A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Sociais no SharePoint 2013 Fernanda Saraiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Sociais no SharePoint 2013 Fernanda Saraiva."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Sociais no SharePoint 2013 Fernanda Saraiva

2 Agenda Introdução Comunidades My SitesFeeds Compartilhar Muito + MobilidadeFollow Gamificatio n Reputação

3 Fernanda Saraiva SharePoint MVP 2011/2012/ a Collaboratio n Palestrant MSTechday

4 Introdução Social recebe um grande impulso no SharePoint 2013 – Enriquece as funcionalidades introduzidas no 2010 – Acrescenta novos recursos que melhoram e facilitam as atividades sociais corporativas dentro da organização: Siga pessoas e conteúdo (documentos, sites, marcações) Compartilhe documentos pessoais facilmente e acompanhe o acesso Mantenha-se em dia com atividades de interesse Feeds da empresa No computador, telefone e navegador – Conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar – Capacidades offline integradas com produtos Office e Windows – Integração completa com o Windows Phone

5 Pilares de Produtividade Social Conversas criam conexões Pessoas estão sempre disponíveis Contexto enriquece as interações Você sempre sabe o que está acontecend o Conceitos básicos identidade, privacidade, gerenciamento de conexões, experiências diretas, agradáveis e completas

6 SITES DE COMUNIDADE

7 Home page da comunidade

8 Comunidades e Reputações Baseadas nos conceitos de discussões, "curtidas", classificações, selos e reputações Comunidades podem ser criadas usando uma nova Definição de site – Modelo disponível para sites e conjuntos destes Usa infraestrutura de Páginas de wiki Uma comunidade se baseia em um conjunto de funcionalidades e listas que existem na comunidade – é autônoma

9 Comunidades – Design O conteúdo é organizado em categorias, com uma interface de usuário rica composta de imagens e dados Páginas de apresentação são «páginas de wiki» – Experiência de contéudo rica – Mais fácil de personalizar; não é necessário ser especialista em SharePoint para criar conteúdo Usuários podem usar classificação para conteúdo e «reputação» para pessoas – Pode-se votar de 1 a 5 estrelas, ou "Curtir" – Reputação está disponível apenas em sites de comunidade e «por comunidade» As pessoas também podem denunciar "abuso" para que um moderador tome providências Moderadores podem escolher a "melhor" resposta

10 Comunidades – Conversas e Respostas Uma conversa por ter nenhuma ou múltiplas respostas – Respostas podem acontecer para o tópico principal ou outras respostas, também (respostas a respostas) – Uma resposta pode ser denunciada ao moderador – Moderadores de comunidade também podem excluir ou editar uma resposta – Melhor resposta: apresentada como a primeira resposta específica no thread de discussão Administradores e moderadores de comunidade podem definir a "melhor resposta" em qualquer postagem Membros regulares podem marcar uma resposta como a melhor se forem quem postou a discussão original

11 Ferramentas de Proprietário de Comunidade Disponíveis na home page e nas configurações do site – A home page tem «segurança filtrada»: apenas moderadores veem as ferramentas Fornecem acesso às configurações principais da comunidade e listas abaixo: – Discussões – Categorias – Membros – Brindes – Postagens relacionadas

12 Modelo e Configurações de Classificação Proprietários podem habilitar classificações na comunidade – Classificações podem ser um sistema de estrelas ou semelhante: – Ambos são completamente desligados do Banco de dados sociais e vivem apenas no Banco de dados de conteúdo – Proprietário podem alternar entre os dois sistemas e os valores de classificação são preservados na mudança – Posicionar o cursor sobre a classificação fornece informações rápidas em um relance: Quem classificou O valor da classificação Representação visual de "curtidas"

13 Acompanhamento de Reputação A reputação das pessoas é afetada por atividades como criação de postagens, respostas, etc. A reputação é por comunidade – a reputação em uma não a afeta em outra O modelo de reputação não pode ser expandido Proprietários de comunidade controlam pontos para cada atividade

14 Selos de Comunidade Existem dois tipos de selos em comunidades: – Selos obtidos Conquistados por pessoas através do acúmulo de pontos na realização de atividades específicas – Selos concedidos Atribuídos por proprietários de comunidade

15 Obtenção de Selos Administradores também podem configurar que patamares de pontos são exigidos para que se conquistem posições de reputação Uma vez que um membro alcance um nível específico, recebe um «selo» que mostra metas de realizações atingidas Selos obtidos podem ser exibidos como um nível de classificação ou como texto específico

