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AUDIÊNCIA PÚBLICA - 24 DE OUTUBRO 2013 Pró-Reitor: Sérgio Batista Christino Assessora: Aline Leite da Silva PROGEP-UFPEL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS.

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1 AUDIÊNCIA PÚBLICA - 24 DE OUTUBRO 2013 Pró-Reitor: Sérgio Batista Christino Assessora: Aline Leite da Silva PROGEP-UFPEL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

2 Missão (caráter provisório no contexto) será definida no bojo do processo estatuinte: - Promover o desenvolvimento de pessoas, adotando processos de gestão que assegurem a integração, o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação profissional visando o exercício da cidadania, em consonância com os objetivos e estratégias institucionais. COMPROMISSO

3 Meta a ser atingida enquanto grupo: -Que cada servidor e cada servidora se reconheça na condição de membro da comunidade acadêmica da a UFPel. Estratégia: - Assegurar o reconhecimento dos direitos de cada um e de cada uma (os deveres são a outra face da moeda). COMPROMISSO

4 Servidores Ativos: Servidores Inativos: Pensionistas: 307 ________________________ Universo total de: usuários A TAREFA EM NÚMEROS

5 Gabinete do Pró-Reitor -Assessoria e Serviço de Atendimento e Informação Três PROGEP ESTRUTURA

6 Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida Chefe: Tanizia Bender

7 Saúde e Qualidade de Vida: Uma área em potencial. O desafio do estabelecimento de uma política institucional a partir do embasamento legal. PROGEP ESTRUTURA

8 NÚCLEO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Estruturado em duas seções: a)Seção de Segurança e Medicina do Trabalho b) Seção de Perícia Médica

9 NÚCLEO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Linhas de Ação: 1 – Promoção à Saúde do Servidor; 2 – Vigilância em Saúde PROGEP ESTRUTURA

10 NÚCLEO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 1 – Promoção à Saúde do Servidor: Ação: Ginástica Laboral Meta: desenvolvimento de habilidades posturais e er- gonômicas do Servidor em seu local de trabalho. Resultados: jan/mar – 70 Participantes dia. Participantes/Dia Atividades

11 NÚCLEO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 1 – Promoção à Saúde do Servidor: Projeto Conversando sobre Qualidade de Vida Meta: abordar temas respectivos à promoção de saúde e qualidade de vida, mediante grupos de conversação junto aos servidores nos seus locais de trabalho. Ação: Roda de Conversa "Alimentação Saudável" Resultados: Abr/Mai – 56 servidores – Campus Porto Agenda: novembro - CCS e Capão do Leão dezembro – FaMed; FO e HE Atividades

12 NÚCLEO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 1 – Promoção à Saúde do Servidor: Ação: Roda de Conversa Chega Mais Meta: Promover a facilitação da adaptação e integração de novos servidores (docentes e técnico- administrativos) ao contexto da UFPel. Resultados: Campus Capão do Leão - 39 servidores Agenda: novembro - FAURB, FAE, CA, FO e FaMed dezembro - Campus Porto Atividades

13 NÚCLEO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 2 – Vigilância em Saúde: Ação: Exames Médicos Periódicos. Situação: aguarda assinatura do contrato com a UNIMED. Os servidores serão convidados por unidade, a começar pelo Hospital Universitário. Atividades

14 Estatística 2013 da área de Segurança e Medicina do Trabalho = 373 (elaboração de laudos, entrevistas, inspeções, certidões) Estatística 2013 da área pericial = acima de três mil eventos (periciamento de servidores e alunos, emissão de atestados, alimentação de sistemas, despachos em processos, etc) Atividades

15 COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOALCOORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL Coordenador: Matheus da Silva Cardoso PROGEP ESTRUTURA

16 Coordenação de Administração de Pessoal Estruturada em dois núcleos - O Núcleo Financeiro e o Núcleo Administrativo E três seções: a)Seção de Concessões e Designações b)Seção de Admissão Registros e Desligamentos c)Seção de Benefícios Aposentadorias e Pensões PROGEP ESTRUTURA

