A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados esperados e possíveis soluções para os casos de suspeita de erros de paternidade em touros da raça nelore, conforme apontadas em estudos conduzidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados esperados e possíveis soluções para os casos de suspeita de erros de paternidade em touros da raça nelore, conforme apontadas em estudos conduzidos."— Transcrição da apresentação:

1 Resultados esperados e possíveis soluções para os casos de suspeita de erros de paternidade em touros da raça nelore, conforme apontadas em estudos conduzidos pela Conexão para o Melhoramento Genético, Unesp de Araçatuba e Unesp de Jaboticabal, que foram deliberados pelo CDT e que estão sob análise do MAPA. 1.Se os testes de genotipagem confirmarem o pai originalmente declarado ao SRGRZ, mantém-se todas as documentações conforme já emitidas. 2.Se os testes de genotipagem demonstrarem incompatibilidade com o pai originalmente declarado ao SRGRZ e compatibilidade com outro reprodutor dentro das regras existentes no SRGRZ, modificam-se todas as informações no sistema e franqueia-se a troca dos documentos anteriormente emitidos. 3.Se os testes de genotipagem demonstrarem incompatibilidade com o pai originalmente declarado ao SRGRZ e não sendo possível a identificação de outro reprodutor ou; em se identificando novo pai, este for incompatível com as regras do SRGRZ, ver soluções no Anexo 2 da proposta 4 do CDT apresentadas a seguir.

2 Procedimentos a serem adotados no caso específico de reprodutores da raça Nelore, inscritos no SRGRZ, cuja paternidade foi questionada em estudo conduzido pela Conexão para o Melhoramento Genético, Unesp de Araçatuba e Unesp de Jaboticabal, que realmente não se qualificaram com a paternidade declarada ao SRGRZ através de verificação de parentesco por exame de DNA e tampouco tiveram sua paternidade conhecida ou, se conhecida, incompatível com as regras do SRGRZ, assim como aos produtos declarados ao SRGRZ como seus descendentes diretos ou indiretos. Os seguintes procedimentos serão aplicados: 1.Será eliminada a linha paterna do reprodutor em questão com manutenção da linha materna. 2.O reprodutor passa a ser considerado como Livro Aberto de primeira geração (LA1), mas terá garantido o direito de ser utilizado na seleção por tempo determinado. 3.Do acasalamento desse reprodutor (LA1) com fêmeas PO ou com LA de segunda geração (LA2) resulta produto igualmente Livro Aberto, mas de segunda geração (LA2). 4.O produto oriundo desse Livro Aberto (LA2) se acasalado com PO (Puro de Origem) ou com LA2 será PO. 5.Do acasalamento do reprodutor LA1 (que perdeu a paternidade) com fêmeas LA de fundação (LA1), resulta produto igualmente Livro Aberto, mas de segunda geração (LA2), não podendo os machos serem usados na seleção. Essas fêmeas LA2 acasaladas com touros PO ou LA1 (que era PO e perdeu a paternidade) darão origem a produtos PO. Se elas (as matrizes LA2), forem acasaladas com touros LA2 (que vieram da mesma solução proposta), darão origem a produtos LA2, cujos machos e fêmeas podem ser usados na seleção. Os procedimentos aqui mencionados foram configurados de forma esquemática de forma a facilitar sua compreensão, e que são apresentados a seguir.

3 Anexo 2 da Proposta 4: Para touros que perderam a paternidade e seus descendentes Pai declarado ao SRGRZ: ONONO x PO Touro em teste de verificação de paternidade PO Pai não identificado ou, se identificado, incompatível com as regras do SRGRZ, transforma-se em LA 1 *** LA 1 *** LA 2 **** LA 2 **** x PO = e PO x LA 2 = e PO x LA 1 * = e LA 2 ** **** Touro LA 1 *** x LA1 * x PO = e PO x LA 2 = e PO x LA 1 * = e LA 2 ** *** Touro LA 1 *** x PO x PO = e PO x LA 2 = e PO x LA 1 * = e LA 2 ** *** Touro LA 1 *** x LA 2 LA 2 LA 2 **** LA 2 **** LA 2 LA 2 * Matriz LA1 de fundação. ** Esse macho não é utilizado na seleção (não se reproduz) *** Touro LA1, que era filho do ONONO e perdeu essa condição (se reproduz) **** Esse macho é utilizado na seleção (se reproduz) LA 2 x PO = e PO x LA 1 *** = e PO x LA 2 **** = e LA 2 **** x PO = e PO x LA 1 *** = e PO x LA 2 **** = e LA 2 **** LA 2 ** x PO = e PO x LA 1 *** = e PO x LA 2 **** = e LA 2 ****


Carregar ppt "Resultados esperados e possíveis soluções para os casos de suspeita de erros de paternidade em touros da raça nelore, conforme apontadas em estudos conduzidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google