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1 Universidade Federal do Rio Grande – FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI Curso de Psicologia TTP TCC – Teoria e Técnicas de Psicoterapia.

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1 1 Universidade Federal do Rio Grande – FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI Curso de Psicologia TTP TCC – Teoria e Técnicas de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Conhecendo o Mindfulness Loredana Amaral Marzocchella Gessyka Wanglon Veleda – Professora: Marilene Zimmer Rio Grande, 31 de julho de 2013

2 2 Quem não tem a sensação de que viver implica em um grande trabalho? Não parece que viver se tem tornado uma grande e continua luta?

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4 Afinal, o que é Mindfulness? Mindfulness é um termo traduzido do idioma Pali (em que foram registradas as escrituras do Budismo), que engloba três conceitos interligados. Um deles, sati, significa consciência, atenção e lembrança, não no sentido de recordação mas de nos lembrarmos de estar conscientes e atentos ao que ocorre dentro de nós e à nossa volta (Siegel, Germer & Olendzki, 2009). Mindfulness significa prestar atenção, de forma particular: de propósito, no momento presente e sem julgamentos (John Kabat-Zinn, 2003). 4

5 O que é Mindfulness? O primeiro objetivo da prática de mindfulness ainda é aquietar a mente, torná-la serena e tranquila. Para fazer isso, é preciso treinar a mente para que ela fique centrada em um ponto único, num único estímulo, de forma constante, e ininterruptamente. O estímulo selecionado normalmente recebe o nome de "objeto" de meditação. O objeto de meditação usada por excelência é a própria respiração. (Mañas, 2009) 5

6 Origem do Mindfulness Mindfulness é o coração do ensinamentos originais de Siddhartha Gautama Sakyamuni, popularmente conhecido como Buda (563 a.c.); A origem do mindfulness é o budismo, mais especificamente, o Budismo Theravada. Mindfulness corresponde a um tipo de meditação chamada meditação Vipassana bhavana; É a mais antiga de todas as práticas budista de meditação. (Mañas, 2009) 6

7 Mindfulness tornou-se importante para a clínica contemporânea e sua origem vem de duas distintas tradições de pensamento. A primeira emergiu de pesquisas de Ellen Langer em Psicologia experimental. A segunda teve início com o trabalho de Jon Kabat-Zinn, que introduziu a meditação budista na prática clínica. Pesquisadores como Lisabeth Roemer e Susan M. Orsillo desenvolveu e testou diversos programas de prevenção e tratamento que integram mindfulness e aceitação com abordagens comportamentais baseadas em evidências. (Roemer & Orsillo, 2010) 7

8 8 Budismo Conjunto de preceitos que integram uma filosofia/religião; Objetivo: alcançar a plenitude espiritual; Mindfulness Nome dado a meditação no ocidental; Técnica específica; Objetivo: mais voltada para aspectos de saúde física e psicológica. (Mañas,2009)

9 Quando posso utilizar o Mindfulness? Mindfulness pode ser praticado de inúmeras e diferentes formas. E a sua aplicação não é exclusiva para pacientes ou para psicopatologias ou patologias, como também para o próprio terapeuta. As áreas de aplicação do Mindfulness são diversificadas, sendo utilizado na medicina, na educação, psicologia, entre outras. (Mañas, 2009; Siegel, Germer & Olendzki, 2009; Mace, 2008) 9

10 São cada vez maiores as evidências da eficácia desta terapia em diferentes patologias orgânicas (como a diabetes, o câncer, a AIDS, dor crônica) e psicológicas (Depressão, Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção, Transtorno de Ansiedade); Essa prática pode ser realizada em ambiente clínico individual, em grupos ou ainda em instituições como hospitais, escolas; (Siegel, Germer & Olendzki, 2009; Mace, 2008). 10