16 Selos Concedidos São uma forma de os proprietários de comunidade promoverem o reconhecimento de um membro – Não são obtidos por membros – Atribuídos por proprietários de comunidade A lista de Selos concedidos pode ser gerenciada para a inclusão ou remoção de selos Selos concedidos são mostrados no status das pessoas e realçados com cores – A cor de destaque do texto é herdada pelo tema do site

17 Membros da Comunidade e Minha Associação A qualquer tempo, pessoas podem ir à Lista de membros e ver todos os membros e classificá-los com vários critérios As pessoas também podem ver o próprio status e o que é necessário para avançarem para o nível seguinte de reputação:

18 Denúncia de Abuso Permite que qualquer membro denuncie qualquer postagem (resposta ou discussão) como uma ofensa à comunidade – Denúncias com comentários são armazenadas em uma lista oculta Membros são notificados em tempo real sobre sua atividade de denúncia Os moderadores podem então decidir entre excluir, editar a postagem ou remover a denúncia

19 Portal da Comunidade Oferece a capacidade de exibir um diretório de comunidades dentro da organização Ponto de partida importante para pessoas saberem sobre comunidades, onde estão e entrar nelas Conjunto de sites que é provisionado pelo CA – O administrador também é responsável por definir o ponto de entrada do Portal da comunidade Usa Pesquisa para popular a lista de comunidades existentes – Há um intervalo entre o momento da criação de uma nova comunidade e seu aparecimento no portal Oferece a capacidade de pesquisar comunidades dentro do portal Tem segurança filtrada: mostra apenas as comunidades que a pessoa pode acessar

20 Portal da Comunidade

21 MY SITE

22 Página Pública, Site Pessoal, Recursos Sociais Os recursos sociais do SP2013 dependem principalmente de dados de sites pessoais e do cache do Windows Server AppFabric Duas listas são criadas para o fornecimento de recursos sociais: a de microfeeds e a social Como parte do esforço social, a experiência de bibliotecas de documentos de sites pessoais também foi reformulada O Banco de dados de perfil ainda é usado para seguir pessoas e marcações como era no 2010

23 Sobre mim – o que as outras pessoas veem

24 FEEDS

25 Lista de Microfeeds

26 Gerenciamento de Permissões (Administração Central) Usuários que tenham permissões para criar sites pessoais: – Podem usar todos os recursos sociais (inclusive microblogs e seguir conteúdo) – Têm capacidades de Site pessoal completas (inclusive Meus documentos, página de Tarefas e a capacidade de criar novos aplicativos). Usuários que não tenham permissões para criar Sites pessoais terão uma experiência "apenas de perfil". Mais especificamente: – Eles PODEM: Visitar e editar seus perfis e inserir quaisquer informações a seu próprio respeito que desejem, inclusive adicionar uma foto. Seguir pessoas e, através de sua página Contatos, ver e responder as postagens de microblogs mais recentes* Visitar o perfil de outras pessoas (que resultará no recebimento de um .

27 Gerenciamento de Permissões (Administração Central) Usuários que não tenham permissões para criar Sites pessoais terão uma experiência "apenas de perfil". Mais especificamente: – Eles NÃO PODEM: Criar nenhuma postagem raiz de microblog Ver postagens de microblog de pessoas que estejam seguindo na Web part de feeds consolidados – serão redirecionados da página de feeds de notícias para a própria página de Perfil Seguir conteúdo Seguir marcações* Agregar tarefas Carregar documentos (ou realizar qualquer atividade do Site pessoal) a alguém *os usuários ainda podem definir seus interesses, mas não serão notificados em microfeeds assinalados com qualquer dessas marcações

28 Configurações de Administração Social Administradores também controlam o número de objetos que as pessoas podem seguir – Controlado centralmente no UPA – Afeta as duas listas no site pessoal e a utilização do Banco de dados de perfil – Impossível controlar o número de marcações seguidas

29 Fluxo de Feeds de Microblogs Gerado pelo usuário Gerado pelo sistema

30 Feeds e Cache do Windows Server AppFabric Atividades do usuário e do sistema são gravadas na lista de microfeed* e no cache do Windows Server AppFabric Contudo, o cache não recebe atualizações em tempo real... nunca Algumas atividades do sistema ficam em um coletor de atividades que é executado e atualiza o cache a cada 10 minutos: – Mensagens de status (Sobre mim) – Postagem no Bloco de anotações – Conteúdo de marcação (a marcação de postagens é em tempo real) – Alteração no título da tarefa – Aniversário no local de trabalho – Agora seguindo a pessoa – Aniversário Importante: qualquer atividade de postagem ocorre em tempo real