17 A área de ação da Administração de Pessoal é abrangente e contínua pois todas as demais áreas produzem assentamentos que são processados neste setor, além daquelas ações que lhe são próprias e inerentes – folha de pagamento; admissões, exonerações e vacâncias; aposentadorias, alimentação dos sistemas integrados de Pessoal, etc. Atividades

18 COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS DE PESSOALCOORDENAÇÃO DE POLÍTICAS DE PESSOAL Coordenadora: Mogana Riva PROGEP ESTRUTURA

19 Coordenação de Políticas de Pessoal Estruturada em duas seções a)Seção de Mobilidade b)Seção de Dimensionamento e Planejamento Ocupa-se com tudo aquilo que diz respeito à alocação de cargos dentro da instituição; avalia a constituição da força de trabalho, identifica problemas, planeja soluções e ações futuras referentes à esta área. PROGEP ESTRUTURA

20 Seção de Mobilidade em 2013 – Principais Ações Redistribuições:16 técnico-administrativos e 16 docentes Remoções :Transferência do encargo das remoções do antigo DPDP para a CPPes. Concluídas 11 remoções de técnico-administrativos; Criação do Banco de Interesse em Remoção/Redistribuição: Promover o encontro interesses de servidores na Remoção ou Redistribuição, a fim de viabilizar permutas mediante a implantação de editais públicos; Rotinas do setor. Expectativa de ações até o final do ano: Regulamentar os procedimentos de Redistribuição; Revisar o regulamento vigente das remoções, caminhando no sentidodo lançamento dos primeiros editais públicos. Atividades

21 Seção de Dimensionamento e Planejamento em 2013 – Principais Ações Participação nas comissões de alocação de vagas Docentes e de Técnico-administrativos através de pesquisa e elaboração de relatórios quantitativos; Alocação de aproximadamente 130 novos técnico-administrativos; Realização da primeira aplicação da Matriz de Alocação de Vagas TAEs, aprovada pelo fórum composto pela Gestão e por Diretores de Unidades Acadêmicas; Reativação da Comissão Especial para implantação do Programa de Dimensionamento; Rotinas do Setor Foco das ações até o final do ano: Avançar nas discussões da metodologia de Dimensionamento de Pessoal, se possível dando início a um piloto do programa; Atividades

22 Coordenação de Desenvolvimento de PessoalCoordenação de Desenvolvimento de Pessoal Coordenadora: Juliana Antunes Souza PROGEP ESTRUTURA

23 Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal Estruturada em dois núcleos: O Núcleo de Capacitação e o Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Funcional com duas seções cada um. PROGEP ESTRUTURA

24 À Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal compete acompanhar e promover o desenvolvimento da vida funcional dos servidores ao longo da carreira. PROGEP ESTRUTURA

25 O marco referencial da ação da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal é a Legislação aplicável às carreiras dos servidores docentes e dos servidores técnico-administrativos. No entanto o pedido inicial, bem como a análise e deliberação sobre os pedidos de progressão continuam a cargo da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). PROGEP ESTRUTURA

26 Afastamento para Pós-Graduação A partir do início do mês corrente os trâmites do Afastamento para Pós-Graduação de servidores (docentes e técnico-administrativos) serão feitos pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal. Os formulários para solicitação de Afastamento para Pós-Graduação estão disponibilizados na página da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal no link afastamento/http://wp.ufpel.edu.br/prgrh/documentos-para- afastamento/ PROGEP ESTRUTURA

27 Ações de capacitação 2013 Ferramentas WEB para edição colaborativa de textos, planilhas, questionários e grupos de discussão – 1ª Turma Carga Horária: 30h 42 inscrições homologadas -> 28 servidores concluintes Ferramentas WEB para edição colaborativa de textos, planilhas, questionários e grupos de discussão – 2ª Turma Carga Horária: 30h 40 inscrições homologadas -> 20 servidores concluintes Leitura e Produção Textual Carga Horária: 120h 30 inscrições homologadas -> 21 servidores concluintes Aspectos Gramaticais da Língua Portuguesa e Reforma Ortográfica Carga Horária: 76h 30 inscrições homologadas -> 10 servidores concluintes Curso de Formação em Avaliação de Extensão Universitária Carga Horária: 20h 42 inscrições homologadas -> 49 servidores concluintes PROGEP ESTRUTURA

