiter e Scardamalia)
17
Figura da apresentação de M. Scardamalia no KF Meeting 09/06
Visualização dos processos no Knowledge Forum 4/2/2017 4:10 AM Figura da apresentação de M. Scardamalia no KF Meeting 09/06
18
Rotinas de pensamento A Cultura do Pensamento na Sala de Aula - Tishman, Perkins e Jay - Ed. Artmed – 1999 Modelos, explicações, interações, comentários de retorno (feedbacks) Visible Thinking -
19
Provocando a reflexão
20
Provocando a reflexão
21
Provocando a reflexão
22
Provocando a reflexão Rubricas (H. Andrade (2000)– “Using Rubrics to Promote Thinking and Learning”
23
Informações no ambiente colaborativo
24
Os “modelos da escola”
25
A dinâmica da colaboração (quem, como, e quantos colaboram!)
26
Avaliação por pares também é colaboração (e reflexão)!
27
Quando a colaboração é um dos objetivos!
C.Nunes e R. Ikeda – “Developing creativity, leadership and collaboration in a 1:1 Environment” – apresentado no IKIT SI2009
28
Ferramenta para reflexão sobre a colaboração
29
Ferramenta para reflexão sobre a colaboração
30
Conclusão A tecnologia é ótima para atualização, aproximação com pares, recomendações, compartilhamento de recursos As ferramentas colaborativas nos permitem fazer hoje o que não podíamos antes (ensino mais individualizado, desenvolvimento do pensamento, competências, aproximação entre o formal e o informal ...) Estamos num bom momento para desenvolver a cultura do pensamento (aprendizagem, avaliação, metacognição ...)
31
Cesar Nunes – cesaraanunes@gmail.com
4/2/2017 4:10 AM FIM Cesar Nunes –
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.