A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2.0 – DIÁLOGOS PROFÍCUOS Prof. Ivo da Costa do Rosário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2.0 – DIÁLOGOS PROFÍCUOS Prof. Ivo da Costa do Rosário."— Transcrição da apresentação:

1 OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2.0 – DIÁLOGOS PROFÍCUOS Prof. Ivo da Costa do Rosário

2 OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO Edgar Morin As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão. Os princípios do conhecimento pertinente. Ensinar a condição humana. Ensinar a identidade terrena. Enfrentar as incertezas. Ensinar a compreensão. A ética do gênero humano.

3 1. A INCERTEZA HISTÓRICA O futuro chama-se incerteza. O devenir é doravante problematizado e o será para sempre. Como será a educação do futuro? Esse futuro já chegou?

4 2. A HISTÓRIA CRIADORA E DESTRUIDORA * O novo é imprevisível. A história avança não linearmente. * Grandes ideologias universais nascem de mentes marginais. * Evolução: fruto do desvio bem-sucedido. * A novidade advém da criatividade, da inovação, da coragem de fazer diferente. * É necessário romper com as Correntes do comodismo, da indiferença e da mesmice.

5 3. UM MUNDO INCERTO * A aventura incerta da humanidade não faz mais do que dar prosseguimento, em sua esfera, à aventura incerta do cosmo, nascida de um acidente impensável para nós, e que continua no devenir de criações e destruições. * A web 2.0 é mais uma das aventuras da humanidade a auxiliar na aprendizagem cooperativa e na construção do conhecimento. (COSTA; MARINS, 2011, p. 5)

6 4. ENFRENTAR AS INCERTEZAS * Educação do futuro: incertezas ligadas ao conhecimento. * A humanidade é conduzida para uma aventura desconhecida. * Considerando a aprendizagem como um fenômeno sociointeracional, faz-se necessário instaurar uma rede de interações sociais, capazes de provocar a colaboração, a inovação e a criatividade. (COSTA; MARINS, 2011).

7 A realidade não é facilmente legível. Devemos procurar interpretar a realidade. Interfaces mais intuitivas e flexibilidade conceitual podem ser grandes aliadas, na web 2.0, na procura da realidade A INCERTEZA DO REAL

8 4.2. A INCERTEZA DO CONHECIMENTO * O conhecimento é uma aventura incerta que comporta em si mesma de forma permanente o risco de ilusão e de erro. * É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões. * O conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas. * Segundo pesquisas educacionais mais recentes, a busca do conhecimento pode ter uma forte aliada na combinação de TICS com a aprendizagem colaborativa, especialmente no mundo da web 2.0. (COSTA; MARINS, 2011, p. 1)

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une Morin É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une Morin A simplificação não exprime a unidade e a diversidade presentes no todo Morin A simplificação não exprime a unidade e a diversidade presentes no todo Morin A educação a distância poderá dispor, gratuitamente, de ferramentas que ampliarão o potencial de comunicação e compartilhamento do conhecimento Costa e Marins A educação a distância poderá dispor, gratuitamente, de ferramentas que ampliarão o potencial de comunicação e compartilhamento do conhecimento Costa e Marins

10 COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Ambientes virtuais de aprendizagem COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Ferramentas da web 2.0 e as comunidades de prática MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios, 4 ed. – São Paulo, Cortez, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2.0 – DIÁLOGOS PROFÍCUOS Prof. Ivo da Costa do Rosário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google