31 COMPARTILHAR

32 Conversas em Grupo Fornecem um mecanismo para destinar conversas apenas a um conjunto específico de pessoas – Por padrão, postagens de microfeeds são públicas e acessíveis a todos Conta com um site diferente para direcionamento da conversa – Pessoas compartilham um site onde podem começar uma conversa particular Conversas em grupo também não são postadas na lista de microfeeds das pessoas – A postagem fica apenas no site local e no cache do Windows Server AppFabric Se membros da conversa seguirem o site, conversas em grupo também aparecem em sua Web part de feeds consolidados – A pessoa que iniciar a conversa segue o site automaticamente*, as outras devem segui-lo manualmente – As alterações de texto aparecem no título (link) do site em que a conversa acontecer

33 Conversas em Grupo São expostas como um recurso – Uma vez ativado, fornece uma página de Feed de site que mostra postagens de microblog relacionadas àquele site – Também provisiona uma lista de microfeeds dentro do site – Ativado automaticamente para a definição de "site de equipe" Portanto, disponível em todos os sites gerados pela Criação de site por autoatendimento Postagens são mostradas em uma página específica do site (/newsfeed.aspx) – Usuários também podem usar uma Web part para mostrar a conversa na home page do site*

34 GAMIFICATION

35 "Curtir" Oferece uma forma de acompanhar postagens específicas em toda a atividade de microblogs "Curtir": é um modo de exibição pessoal para ver as coisas de que você gostou* – Outras pessoas não têm acesso à lista de tudo que você "curtiu", mas podem ver o que "curtiu" se virem o feed de seu perfil (Sobre mim). Útil para acompanhar atividades sociais – A popularidade de um item – Acompanhamento de uma postagem específica – thread

36 "Curtir": Como Funciona Sempre que um usuário "curtir" uma postagem: – É criada uma entrada na lista de microfeeds dele Ela mostra a entrada "o usuário 'curtiu' uma postagem" – A postagem original é atualizada na lista de microfeeds do usuário que a criou Isso acompanha todas as "curtidas" na postagem – Também é criada uma entrada na lista Social do usuário que executou a ação "curtir" Isso acompanha as atividades "curtir" do usuário Usada no modo de exibição "Curtir"

37 @Me (A.k.a. Mentions) Menções oferecem a capacidade de referência a uma pessoa em uma postagem de microblog Funciona independentemente de seguir

38 Fluxo de Atividades de Site Conteúdo (também chamado de nova postagem) ou qualquer atividade de site fora do feed de notícias, fica no site em que foi criado originalmente Também escrevemos uma entrada na lista de microfeeds da pessoa que fez daquela postagem um ponto de referência para aquela atividade – Novamente: ponto de referência, nenhuma cópia ou duplicação de conteúdo em Sites pessoais Aquela entrada então é carregada no cache e todos que seguirem aquela pessoa têm uma entrada de microfeed na WP de feeds consolidados mostrando o ponto de referência

39 FOLLOW

40 Seguindo - Pessoas No 2013, quem tiver direitos pode seguir diferentes coisas – Pessoas – Sites – Documentos – Marcações Seguir tem uma experiência de interface de usuário comum

41 Seguindo - Sites No 2013, quem tiver direitos pode seguir diferentes coisas Pessoas Sites Documentos Marcações Seguir tem uma experiência de interface de usuário comum

42 Seguindo - Documentos No 2013, quem tiver direitos pode seguir diferentes coisas Pessoas Sites Documentos Marcações Seguir tem uma experiência de interface de usuário comum

43 Seguindo - Marcações No 2013, quem tiver direitos pode seguir diferentes coisas – Pessoas – Sites – Documentos – Marcações Seguir tem uma experiência de interface de usuário comum

44 MOBILIDADE

45 SharePoint Mobile 2013 Mobile Browser Apoio através de diferentes dispositivos móveis, incluindo touch para tablets e telefones Native Apps Experiência rica com aplicativos nativos para interações de negócios sociais e de colaboração Office Hub Um hub para todos os seus serviços de armazenamento de documentos e experiência Office de edição

46 Tablet Touch Experience Experiência clean Botões maiores Filtro e navegação simples como a versão para Desktop

47 Phone Browser Experience

48 Bibliotecas Offline: SkyDrive Pro Fornece acesso rápido e fácil a bibliotecas de documentos na experiência familiar do Windows Explorer – Funciona com Meus documentos e com outras bibliotecas de documentos do SharePoint 2013 Torna seus documentos acessíveis online e offline e suas alterações são sincronizadas automaticamente – Sincroniza bibliotecas em vários dispositivos Sobrepõe arquivos e pastas para que você possa ver rapidamente se seu conteúdo está em sincronia Permite acesso rápido a opções completas na área de Bandeja do sistema

49 Perguntas e Respostas


Carregar ppt "Recursos Sociais no SharePoint 2013 Fernanda Saraiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google