11 Mindfulness e a TCC O Mindfulness Baseado na Terapia Cognitiva faz parte das Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração (third wave of cognitive-behaviour therapies) (Mace, 2008). Neste novo paradigma, o terapeuta ajuda o paciente a moldar uma nova visão face ao problema que experiência, depois de o aceitar e estar incondicionalmente consciente dele, em vez de mudar diretamente padrões cognitivos, emocionais e comportamentais mal adaptativos (Siegel, Germer & Olendzki, 2009). Awereness and acceptance first, change second 11

12 Programas de Mindfulness P rograma Mindfulness de redução de estresse - MBSR P rograma Mindfulness para dor e doença – MBPI P rograma Mindfulness para prevenção de recaída – MBRP M indfulness Baseado na Terapia Cognitiva – MBCT (Wells, 2006) 12

13 Mindfulness Baseado na Terapia Cognitiva - MBCT A MBCT foi desenvolvida em 2002, por Siegel, Williams e Teasdale, com base no programa Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) de Kabat-Zinn. Combina práticas de meditação Mindfulness com técnicas da Terapia Cognitiva e surgiu para ajudar indivíduos que sofriam de recaídas recorrentes de Depressão. Os autores chegaram à conclusão que o mecanismo central para prevenir estas recaídas é a capacidade de descentralização cognitiva: os pensamentos são vistos como objetos na mente, distintos da realidade. (Wells, 2006) 13

14 Mindfulness Baseado na Terapia Cognitiva - MBCT Na depressão: o objetivo é capacitar para aprender a estar consciente das sensações corporais, pensamentos e emoções e responder de forma adaptativa – descentralizando-se, monitorando e analisando o pensamento disfuncional e a relação com as sensações corporais e com o humor aos primeiros sinais de recaída (Wells, 2006 & Mace, 2008). Hoje em dia existem outras aplicações da MBCT (Mace, 2008; Crane, 2009). 14

15 15 Especificidades da MBTC Ensinado em grupos pequenos; Grupo de +/- doze participantes; Duração de 8 semanas; Não dar ênfase aos movimentos corporais; Prática guiada pelo terapeuta; Praticar em casa, nos intervalos entre as sessões (Burke, 2010; Mace, 2008)

16 Com as técnicas de MBCT pretende-se mudar a natureza da relação que a pessoa tem com os seus pensamentos, em vez de tentar removê-los ou mudá-los (Mace, 2008). 16

17 Neurobiologia envolvida no Mindfulness Com o desenvolvimento das neurociências, surgiram evidências orgânicas dos benefícios da prática de Mindfulness, com alterações a curto e a longo prazo ao nível neurológico, maior ativação de regiões cerebrais implicadas nos processos: -aprendizagem e memória; -regulação emocional; -processamento auto-referencial; -tomada de decisão; -imunológico (aumento da produção de anticorpos); -endócrino (diminuição dos níveis de cortisol) nos seus praticantes. (Davidson et al., 2003) 17

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19 Principais Resultados 1.Regiões do cérebro associadas com a atenção, interocepção e processamento sensorial eram mais espessos nos participantes que praticavam meditação do que controles pareados, incluindo o córtex pré-frontal e insula anterior direita; 2. Diferenças na espessura cortical pré-frontal foram mais pronunciados nos participantes mais velhos, o que sugere que a meditação pode compensar afinamento cortical, resultante do envelhecimento. (Lazar et al., 2006) 19

20 Enfim... Os resultados sugerem que a meditação pode estar associado com alterações estruturais em áreas do cérebro que são importantes para o processamento sensorial, emocional e cognitivo. Os dados sugerem ainda que a meditação pode afetar declínios relacionados a idade na estrutura cortical (Lazar et al., 2006). 20

21 Crianças e o Mindfulness Benefícios: - melhoria da capacidade mnésica, uma vez que recordam mais facilmente a informação se estiverem atentas, focadas e conscientes; - auto controle; - maior conhecimento do funcionamento da própria mente e dos processos cognitivos; -melhor compreensão de si e do mundo Consciência Mindfulness ajuda a integrar a criatividade do hemisfério direito com os processos analíticos e lineares do hemisfério esquerdo. (Hooker & Fodor, 2008) 21

