Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietro Dionisio Alterado mais de 10 anos atrás
1
ESTRUTURA INSTITUCIONAL E BOAS PRÁTICAS DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR
ANTONIO FONSECA Coordenador da 3ª Câmara/MPF Subprocurador-Geral da República
2
A EMERGÊNCIA DA CLASSE “C” NO BRASIL Classes Sociais A,B, C, D e E (em milhões de pessoas)
Fonte: FGV * Estimativa FGV
3
BANCARIZAÇÃO
4
Percentual de Famílias Endividadas (% do total)
Entre Cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros
5
DILEMAS DA MACROECONOMIA NO CONTEXTO DE CRISE INTERNACIONAL
NOVO CICLO DE QUEDA DA TAXA SELIC IMPACTO FISCAL POSITIVO COM REDUÇÃO DAS DESPESAS DOS JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA FAVORECE A ATIVIDADE ECONÔMICA, EM ESPECIAL O CONSUMO, COM IMPACTO NEGATIVO SOBRE OS PREÇOS DA ECONOMIA E O ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS
6
BOAS PRÁTICAS PARA PROTEÇÃO AOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS FINANCEIROS
CONJUNTO DE PRINCÍPIOS (CDC, etc) VALIDAÇÃO AIR GUIAS, MANUAIS, RESOLUÇÕES, REGULAMENTOS, etc
7
ARBITRAGEM REGULATÓRIA (CUSTO BRASIL)
NÃO É VERDADEIRAMENTE ARBITRAGEM ANÁLISE DE AMBIENTE MAIS BENÉFICO AO INVESTIMENTO (ESTRANGEIRO); ESCOLHA ENTRE DIVERSOS REGIMES NACIONAIS DE EXIGÊNCIAS LEGAIS, REGULAMENTOS, BUROCRACIAS, ETC. PAPEL DA SEAE/MF
8
REGULADORES/SUPERVISORES FORTALECIMENTO DA ARTICULAÇÃO
PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS FINANCEIROS ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR (PROCON´S, MP´S, INSTITUTOS, ETC.) COORDENAÇÃO NACIONAL DPDC/MJ PAPEL DOS ÓRGÃOS REGULADORES/SUPERVISORES FORTALECIMENTO DA ARTICULAÇÃO (SOMA DE EXPERTISE)
9
INICIATIVAS INSTITUCIONAIS DA 3ª CÂMARA - MPF
Fortalecimento do canal de negociação extrajudicial; Estreitamento das relações com órgãos de defesa do consumidor, a exemplo do DPDC; Aproximação das agências reguladoras e do Banco Central por meio de visitas técnicas e reuniões periódicas.
10
Correspondentes Bancários
RESULTADOS PARCIAIS O estreitamento da relação institucional da 3ª Câmara do MPF com o Banco Central – órgão regulador e fiscalizador do SFN – resultou na regulamentação de temas de interesse do consumidor bancário. Tarifas Bancárias Cartões de Créditos Correspondentes Bancários
11
A ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (ENEF)
CVM SUSEP BACEN SPC PARCEIROS REALIZADORES Iniciativa congrega esforços de órgãos governamentais como os ministérios da Justiça, Fazenda e da Educação, assim como, instituições não-governamentais a exemplo da Bovespa, da Febraban e da Andima. Educação Financeira Incentivo à poupança e ao equilíbrio orçamentário das famílias
12
MAIOR PROTEÇÃO À PRIVACIDADE DOS CONSUMIDORES;
DESAFIOS COIBIR AS PERSISTENTES COBRANÇAS INDEVIDAS, A EXEMPLO DAS TARIFAS NO FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS E DA EMISSÃO DE BOLETOS; MAIOR PROTEÇÃO À PRIVACIDADE DOS CONSUMIDORES; DESCOMPASSO ENTRE O RITMO DE CRESCIMENTO DA RENDA E DO CRÉDITO ÀS FAMÍLIAS; EFETIVA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DIRIGIDA AOS DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, EM ESPECIAL À EMERGENTE CLASSE “C” E AOS SUPERENDIVIDADOS.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.