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Administração de Marketing Desenvolver estratégias e Planos de Marketing Captar as oportunidades de mercado Criar conexões com os clientes Construir marcas.

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1 Administração de Marketing Desenvolver estratégias e Planos de Marketing Captar as oportunidades de mercado Criar conexões com os clientes Construir marcas fortes Desenvolver ofertas de mercado Entregar valor Comunicar valor GARANTIR O SUCESSO DE LONGO PRAZO

2 Administração de Marketing

3 Informação em Marketing Tomar decisões em Marketing é tanto uma arte quanto uma ciência. Philip Kotler & Kevin L. Keller Os problemas que criamos não podem ser resolvidos com o mesmo pensamento que os criou. Albert Einstein

4 Case DuPont Produto: Travesseiro BU: Dracon Polyester (fornece enchimento para fabricantes de travesseiros) Marca própria: COMFOREL Motivo: Conhecer o usuário de travesseiro WARREN S., Pillow Talk: Stackers Outnumber Plumpers: Dont Mention Drool. Wall Street Journal, 08/01/98

5 Case DuPont Fatos relevantes identificados: As pessoas não se desfazem de seus travesseiros 37% - citam o relacionamento como um casamento antigo 13% - citam o travesseiro como sendo um amigo de infância Consumidores de travesseiros dividem-se em: 23% - os que empilham 20% - os que afofam 16 % - os que enrolam ou dobram 16% - os que abraçam 10% - os que socam até ficar com um formato confortável As mulheres são mais propensas a afofar e os homens a dobrar

6 Case DuPont DECISÕES: Produzir enchimentos com diferentes níveis de maciez e firmeza Lançar embalagens com 2 unidades WARREN S., Pillow Talk: Stackers Outnumber Plumpers: Dont Mention Drool. Wall Street Journal, 08/01/98

7 Informação em Marketing Dado não é informação até que seja adequadamente processado para que se torne útil

8 SIM (Sistema de Informação de Marketing) Constituído por Pessoas Equipamentos Procedimentos Dedicados a Coletar Classificar Analisar Avaliar Distribuir As informações NECESSÁRIAS, de maneira PRECISA e OPORTUNA

9 Avaliação de Necessidades de Informação 1. Que decisões você toma regularmente? 2. Que informações você necessita para tomar essas decisões? 3. Que informações você obtém regularmente? 4. Que estudos especiais você solicita periodicamente (e quais você precisaria)? 5. Que informações você quer/precisa e não está obtendo?

10 Avaliação de Necessidades de Informação 6. Que informações você precisa/gostaria de obter diariamente? Semanalmente? Mensalmente? Anualmente? 7. Que publicações (on-line e off-line) você precisa/gostaria de consultar? 8. Sobre quais assuntos você deveria ser continuamente informado? 9. Quais programas de análise de dados e elaboração de relatórios você deseja/necessita? 10. Quais são as 4 principais melhorias que deveriam ser feitas no sistema de informação de Marketing atualmente em uso?

11 Ambiente de Marketing Macroambiente Demográfico Econômico Sociocultural Natural Tecnológico Político-legal

12 Ambiente de Marketing Microambiente Participantes imediatos Produção Distribuição Promoção São eles: a empresa, fornecedores, distribuidores, revendedores e clientes

13 Exemplo de indicadores de marketing Satisfação relativa dos funcionários Autonomia Qualidade relativa percebida Liberdade para falhar Fidelidade/retenção Disposição para mudar Número total de clientes Desejo de aprender Distribuição/disponibilidade Níveis de pessoal/competências Satisfação do cliente Adequação de recursos Número de reclamações (nível de insatisfação) Suporte ativo para inovação Preço relativo (participação de mercado em valor ou volume) Compromisso com as metasParticipação de mercado (volume ou valor) Conscientização das metasConscientização II. InternosI. Externos

14 Fontes externas de dados Nielsen Company: dados sobre produtos e marcas vendidos por lojas de varejo (Retail Index Services), dados de compra dos supermercados (Scantrack), dados de audiências de televisão (Media Research Services), dados de circulação de revistas (Neodata Services, Inc.) e outros. MRCA Information Services: dados sobre compras semanais de produtos de consumo feitas por famílias (National Consumer Panel) e dados sobre consumo de alimentos em casa (National Menu Census). Information Resources: dados de compra em supermercados (InfoScan) e dados sobre o impacto de promoções em supermercados (PromotioScan). SAMI/Burke: relatórios de transferências de mercadorias de armazéns para lojas de produtos alimentícios em setores selecionados de mercado (SAMI Reports) e dados de compra em supermercados (Samscam). Simmons Market Research Bureau (Grupo MRB): relatórios anuais cobrindo mercados de televisão, artigos esportivos e remédios com marcas comerciais com dados demográficos por sexo, renda, idade e preferência de marca (mercados seletivos e a mídia que os atinge). Outros institutos de pesquisa comercial que enviam dados para assinantes são: IBGE; IBOPE; Audit Bureau of Circulation; Arbitron, Audits and Surveys; Dun & Bradstreet; National Family Opinion; Standard Rate & Data Service, e Starch.

15 Análise


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