22 Crianças e o Mindfulness Os exercícios devem ser progressivos, ir desde a atenção mais concreta ao ambiente exterior, às experiências do corpo, para depois ser introduzida a atenção à mente e exercícios de meditação. Feedback é bastante importante. Caso a criança continue a relatar uma experiência negativa não deve ser forçada a continuar. (Hooker & Fodor, 2008). 22

23 A partir de que idade? Não há um acordo quanto a um ponto de corte, por isso a solução poderá ser a adaptação. Essa adaptação para os mais novos requer atenção às características específicas desta faixa etária. O pensamento concreto, ciclos de atenção menores, dificuldade em permanecerem muito tempo sentadas ou paradas, o desenvolvimento motor, da linguagem e da memória devem ser considerados. (Hooker & Fodor, 2008) 23

24 Como explicar o mindfulness para as crianças? Explicar que as emoções dolorosas são como ondas na água, provocam agitação, dificultam a visão da superfície e faz com que a gente se sinta confusos. A prática Mindfulness nos ajuda a ver e a acalmar a agitação emocional, permitindo que a nossa mente seja refletida com clareza na superfície da água (Goodman & Kaiser-Greenland, 2009). 24

25 Mindfulness no Brasil No Brasil, os programas de Mindfulness ainda estão numa etapa bastante inicial e poucos centros acadêmicos estão envolvidos com o estudo dessa técnica; Instituições, como a UNIFESP e a UFRGS, estão abrindo espaço para o estudo rigoroso da técnica. Expoentes: Stephen Little, Dra. Elisa Kozasa (G emte com saúde) Dr. Marcelo Demarzo (Mente Aberta). (Iniciativa Mindfulness,

26 Eventos Mindfulness 26 Visita da Prof. Phd Tamara Russell - King´s College/Londres Quando: 12 à 16 de agosto/2013 Onde: Porto Alegre Workshop sobre pesquisa e prática de Meditação em ciência - com Elisa Kozas Quando: 31 de agosto/2013 Onde: Porto Alegre

27 27 Opções de Livros

28 Referências Burke, C.(2010). Mindfulness-Based Approaches with Children and Adolescents: A preliminary review of current research in a emergent field. Journal of Child and Family Studies. Crane, R. (2009). Mindfulness-Based Cognitive Therapy. London: Routledge. Davidson, R.J., Kabat-Zinn, J., Schumacher, J., Rosenkranz, M., Muller, D., Santorelli, S.F., Urbanowski, F., Harrington, A., Bonus, K. & Sheridan, J.F. (2003). Alterations in brain and immune function produced by mindfulness meditation. Psychosomatic Medicine Hooker, K. e Fodor, I. (2008). Teaching Mindfulness to Children. Gestalt Review. Goodman, T. & Kaiser-Greenland, S. (2009). Mindfulness with Children: Working with Difficult Emotions. In Didonna, F. (Ed.), Clinical Handbook of Mindfulness. New York: Springer. Lazar. S. W. (2006). Meditation experience is associated with increased cortical Thickness. Neuroreport. National Institutes of Health. Mace, C In Mindfulness and Mental Health- Therapy, Theory and Science.New York:Routledge. Mañas, I. M., (2009). Mindfulness (Atención Plena): La meditación en Psicología Clínica. Gaceta de Psicología. Revista del Ilustre Colegio Oficial de Psicólogos de Andalucía Oriental. Almería, España. Roemer, L. & Orsillo, S. M. (2010). A prática da terapia cognitivo comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Porto Alegre: Artmed. Siegel, R. D., Germer, C. K. & Olendzki, A. (2009). Mindfulness: What is it? Where did it come from? Didonna, Fabrizio (Ed), (2009). Clinical handbook of mindfulness. New York, NY, US: Springer Science. Wells, A. (2006). Detached Mindfulness in Cognitive Therapy: A Metacognitive Analysis and Ten Techniques. Journal of Rational-Emotive & Cognitive-Behavior Therapy. Williams, J. (2010). Mindfulness and Psychological Process. Emotion. 28

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