A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipa Vicente Tarefas - páginas 165 e 166 Atividade prática - 8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipa Vicente Tarefas - páginas 165 e 166 Atividade prática - 8."— Transcrição da apresentação:

1 Filipa Vicente Tarefas - páginas 165 e 166 Atividade prática - 8

2 Filipa Vicente Objetivo: Verificar o caráter químico do óxido resultante da combustão do magnésio (metal) e do óxido resultante da combustão do enxofre (não-metal).

3 Filipa Vicente O magnésio é sólido, de cor cinzenta, tem brilho metálico e é maleável. O magnésio arde facilmente com uma chama branca muito intensa e brilhante. No interior do copo de combustão formam-se fumos de partículas sólidas muito finas e brancas. I - Magnésio 1ª parte - combustão do magnésio (fita cinzenta). Regista todas as observações realizadas no decorrer da 1ª parte desta atividade experimental.

4 Filipa Vicente Magnésio (s) + oxigénio (g)---> óxido de magnésio (s) Mg (s) + O 2 (g) ----> MgO (s) 22 Escreve a equação de palavras que traduz a reação química. Lê a equação. O magnésio, no estado sólido, reage com o oxigénio, no estado gasoso, originando óxido de magnésio, no estado sólido. Escreve a equação química. (não te esqueças de acertá-la)

5 Filipa Vicente 2ª parte –O óxido de magnésio foi misturado com a água e a solução resultante foi dividida por dois pequenos balões de vidro Como descobrimos o caráter químico da solução? Descobrimos o caráter químico usando indicadores. Num dos balões adicionámos fenolftaleína (indicador das bases) e no outro adicionámos tornesol (indicador dos ácidos).

6 Filipa Vicente Que concluímos? Concluímos que o óxido de magnésio tem carácter básico, pois a fenolftaleína tornou-se rosa-carmim (característica das bases).

7 Filipa Vicente O enxofre é sólido, de cor amarela e baço. O enxofre arde facilmente com chama lilás, libertando um gás com cheiro característico II - Enxofre 1ª parte - combustão do enxofre (pó amarelo). Regista todas as observações realizadas no decorrer da 1ª parte desta atividade experimental.

8 Filipa Vicente enxofre (s) + oxigénio (g)---> dióxido de enxofre (g) S 8 (s) + O 2 (g) ----> SO 2 (s) 88 Escreve a equação de palavras que traduz a reação química. Lê a equação. O enxofre, no estado sólido, reage com o oxigénio, no estado gasoso, originando dióxido de enxofre, no estado gasoso. Escreve a equação química. (não te esqueças de acertá-la)

9 Filipa Vicente 2ª parte –O dióxido de enxofre foi misturado com a água e a solução resultante foi dividida por dois pequenos balões de vidro Como descobrimos o caráter químico da solução? Descobrimos o caráter químico usando indicadores. Num dos balões adicionámos fenolftaleína (indicador das bases) e no outro adicionámos tornesol (indicador dos ácidos).

10 Filipa Vicente Que concluímos? Concluímos que o dióxido de enxofre tem carácter ácido, pois a tintura azul de tornesol tornou-se vermelha (característica dos ácidos).

11 Filipa Vicente Nota: O enxofre está presente, em pequenas quantidades, em combustíveis fósseis como carvão e petróleo, cuja combustão produz dióxido de enxofre. O dióxido de enxofre existente na atmosfera pode originar chuvas ácidas.

12 Filipa Vicente n FIM sairinício


Carregar ppt "Filipa Vicente Tarefas - páginas 165 e 166 Atividade prática - 8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google