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Painel METRÔ & Cidade Projeto Parque Habitacional Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife Maria José Marques Agência Estadual de Planejamento.

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Apresentação em tema: "Painel METRÔ & Cidade Projeto Parque Habitacional Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife Maria José Marques Agência Estadual de Planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 Painel METRÔ & Cidade Projeto Parque Habitacional Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife Maria José Marques Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco - CONDEP/FIDEM

2 SEMINÁRIO METROREC - CBTU RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano Recife, 21 de junho de 2005

3 PROPOSTA METROPOLITANA PARQUE HABITACIONAL METROVIÁRIO SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano

4 SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento UrbanoPOPULAÇÃO RMR - 42,1% da população de PE Dos habitantes 96,9% - pop. em área urbana 3,1% - na área rural DESIGUALDADES INTRA REGIONAL Recife se destaca na RMR com habitantes e Araçoiaba com apenas

5 REDES PRIORITÁRIAS MOBILIDADE / COMPETITIVIDADE / CONECTIVIDADE KM DE VIAS BR ESPINHA DORSAL DA RMR BR PRINCIPAL EIXO DE PENETRAÇÃO PARA O INTERIOR DO ESTADO LINHAS DE METRÔ - CONCENTRAÇÃO NA DIREÇÃO OESTE E SUL SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano

6 SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano MACRO DIRETRIZ METROPOLITANA Dinamismo econômico com alta inclusão social e conservação ambiental

7 ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO PPA Promoção de alto percentual de inclusão social SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano Seleção de intervenções que possam tirar o maior proveito das oportunidades, projetando o território para as escalas nacional e internacional, e;

8 SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano PACTO METROPOLITANO RESOLUÇÃO DO CONDERM / 2002/2003 PARTICIPANTES REQUISITO FORMAÇÃO DE UM AMBIENTE DE INOVAÇÃO PARA QUE OCORRA AUMENTO DA COMPETITIVIDADE E MELHORIA DA HABITABILIDADE URBANA Estado + Prefeituras RMR + Sociedade VETORES DE DESENVOLVIMENTO COMPETITIVIDADE HABITABILIDADE / EQUIDADE

9 PLANO REGIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL ESTRATÉGIA: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: PRIORIZAR A FORMAÇÃO PARA O EMPREGO E LAZER DOS JOVENS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: PRIORIZAR A FORMAÇÃO PARA O EMPREGO E LAZER DOS JOVENS MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS APTOS A PARTICIPAR DAS CADEIAS E ARRANJOS PRODUTIVOS EXISTENTES MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS APTOS A PARTICIPAR DAS CADEIAS E ARRANJOS PRODUTIVOS EXISTENTES IMPLEMENTAR O METRÓPOLE ESTRATÉGICA: PROMETRÓPOLE, VIVA O MORRO, PLANO DE DEFESA IMPLEMENTAR O METRÓPOLE ESTRATÉGICA: PROMETRÓPOLE, VIVA O MORRO, PLANO DE DEFESA AMPLIAR A LOGÍSTICA ATRAVÉS DA COMPLEMENTAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA AMPLIAR A LOGÍSTICA ATRAVÉS DA COMPLEMENTAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA PRINCIPAIS AÇÕES INCLUÍDAS NO PPA 2004/2007 NO PPA 2004/2007 DUPLICAÇÃO DA BR-101DUPLICAÇÃO DA BR-101 SISTEMA ADUTOR DO PIRAPAMASISTEMA ADUTOR DO PIRAPAMA CONCLUIR AEROPORTO DOS GUARARAPESCONCLUIR AEROPORTO DOS GUARARAPES EXPANSÃO DO METRÔEXPANSÃO DO METRÔ PRODETUR IIPRODETUR II PROMETRÓPOLEPROMETRÓPOLE VIVA O MORROVIVA O MORRO PPA –

10 REBATIMENTO TERRITORIAL DOS PROJETOS 1. PORTO DIGITAL 2. PARQUE AEROPORTUÁRIO DOS GUARARAPES 3. PARQUE HABITACIONAL METROVIÁRIO 4. PARQUE TACARUNA 5. CONJUNTO NASCEDOURO DE PEIXINHOS / BEBERIBE 7. PARQUE DOS MANGUESAIS / LAGOA OLHO DÁGUA 6. PORTO DE SUAPE 8. ESTAÇÃO ECOLÓGICA TAPACURÁ 9. ESTUÁRIOS DO CANAL DE SANTA CRUZ E RIO TIMBÓ

