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Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A.

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Apresentação em tema: "Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A

2 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 TEMA O papel da Audin e sua importância para as Unidades Organizacionais da Instituição e a RBMLQ-I

3 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 CONTROLE EXTERNO Tribunal de Contas da União - TCU/BSB Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro - SECEX/RJ Controladoria Geral da União - CGU/PR Secretaria Federal de Controle - SFC Controladoria-Geral da União no Estado do Rio de Janeiro - CGU/RJ

4 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 CONTROLE INTERNO SITUAÇÃO REGIMENTAL DA AUDITORIA INTERNA AUDIN Conforme art. 9º, do Anexo I, do Decreto n.º 5.842, de 13/07/2006, a Auditoria Interna é um dos Órgãos Seccionais dentro da Estrutura Organizacional do Inmetro.

5 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA AUDIN AUDIN Base Legal (fundamento) § 2º e 3º do Artigo 15 do Decreto nº 4.304, 13/07/2002 I.N./SFC Nº 01, de 6/4/2001

6 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A atuação da Auditoria Interna é programada no exercício anterior, através do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna - PAINT, onde são descritas todas as unidades internas e externas do INMETRO, bem como os órgãos conveniados a serem auditados no exercício seguinte.

7 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Até o último dia do mês de janeiro de cada ano, é encaminhado, para a CGU/RJ, o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT, contendo o relato das atividades desenvolvidas pela auditoria interna durante o exercício anterior.

8 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 DESEMPENHO DA AUDITORIA INTERNA compete à auditoria interna verificar a conformidade às normas vigentes, certificando a exatidão e regularidade das contas e comprovar a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos da União; criar condições indispensáveis para assegurar a eficácia nos controles interno e externo; examinar a legislação específica e normas correlatas, orientando quanto a sua observância;

9 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 promover inspeções regulares nas áreas de atuação do INMETRO; realizar auditorias administrativas, contábeis e financeiras nas diversas áreas do INMETRO e seus conveniados, com o propósito de avaliar e certificar a exatidão e regularidade das contas e comprovar a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos da União; executar auditorias extraordinárias, de cunho específico, que, no interesse da administração, venham a ser determinadas pelo Presidente.

10 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 ESTRATÉGIAS captação e desenvolvimento de recursos humanos; tratamento adequado às informações sobre o trabalho de auditoria; disponibilizar a informação de padrões de conformidade pertinentes, adequando as necessidades às oportunidades surgidas.

11 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Solicitação de Auditoria - SA (FOR-AUDIN-003)

12 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Ofício de apresentação dos auditores (MOD-AUDIN-002)

13 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Relatório de Auditoria (FOR-AUDIN-008)

14 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Papel de Comentário ( FOR-AUDIN-005)

15 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Parecer sobre as respostas apresentadas pelo Órgão auditado às recomendações do Relatório de Auditoria (MOD-AUDIN-001)

16 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Acompanhamento das Auditorias realizadas (FOR-AUDIN-012)

17 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 O resultado da auditoria é consubstanciado em relatório pela equipe de Auditores e submetido à apreciação do Auditor-Chefe, que, após sua ratificação, encaminha ao Presidente do INMETRO para conhecimento, que posteriormente envia às áreas envolvidas para providências cabíveis, inclusive dando ciência às Secretarias dos Estados, às Prefeituras e à CGU/RJ. O resultado da auditoria é consubstanciado em relatório pela equipe de Auditores e submetido à apreciação do Auditor-Chefe, que, após sua ratificação, encaminha ao Presidente do INMETRO para conhecimento, que posteriormente envia às áreas envolvidas para providências cabíveis, inclusive dando ciência às Secretarias dos Estados, às Prefeituras e à CGU/RJ. R E S U L T A D O

18 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 M I S S Ã 0 Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

19 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 VISÃO Órgão de Estado reconhecido como fundamental ao desenvolvimento sócioeconômico do país em função da relevância e da qualidade de seus serviços, por sua excelência técnica, científica e de gestão, pelo apoio à inovação tecnológica com amplo reconhecimento internacional.

20 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 VALORES Formalismo e disciplina: Formalismo e disciplina: rigor na execução dos processo com foco na exatidão, observância aos procedimentos e respeito aos requisitos legais; Praticidade: Praticidade: buscam da simplicidade nos procedimentos e na execução das atividades sem prejuízo de rigor técnico ; Orientação para o Cliente: Orientação para o Cliente: atividades orientados para as necessidades do clientes; Foco em resultados: Foco em resultados: cultura da mensuração (eficiência, eficácia e efetividade), visando ao alcance dos objetivos institucionais.

21 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 VALORES Estratégia 1 Implantar abrangente programa de gestão que assegure à instituição eficiência, eficácia e efetividade, garantindo regularidade agilidade e adaptabilidade. Estratégia 2 Reposicionar os processos finalísticos e suas articulações externas, fortalecendo sua ação como agente de desenvolvimento socioeconômico do País.

22 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 Aos que confiam em mim Aos que confiam em mim Do livro: SOBREVIVER, CRESCER E PEPETUAR Autor: NORBERTO ODEBRECHT Não se aprende, Senhor, na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando, senão, vendo, trabalhando e pelejando Não se aprende, Senhor, na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando, senão, vendo, trabalhando e pelejando Camões, Os Lusíadas, canto X, estrofe 153 Empresário Brasileiro

23 Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL


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