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Oficina Mecânica TADS 2011. Introdução A Inspiration Corporation foi requisitada para trabalhar no desenvolvimento de um novo sistema para uma oficina.

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1 Oficina Mecânica TADS 2011

2 Introdução A Inspiration Corporation foi requisitada para trabalhar no desenvolvimento de um novo sistema para uma oficina mecânica. A partir desse ponto, alocamos uma equipe de três profissionais do ramo de TI(Tecnologia da Informação) para conhecer a oficina e fazer um trabalho de compreendimento de necessidades. Foi realizada uma entrevista com o dono e os funcionários da oficina, e foi detectado os principais pontos positivos e negativos do sistema atual deles. Para isso, foi aplicado um questionário padrão da Inspiration para casos de Brainstorm. As perguntas são de curtas respostas, porém indicam tudo o que precisamos saber para trabalhar em cima de um projeto novo e concreto. As perguntas: Qual a principal deficiência no atual sistema? O acesso as informações são claras? O tempo de resposta entre as operações é satisfatório? As atuais funções do sistema atendem as necessidades? Caso não, quais adicionar? Quais as melhorias sugeridas para o próximo sistema?

3 Introdução Após a obtenção de respostas dessas perguntas, realizadas uma série de conversações sobre detalhes do projeto, como custos, viabilidade, aproveitamento do banco de dados antigo, entregáveis e prazos. Ainda foi pedido para nossa equipe, que testassemos o sistema defasado, sendo questionado se teríamos novos pontos a relatar e propor mudanças. O próximo passo do projeto é o benchmarking, que consiste na procura de outros sistemas utilizados por outras oficinas mecânicas para ver se há algumas modificações que seriam de grande ajuda no sistema novo.

4 Estudo de Viabilidade Conforme citado no levantamento de informações feito pela nossa equipe, será analisada uma forma de realizar um sistema com uso da tecnologia da informação a fim de suprir as necessidades exigidas pelo cliente em questão. Com isso, teremos uma resposta se o sistema pode ou não ser reformulado, analisando a melhor alternativa a ser seguida, de maneira que beneficie os usuários interessados. Um cadastro de clientes, cadastro de produtos, uma forma de verificar no sistema se os produtos estão no estoque e sua quantidade atual (ou seja, a cada venda de um produto, o sistema retira automaticamente do estoque),além de uma consulta de clientes(demonstrando qual a forma de pagamentos destes,e se há alguma compra em débito) e a geração da Nota Fiscal.

5 Estudo de Viabilidade Aqui, a equipe projetará alternativas possíveis, vantagens e desvantagens do novo sistema. Trabalham as necessidades do cliente, projeto, objetivos, políticas e se comprometem com a conclusão exigida pela empresa. Qualquer problema com o sistema - em termos de interface, funcionalidades, restrições e funções tendem a ser corrigidas rapidamente (em torno de sete dias - no máximo). Enfim, esse é o momento em que os contratados vão analisar e optar por uma alternativa viável no projeto. Dentro desta análise, estão os testes de viabilidades - operacional e técnico. O operacional é basicamente uma avaliação de como o cliente se sente a respeito do projeto. São avaliadas as fases do projeto, aceitação de soluções, entre outros. Para isto teremos uma reunião e este documento será apresentado ao possível cliente, caso todos decidam pela continuação do projeto, daremos andamento. Já o técnico é uma avaliação da disponibilidade de recursos e soluções técnicas, é efetuado um estudo do grau de necessidade dos problemas do atual sistema, tentando resolver da melhor forma possível.

6 Estudo de Viabilidade Serão analisados também alguns pontos como: A solução/tecnologia proposta é prática? Está sendo utilizada a tecnologia necessária? O conhecimento técnico está de acordo com a necessidade? Após toda a análise e viabilidade de projeto é efetuado o prazo para entrega do projeto e a estimativa de custo deste. É marcado o momento do início do projeto e da conclusão. Os três desenvolvedores optaram pelo prazo de doze meses para a entrega do projeto, realizando sua implantação na farmácia. O custo do sistema envolve vários fatores, como os custos com os profissionais da área, utilização das máquinas, manutenção de software e hardware, licença do software, material, energia e entre outros. E, o sistema acompanha a garantia de qualidade de 12 meses para qualquer tipo de problema do sistema, a empresa se encarrega de um atendimento rápido para os problemas.

7 Cronograma O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado. Em nível gerencial, um cronograma é um artefato de controle importante para levantamento dos custos de um projeto e, a partir deste artefato, pode ser feita uma análise de viabilidade antes da aprovação final para a realização do projeto. O cronograma, resumido em apenas três recursos para o desenvolvimento desse projeto, será breve, porém com uma duração maior para que haja maior abrangência do conteúdo que será proposto no escopo do projeto. Esse escopo, que será fundamental para o desenvolvimento desse projeto, será entregue em breve aos seus devidos responsáveis para que saibam de suas incumbências.