28 Conversação em Língua Espanhola – Básico Carga Horária: 60h 15 inscrições homologadas -> 06 servidores concluintes Conversação em Língua Inglesa – Básico Carga Horária: 60h 20 inscrições homologadas -> 13 servidores concluintes Redação Técnica e Correspondência: Aspectos de Forma, Correção Linguística, Coesão, Coerência, Elegância e Cortesia Carga Horária: 40h 30 inscrições homologadas -> 19 servidores concluintes Ações de capacitação 2013

29 Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União Carga Horária: 60h 25 inscrições homologadas -> 14 servidores concluintes Conhecimentos básicos para a edição de textos – Writer/LibreOffice Carga Horária: 20h 30 inscrições homologadas -> 18 servidores concluintes Licitações e Contratos Administrativos Carga Horária: 90h 30 inscrições homologadas -> 26 servidores concluintes 1º Forum UFPel de Segurança da Informação (Parceria com equipe CTI) Carga Horária: 12h 24 servidores concluintes LibreOffice Impress (on line) Carga Horária: 20 horas 43 inscrições homologadas -> 34 servidores concluintes Ações de capacitação 2013

30 LibreOffice Base (on line) Carga Horária: 20 horas 40 inscrições homologadas -> 35 servidores concluintes Capacitação para a utilização dos recursos informacionais oferecidos pela Coordenadoria de Bibliotecas Carga Horária: 20 horas 13 inscrições homologadas -> 12 servidores concluintes Resíduos: E eu com isso?! A responsabilidade do servidor técnico-administrativo da UFPel na gestão de resíduos gerados na Universidade (Parceria com Coordenação de Gestão Ambiental) Carga Horária: 40 horas Modalidade: Presencial 34 inscrições homologadas -> ?? servidores concluintes Ações de capacitação 2013

31 Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos (Parceria com Hospital Escola) * Em andamento Carga Horária: 80h Leitura em Língua Espanhola * Em andamento Carga Horária: 60 horas Modalidade: Presencial 22 inscrições homologadas Leitura em Língua Inglesa * Em andamento Carga Horária: 60 horas Modalidade: Presencial (Turma 1) 22 inscrições homologadas (Turma 2) 22 inscrições homologadas LibreOffice Calc – Básico * Em andamento Carga Horária: 25 horas Modalidade: Online (Turma 1) 40 inscrições homologadas (Turma 2) 36 inscrições homologadas Curso de Segurança em Laboratório * A começar Carga Horária: 56 horas Modalidade: Presencial 26 inscrições homologadas Ações de capacitação 2013

32 Curso de Primeiros Socorros * A começar Carga Horária: 20 horas Modalidade: Presencial 30 vagas – sem dados de homologação (inscrições abertas) ATÉ O MOMENTO 329 SERVIDORES OBTIVERAM CERTIFICAÇÃO NOS CURSOS FOMENTADOS PELA CDP. Ações de capacitação 2013

33 Liberação de Horário para Educação Formal Em 2013 a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal concedeu e vem acompanhando até o momento cerca de 60 processos de liberação de horário para educação formal (graduação e pós-graduação). Neste ano, até o momento 08 servidores técnico- administrativos e 01 servidora docente gozaram licença para capacitação, em sua maioria para a escrita de trabalhos de conclusão de cursos (graduação e pós- graduação). Ações de capacitação 2013

34 Levantamento de Necessidades de Capacitação A Seção de Ações em Educação/Núcleo de Capacitação está programando agenda de reuniões nas unidades acadêmicas e administrativas no mês de novembro próximo a fim de fomentar a construção coletiva das necessidades de capacitação para o exercício de Ações de capacitação 2013

35 Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Funcional Em 2013 a UFPEL conta com um total de servidores técnico-administrativos. Destes, 258 servidores (cerca de 20%) estão sendo acompanhados em estágio probatório. Avaliação e Acompanhamento Funcional

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