A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo. Jeferson C. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo. Jeferson C. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo. Jeferson C. de Souza

2 Mafalda!!! Dúvidas: 1.Agora, você está se sentindo de cabeça para baixo, ou não? Por quê? 2.No nossos mapas, deveríamos colocar o sul do globo terrestre para cima oupara baixo? 3.Que relação existe entre o nome da personagem que dialoga com a Mafalda e suas ideias?

3 Este mapa da idade média, destaca qual região do mundo conhecido na época? Por quê? Mapa TO, O centro do mundo a cidade de Jerusalém, com todas as terras em volta. Essa era a convenção na época, um mundo dominado pelo poder da igreja, cujo centro era a cidade santa de Jerusalém. 1.Onde estão as referências de orientação do mapa? 2.E os outros pontos? ? ? ?

4 O mapa mundi dos japoneses é diferente!!! Fonte: AprendendoJapones.com FAprendendoJapones.com Qual área é privilegiada neste mapa?

5 Por que este tipo ponto de vista?

6 E agora, quem é o centro do mundo? Qual é a visão de mundo?

7 Caiu na PUCRS! I.Tipo de projeção II.Visão de mundo eurocêntrica, mas... III.Peters (projeção cilíndrica equivalente.) ou Mercator (mantém os contornos ) IV.visão geopolítica dos países subdesenvolvidos ou dos desenvolvidos? V.Esta errado: o Norte está embaixo e o Sul em cima.

8 ...pensar o mundo não é mais um privilégio europeu e a reelaboração do mapa do planeta é uma forma de libertação do colonialismo... (geógrafo brasileiro Milton Santos )Milton Santos

9 Existem, basicamente, 3 tipos de projeções: Cilíndricas: No equador não tem distorção; Quanto se afasta, maior é a distorção (aumenta o tamanho). Cônicas: Cone imaginário; Mostra a forma de áreas (limitadas ) com grande precisão; Distorção de dimensões; Distorção: equador, pólos e outro hemisfério. Planas ou Azimutais: Escolhe-se um ponto central; Ideal para representar rotas aéreas; A partir do ponto: Meridianos: linha retas; Paralelos: círculos.

10 Quanto a função da Projeção Utilizou 24 linhas verticais (meridianos) e 12 horizontais (paralelos) que iam se afastando... Para os pólos; Objetivo: traçar rota através de curvas-traçado; Mantém o contorno dos continentes; Aumenta a área ao afastar do equador. Qual é a maior área: América do Sul, ou a Groelândia? Visão eurocêntrica, ou não??? Projeção Conformes

11 Preserva o tamanho real da superfície; Mas não mantém as formas, direções e ângulos. Valoriza os países subdesenvolvidos; Projeta em linguagem cartográfica a ideia de igualdade entre as nações. Projeção Equivalente...mapa para um mundo solidário.

12 Escolhe um ponto como "azimute; As deformidades se ampliam conforme se distanciam do ponto. Qual é o azimute do símbolo da ONU? Por quê? Projeção Equidistantes Símbolo da ONU.

13 Qual é a importância de saber escalas? Escala é a relação entre a distância medida no mapa e a distância real no terreno. Numérica: 1: = unidade sobre o mapa; = o n° de vezes que a unidade foi reduzida. Gráfica: A medida no mapa indica a medida do terreno; Pode ser feito um gabarito; Com redução ou ampliação, não sofre deformações. 1 cm = cm 1 cm = m 1 cm = 1km Desafio!!! A distância entre Porto Alegre e Tapes é de 200km. Quanto corresponde no mapa (em cm) numa carta de: A) 1: B) 1:

14 Escala muito pequena / 1: Não mostra detalhes; Importante para grande áreas.

15 Escala pequena / maior que a anterior/ 1: Proporciona maiores detalhes; Importante para projetos ambientais

16 Escala média Representa ruas, praças, estacionamentos... Permite o planejamento urbano 1: 2.000

17 Escala grande Para construção civil o ideal é 1:50; cada 1m no papel corresponde a 0,50m na medida real. Desafio!!! Quantos cm terá na planta as seguintes paredes: 1.A= 2.B= 3.C= A B C

18 Anamorfose!!! Deformações para representar algum temas... Desafio!!! A anamorfose ao lado representa: I.Produto Nacional Bruto e População II.População ativa na agricultura e Produto Nacional Bruto III.População e Número de turistas recebidos

19 Cartografia III G 8 Revisão: Isolinhas; Curvas de nível e Representação cartográfica Prof. Jeferson C. de Souza

20 A Pressão é indicada (...) por linhas chamadas "Isóbaras". O espaço entre as Isóbaras representam a mudança horizontal das Pressões (ventos). Quanto mais próximas maior será a diferença de pressão. 1. Qual é a direção predominante dos ventos? 2. Em que região os ventos são mais intensos? 3. Na Inglaterra, qual seria a direção ideal para construir uma pista de aeroporto? Por quê? Isólinhas

21 Isóbatas: São as linhas que mostram o desnível dos corpos de água; Quanto mais próxima maior é o desnível 1.Se você fosse construir um porto, onde seria? Por quê? 2.Qual dos rios traz mais sedimentos? CORES BATIMÉTRICAS O azul claro representa profundidade pequena e o azul escuro oceano muito profundo Isólinhas

22 Hipsometria e Batimetria Por meio das cores!!!

23 Isólinhas: ióípsas Possibilita a medição de altura (perfil topográfico Em terrenos planos: curvas de nível mais espaçadas; Em terrenos acidentados: encontram-se mais próximas uma das outras A C B Se você estiver dirigindo um carro, qual será o percurso que você encontrará mais curvas, maior distância e maior consumo de combustível: A-B A –C Por quê?

24 A partir deste mapa, construa o perfil topográfico do terreno.

25 Muito Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo. Jeferson C. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google