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Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2

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Apresentação em tema: "Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
Audição e Fonação

2 Cuidados com o som alto demais:
Problemas apareceram na terceira idade; Como: dor de cabeça, insônia, irritabilidade, alterações no sistema circulatório e digestório; Jovens tem costume de ouvir som muito alto, e o silêncio nesta fase, os incomodam;

3 A. Orelha ou ouvido (dividida em três)
Orelha externa: capta os sons e conduzem para a orelha média; Orelha média: Transmite as vibrações sonoras para a orelha interna; Orelha interna: transmitem as vibrações sonoras para o nervo ótico, através dos impulsos nervosos, atingem o cérebro, nos dando a sensação de ouvir e, através dos canais semicirculares, nos dão a sensação de equilíbrio e posição no espaço auditivo.

4 Orelha externa: A orelha é formada pelo pavilhão auditivo – no final há uma membrana, o tímpano. Converter as vibrações das ondas sonoras em impulsos que passam para o resto do sistema auditivo com o objetivo de reproduzir o som como ele é. Existem ossos: martelo, bigorna e estribo.

5 Ela que permite a entrada do ar na orelha média
Existe um canal que liga esta orelha à faringe – antes era chamada de trompa de Eustáquio, e hoje chamada de tuba auditiva. Ela que permite a entrada do ar na orelha média Existe duas aberturas separando a orelha média

6 Quando alguém grita nosso nome, a vibração do ar, a partir da boca desse alguém, se propaga como ondas sonoras que lembram a propagação das ondas em um lago.

7 Como é a transmissão do som
As ondas sonora, alcançando a orelha externa, fazem vibrar o ar do canal auditivo, que faz vibrar a membrana do tímpano que, por sua vez, faz vibrar o ar da orelha média e os três ossículos. Estes transmitem as ondas sonoras e são estimulados por essas ondas sonoras que chegam a orelha interna enviando impulsos nervosos ao cérebro, através nervo auditivo, escutando por exemplo alguém chamar nosso nome.

8 Orelha interna: duas funções
Capacidade de ouvir o som; Posicionar o corpo no espaço. Esta possui a cóclea e os canais semicirculares – relacionados com audição e equilíbrio. Cóclea: em forma de caracol No córtex do cérebro – os sons são identificados, relacionados e associados com outras informações, já armazenadas na mémoria.

9 Controlando os decibéis
Sons se caracteriza pela: Intensidade forte ou fraca medida em decibéis (dB) Frequência grave ou aguda medida em hertz (Hz) Exemplos: Uma conversa – 60dB Um avião a jato 120dB Perda de 25dB, problemas de audição Perda de 95dB surdez total

10 B. Fonação – como você se comunica
Orelha humana – 20hz até Hz. Órgãos são muito sensíveis. Criador promoveu para nós uma proteção especial – dois músculos dentro da orelha média, que suaviza as vibrações fortes produzidas por sons intensos. B. Fonação – como você se comunica Pessoas comunicam para expressar suas ideias; Maneira como elas falam, definem seu estado de espírito, cultura, educação, enfim, tudo o que pensa e sente.

11 Cada pessoa tem a voz diferente;
A voz caracteriza um indivíduo; Ela é individual, como a impressão digital; Para produzir o som precisa de: ENERGIA – esta faz com que o ar vindo dos pulmões, vibre as cordas vocais (pregas vocais).

12 Cada palavra pronunciada, há uma combinação de diferentes músculos.
Muitos músculos usados para produzir a fala Quando falamos, o osso do maxilar inferior, ajuda abrir e fechar a boca e pronunciar as palavras claramente Vários ossos da face, são usados na formação do som. Temos um osso chamado de hioide – segura a “raiz” da língua.

13 O ato de formar palavras é chamado de articulação.
Língua, lábios, garganta, céu da boca. Ponta: principal articulador Vamos testar nossas articulações?!!!!! lha-lha Dente sem encostar a língua nos dentes incisivos....ok?!!!!! Foi possível????????

14 3 características que determinam o som da voz:
Altura (entonação) – depende da tensão das cordas vocais (pregas). - Mais tensa e firme, mais aguda será o som. 2) Intensidade – força e velocidade do ar ao passar pelas cordas vocais. 3) Timbre – identifica a voz da pessoa.

15 Hábitos de linguagem São formados muito cedo na vida – quando bebê já pode identificar alguns sons. As condições ambientais vão contribuir para desenvolver hábitos de linguagem. Quando tem problemas de linguagem – podem ser corrigidos com ajuda do profissional – fonoaudiólogos. Uma criança pode já nascer ou desenvolver o problema de gaguejar – é uma deficiência.


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