A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS. 2 Recursos Naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS. 2 Recursos Naturais."— Transcrição da apresentação:

1 1 GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS

2 2 Recursos Naturais

3 3 Tudo o que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da humanidade.

4 4 Recursos Naturais: Minerais Biológicos Hídricos Energéticos

5 5 1. Recursos Minerais Acumulações ou concentrações de rochas e minerais na crusta terrestre. Quando estas acumulações têm interesse económico para o Homem – Jazidas minerais

6 6 Exemplos de Recursos Minerais Areia ( com a qual se fabrica o vidro) Quartzo ( produzem-se chips) Caulino ( fabricam-se porcelanas) Grafite ( fabrico de lápis) Hematite ( da qual se extrai o ferro, com o qual se fabricam automóveis) Mármore ( útil para a construção cívil e para fazer estátuas) …

7 7 Recursos Minerais Exploração numa pedreira

8 8 Metálicos Ex: Cobre, chumbo Não Metálicos Ex: areia

9 9 Consequências da utilização dos recursos minerais Poluição ambiental Erosão do solo Distúrbios nas vias respiratórias As empresas, segundo a lei em vigor, uma vez acabada a exploração, são obrigadas a reconstruir a situação inicial.

10 10 Recursos Biológicos

11 11 2. Recursos Biológicos Caça Pesca Colecta de frutos, plantas Madeira

12 12 Sabias que… A batata foi trazida do Peru para a Europa no séc. XVI por navegadores espanhóis. Só servia para a alimentação dos animais porque se acreditava que provocava doenças graves.

13 13 Consequências da utilização dos recursos biológicos Perda da biodiversidade

14 14 3. Recursos Hídricos Sabias que… Se a água dos oceanos se evaporasse, a Terra ficaria toda coberta por mais de 12 metros de sal. A Austrália, onde vive menos de 1% da população mundial, possui cerca de 5% das reservas de água do globo. Se nivelássemos a crusta terrestre e a crusta oceânica, toda a superfície da terra ficaria coberta por 2700m de água do mar.

15 15 Água salgada - 97,5% Água doce – 2,5% ( 2/3 gelo ; 1/3 líquida) O Conselho da Europa aprovou em 1968 a Carta Europeia da Água e actualmente enunciou:a água é um património que é necessário proteger, tratar e defender como tal.

16 16 Tipos de águas Nascente – águas de circulação superficial, pouco mineralizadas. Minerais – captadas em profundidade, apresentam uma maior concentração de minerais. Termais – águas aquecidas e muito ricas em sais minerais. Medicinais – águas utilizadas para fins terapêuticos, devido às suas características químicas.

17 17 A água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício: Consumo doméstico -10% Agricultura – 70% Actividades industriais – 20%

18 18 Consequências da utilização dos recursos hídricos: Actualmente, dois mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Até 2025, prevê-se que a população sem fornecimento de água doce ascenderá a 4 mil milhões, ou seja, metade dos habitantes do planeta. A qualidade está ameaçada pelo poluição resultante da actividade humana. Na África do Sul a ingestão de água poluída foi responsável por um surto epidémico que causou a morte de cerca de 289 pessoas e contaminou mais de 120 mil.

19 19 4. Recursos Energéticos Carvão Petróleo e gás natural Energia Solar Energia de biomassa

20 20 Energia eólica Energia Geotérmica Energia Nuclear Energia hidroeléctrica

21 Carvão Turfa Turfa Lenhite Lenhite Hulha Hulha Antracite Antracite Quanto maior a percentagem de carbono, maior o poder calorífico e menor percentagem de gases libertados durante a combustão. Aumenta a % de carbono

22 Petróleo Combustível fóssil como o carvão Combustível fóssil como o carvão Podem obter-se a partir dele: Podem obter-se a partir dele: Gasolina Gasolina Gasóleo Gasóleo Gases (propano, butano) Gases (propano, butano) Associadas às refinarias, existem outras indústrias, que produzem óleos e lubrificantes, e indústrias químicas (petroquímicas) responsáveis pela produção de produtos químicos, com os quais se produzem: Associadas às refinarias, existem outras indústrias, que produzem óleos e lubrificantes, e indústrias químicas (petroquímicas) responsáveis pela produção de produtos químicos, com os quais se produzem: Plásticos Plásticos Detergentes Detergentes Borrachas Borrachas Resinas Resinas Fertilizantes Fertilizantes Tintas Tintas Medicamentos Medicamentos Cosméticos Cosméticos Artigos eléctricos,… Artigos eléctricos,…

23 23 Consequências da utilização dos combustíveis fósseis: Poluição (água, solo e ar) Poluição (água, solo e ar) Alterações climáticas, devido a grandes quantidades de calor libertado Alterações climáticas, devido a grandes quantidades de calor libertado Destruição dos habitas Destruição dos habitas Doenças Doenças

24 – Energia Nuclear A partir de minerais radioactivos (ex: Urânio), é possível produzir uma grande quantidade de calor, destinado a produzir electricidade. As centrais nucleares possuem reactores que são arrefecidos com água fria. Deste arrefecimento, produz-se vapor que acciona turbina geradoras de energia eléctrica.

25 25 Vantagens das Energias Renováveis Constituem uma forma de energia inesgotável; Contribuem para a limitação das emissões de gases e para a redução da poluição; Causam menos danos nos ecossistemas.

26 26 RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS Hídricos Biológicos Energéticos (E. alternativas) NÃO RENOVÁVEIS Minerais Energéticos (Ex: carvão, petróleo, gás natural e nuclear) Elaborado por Conceição Caldas


Carregar ppt "1 GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS. 2 Recursos Naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google