A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior."— Transcrição da apresentação:

1 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior

2 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES O despejo no solo( a céu aberto ou aterros sem controle) de todos os materiais presentes no lixo Associado a geração de chorume, altamente poluente, que além de contaminar o solo, contamina também os mananciais (superficiais e subterrâneos) Prática condenável do ponto de vista sanitário e ambiental

3 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES Parece existir uma regra preconizando que, nos países em desenvolvimento, a solução mais apropriada deve ser o enterramento Prática generalizada do uso de aterros, sem o mínimo controle sanitário, que, juntamente com os despejos a céu aberto, tem gerado sérios problemas ambientais muitas vezes irreversíveis.

4 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES Medidas sanitariamente corretas são necessárias para minimizar ou extinguir os impactos causados nessas áreas. São medidas de remediação, efetuadas basicamente do modo descrito a seguir: a) Suspender a deposição de resíduos no lixão b) Efetuar a desratização da área, distribuindo raticida de modo estratégico na área ativa da massa de lixo.

5 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES c) Delimitar a área do lixão na qual foram despejados os resíduos sólidos. d) Limpar a área perimetral do lixão de forma que seja obtida uma área limpa, de 2 metros de terreno natural. e) Remover e estocar, em uma lateral da área a camada superficial(50 cm) do lixo ativoe efetuar uma compactação adequada do lixo antigo.

6 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES f) Após a compactação do lixo antigo, recobri-lo com uma camada de terra compactada ( camada de 20 cm, compactada a cada 10 cm). g) Sobre a área antiga compactada espalhar regularmente o lixo ativo, compactando-o em camadas de 15 cm. h) Em seguida cobrir com uma camada final de terra. A camada deverá ter 60 cm e ser compactada a cada 15 cm.

7 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES i) Sobre a área obtida, efetuar uma cobertura (15 cm) de terra vegetal ( ou similar) e, sobre esta, fazer a revegetação. j) Em toda extensão da área perimetral limpa, será escavada uma vala de 1,0 m de largura por 0,70 m de profundidade. Essa vala será preenchida com pedra de mão, cascalho ou material similar encontrado na região, com a finalidade de reter qualquer líquido que eventualmente saia do lixo confinado. j) Em toda extensão da área perimetral limpa, será escavada uma vala de 1,0 m de largura por 0,70 m de profundidade. Essa vala será preenchida com pedra de mão, cascalho ou material similar encontrado na região, com a finalidade de reter qualquer líquido que eventualmente saia do lixo confinado.

8 R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES Os equipamentos a serem utilizados nessa atividade são, basicamente, um trator, uma retroescavadeira e, eventualmente, um caminhão basculante para transportar material de cobertura. Revegetação da área


Carregar ppt "R EMEDIAÇÃO DE L IXÕES Profa Dra Gersina N. da R. Carmo Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google