8 Cronograma

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10 Análise de Resquisito Após ser feito o estudo de viabilidade, houve uma reunião onde se encontraram os desenvolvedores do projeto e os clientes em questão. Foi apresentado o estudo com base nos levantamentos de informações feitas pela nossa equipe e a forma como seria realizado o sistema, além de conter informações sobre as estimativas de custo. E então, após um acerto com ambas as partes foram decididas que o projeto continuará em andamento.

11 Análise de Requisito As funcionalidades que estarão no projeto serão: Uma tela para fazer um orçamento; Uma tela para consultar a agenda de serviços; Uma tela para encerrar um evento na agenda de serviços; Uma tela para nova ordem de serviço; Uma tela onde será cadastrados os clientes; Uma tela onde serão consultado e alterado os clientes; Uma tela onde os clientes poderão ser excluídos.

12 Requisitos Funcionais

13 Requisitos Não Funcionais

14 Caso de Uso

15 Caso de Uso Expandido 1.Cliente chega a oficina e solicita: 1.1 Orçamento 2.Funcionário gera um orçamento para o cliente e entrega. 2.1 Verifica se o cliente já é cliente da oficina 2.2 Gera um orçamento em nome genérico e entrega. 2.3 Gera um orçamento para um cliente cadastrado e entrega. 3.Funcionário abre uma ordem de serviço 3.1 Verifica se já é cliente cadastrado Cadastra o cliente 3.1 Gera uma ordem de serviço para o cliente já cadastrado Verifica disponibilidade na agenda para gerar o serviço 3.3 Gera ordem de serviço e envia para agenda 4.Cliente deixa o carro para o serviço 4.1 Mecanico ao consultar Agenda começa a trabalhar na ordem de serviço 4.2 Mecanico encerra a ordem de serviço 5.Cliente volta para buscar o carro 6.Cliente paga e vai embora Orçamento

16 1.Cliente chega a oficina e solicita: 1.1 Serviço 2.Funcionário gera um orçamento para o cliente e entrega. 2.1 Verifica se o cliente já é cliente da oficina 2.2 Gera um orçamento em nome genérico e entrega. 2.3 Gera um orçamento para um cliente cadastrado e entrega. 3.Funcionário abre uma ordem de serviço 3.1 Verifica se já é cliente cadastrado Cadastra o cliente 3.2 Gera uma ordem de serviço para o cliente já cadastrado Verifica disponibilidade na agenda para gerar o serviço 3.3 Gera ordem de serviço e envia para agenda 4.Cliente deixa o carro para o serviço 4.1 Mecanico ao consultar Agenda começa a trabalhar na ordem de serviço 4.2 Mecanico encerra a ordem de serviço 5.Cliente volta para buscar o carro 6. Cliente paga e vai embora Serviço

17 Modelo de Processo Rapid Application Development (RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação, é um modelo de processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias). O Processo: Modelagem de Negócio Modelagem dos dados Modelagem do Processo Geração da Aplicação Teste e Modificação

18 Modelo de Processo

19 Diagrama de Classe

20 Diagrama de Implantação

21 Diagrama de Seqüência

22 Diagrama de Estado

23 Estimativa de Custos

24 Gerenciamento de Recursos Humanos 1. Planejamento de recursos humanos – Identificação e documentação de funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto, além da criação do plano de gerenciamento de pessoal. Essa parte será desenvolvida por toda a equipe para que haja maior interação com o sistema desenvolvido. 2. Contratar ou mobilizar a equipe do projeto – Obtenção dos recursos humanos necessários para terminar o projeto. Essa parte será ignorada, pois não será necessária a contratação de novos recursos para o termino do projeto.

25 Ferramentas Utilizadas - Pacote Office 2010 (Word e Power Point) - Axure 6.0 (Prototipação) - Astah (Diagramação) - Netbeans (IDE para desenvolvimento) - Junit (Testes)

26 Referencia Bibliográfica RAD: Gerência de RH: humanos/25078/ Estimativa de Custos: Caso de Uso: Desenvolvimento geral do Projeto: Cronogramas: df Análise de Requisitos

27 Finalizando Esse documento deverá ser analisado de forma completa e coerente com fins de que haja alinhamento entre todos os pontos envolvidos no projeto. Qualquer dúvida pertinente a qualquer parte do projeto deverá ser discutida explicitamente com todos os membros envolvidos. A Inspiration Corporation agradece a ocupação do tempo de você com a leitura desse relatório de atividades.


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