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O MPT.Br é um modelo de Melhoria do Processo de Teste concebido para apoiar organizações através dos elementos essenciais para.

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2 O MPT.Br é um modelo de Melhoria do Processo de Teste concebido para apoiar organizações através dos elementos essenciais para o desenvolvimento da disciplina de teste inserida no processo de desenvolvimento de software. MPT.Br qualidade visibilidade melhoria contínua custo/ benefício Benefícios

3 POR QUE O MPT.Br ? Baseado nas melhores práticas de mercado, aderente aos principais modelos internacionais Projetado com foco nas pequenas e micro empresas 100% aderente aos métodos ágeis Baixo custo de implantação Processos de implantação curtos, adequados às necessidades específicas de cada empresa

4 Modelo de Referência Modelo de Avaliação Matriz de Competências Governança ISO CBTS ISTQB CSTE TMM TMMi SCAMPI MPS.Br CMMI Custo/ Benefício VisibilidadeAgilidadeQualidade Demandas de Mercado Referencial Teórico Base de Conhecimento Estrutura do Modelo

5 Automação e Otimização Prevenção de Defeitos Definido Gerenciado Parcialmente Gerenciado Automação e Execução do Teste – AET Controle Estatístico do Processo – CEP Gestão de Ferramentas – GDF Avaliação da Qualidade do Produto – AQP Gestão de Defeitos – GDD Teste Não Funcional – TNF Evolução da Organização do Teste – OGT Fechamento do Teste – FDT l Teste estático – TES l Treinamento – TRE Garantia da Qualidade – GDQ l Evolução da Gestão do Projeto de Teste – GPT Medição e Análise de Teste – MAT l Evolução de Projeto e Execução do Teste– PET Organização do Teste – OGT l Teste de Aceitação – TAD Gerência de Requisitos de Teste – GRE Evolução da Gestão do Projeto de Teste – GPT Evolução de Projeto e Execução do Teste – PET Gestão do Projeto de Teste – GPT Projeto e Execução do Teste – PET Modelo de Referência Níveis de Maturidade do MPT.Br

6 Modelo de Referência Matriz de Competências do MPT.Br Nível 5 Nível 4 Nível 3 Nível 2 Nível 1 Teste de Usabilidade e Design Qualidade do Produto Gerência de Configuração para Teste Projeto de Teste Avançado Gestão da Qualidade Gestão de Teste Avançado Projeto de Teste Básico Qualidade do Produto Gestão de Teste Intermediário Fundamentos de Agilidade em Testes Fundamentos do MPT.Br Gestão de Teste Básico Fundamentos Teste de Software Fundamentos de Automação de Teste Otimização de Processos de Teste

7 Realização de avaliação de grau de definição e institucionalização de boas práticas de testes segundo modelo MPT. Elaboração e apresentação de relatório com pontos fortes e pontos de melhoria. Ao longo de todo o processo, realização de reuniões periódicas para acompanhamento de atividades da consultoria e análise de riscos. Acompanhamento detalhado atráves do Plano de Ação. Realização de pesquisas de satisfação quanto às atividades já realizadas durante a cada etapa do processo. Reuniões para definição dos processos. Capacitação gradativa da equipe com as práticas de testes. Compilação de lições aprendidas e sugestões de melhoria. Elaboração e apresentação de relatório final do projeto. Acompanhamento de um ciclo completo de utilização do processo em um projeto real da empresa – Projeto Piloto. Oportunidades de melhoria de processo identificadas e incorporadas já no Piloto. Mentoring da equipe de testes. Detalhamento do diagnóstico. Priorização dos pontos de melhoria e detalhamento de ações para alcançar os objetivos. Elaboração do cronograma do projeto. Elaboração e aprovação do Plano de Projeto. Reunião de Kick Off (apresentação do planejamento para os envolvidos). Diagnóstico Planejamento Definição do processo em iterações Institucionalização do processo Encerramento do Projeto Modelo de Implementação

8 Modelo de Avaliação Solicitar Avaliação Realizar Avaliação Realizar Pré- Avaliação Preparar Avaliação Publicar Resultados 1.Divulgação dos resultados 2.Certificado de maturidade 1.Plano de avaliação 2.Relatório de avaliação 3.Resultado de avaliação Contrato 1.Plano de avaliação 2.Acordo de Confidencialidade 3.Planilha de avaliação

9 Governança Estrutura Organizacional Comitê Gestor Conselho Técnico Unidade Executora Instituições Avaliadoras Conselho Consultivo Modelo de Referência Modelo de Avaliação Matriz de Competências Estratégia Gestão Credenciamento Apoio Administrativo Gestão das Avaliações Consultoria Técnica Consultoria Estratégica Instituições Implementadoras

10 Resultados 14 empresas avaliadas em menos de 2 anos! 15 empresas em implantação com avaliação prevista para 2013

11 Investimento Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 64 horas 1,5 dias 4 a 5 meses 113 horas3 dias5 a 6 meses 102 horas 3,5 dias 5 a 6 meses R$ ,00 Nível horas 4 dias 5 a 6 meses R$ ,00 R$ ,00 74 horas 1 dia 4 a 5 meses R$ ,00 Consultoria AvaliaçãoTempo Valor de Referência

12 Marcos André W. Gomes OBRIGADO!


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