11 Proposta Parque Habitacional Metroviário (1) CONTEÚDO DA AÇÃO Desenvolver o potencial dos investimentos nas áreas de entorno da rede metroviária para o uso habitacional, principalmente para grupos sociais de média e baixa renda. (1) Conceito de parque - território metropolitano onde investimentos estratégicos possam atrair funções vinculadas ao empreendimento, sendo compatível e se beneficiando pela proximidade física. Orientar o crescimento, com geração de riquezas e oportunidades através da conversão das áreas de influência imediata das linhas de metrô, com operações que envolvam o planejamento e a construção de parques habitacionais com núcleos de comércio e serviços, principalmente sociais, no entorno das estações metroviárias

12 Estratégia da Competitividade Parque Habitacional Metroviário CONTEÚDO DA AÇÃO: Articulação dos 3 níveis de governo para uma ação coordenada Empresários articulados para elaboração e implantação de plano de ocupação das áreas Instalação de usos que apóiam a economia de escala das atividades habitacionais nas estações metroviárias e no entorno imediato Acesso e conexão entre as áreas seccionadas pela linha do metrô, principalmente no que se refere à circulação de pedestres e ciclistas Áreas equipadas para novos usos, com capacidade de articulação urbana a partir das estações de metrô.

13 CONTEÚDO DA AÇÃO: Áreas destinadas à instalação de usos diretamente associados à atividade habitacional (pensões, albergues, hotéis, bibliotecas, feiras, espaços para cursos profissionalizantes, etc) Infra-estrutura complementar nas áreas selecionadas Projetos articulados aos programas de melhoria das habitações e regularização fundiária para as comunidades do parque habitacional Estações de metrô como locais de referência do exercício da cidadania, com serviços sociais Espaços destinados ao lazer comunitário e à prática de esportes Áreas habitacionais urbanizadas e regularizadas (baixa e média-baixa renda) Cursos de capacitação articulados com os agentes governamentais e não-governamentais Estratégia da Competitividade Parque Habitacional Metroviário

14 SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano ELABORAÇÃO DE PLANO DE OCUPAÇÃO QUE INCORPORE PRINCIPIOS DA UMA CIDADE COMPACTA: MAIOR INTEGRAÇÃO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS À MALHA URBANA PRIORIZAÇÃO DAS ÁREAS POBRES A SEREM TRATADAS ESTÍMULO A ALTA DENSIDADE ESTÍMULO AOS USOS DIVERSIFICADOS REDE DE ESPAÇOS PÚBLICOS (IMPLANTAÇÃO DO PARQUE CAPIBARIBE) MELHORIA DA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E CICLISTAS COEFICIENTES URBANÍSTICOS CAPAZES DE SUPRIR DEMANDAS EXEMPLO DE UM ESTUDO ESPECÍFICO

15 DESAFIOS ÁREA URBANIZADA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA EXPANSÃO URBANA ASPECTOS SOCIAIS DIMINUIR DESIGUALDADES INTERNAS PREPARAR JOVENS, PARA A PRODUÇÃO INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES FALTA DE CONTINUIDADE DE EIXOS VIÁRIOS NECESSIDADE DE UMA REVISÃO DA MOBILIADDE URBANA DISTRIBUIÇÃO DO TRÁFEGO COM MELHOR DIMENSIONAMENTO, CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS VIAS CRISE DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVO A DEPENDNCIA DE ALTOS INVESTIMENTOS EM TRANSPORTES EM CONTRAPOSIÇÃO AOS ORÇAMENTOS PÚBLICOS LIMITADOS

16 APROVAÇÃO DO ESTATUTO DAS CIDADES – Lei Federal nº /01 Obrigatoriedade dos municípios elaborar PLANO DIRETOR MUNICIPAL, como instrumento básico do planejamento territorial PROJETOS TERRITORIAIS (Exemplo – Complexo Recife Olinda) OPORTUNIDADES PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS - PDTU (em elaboração)

17 RESULTADOS DO PROJETO NAS ÁREAS POBRES EVOLUÇÃO DA HABITAÇÃO INFORMAL NA RMR – IPEA / BANCO MUNDIAL / AGÊNCIA CONDEPE/FIDEM


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