A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSULTORIA - Graduação em Pedagogia – Unicamp - Pós - graduação – Supervisão de Ensino UFRJ - Professora da graduação e pós – graduação da USF – Bragança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSULTORIA - Graduação em Pedagogia – Unicamp - Pós - graduação – Supervisão de Ensino UFRJ - Professora da graduação e pós – graduação da USF – Bragança."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONSULTORIA - Graduação em Pedagogia – Unicamp - Pós - graduação – Supervisão de Ensino UFRJ - Professora da graduação e pós – graduação da USF – Bragança e Itatiba - Consultora de projetos educacionais - Consultora Pedagógica do Sistema de Ensino Integral – 160 escolas no Brasil - Assessora pedagógica da Quanta Brasil

3

4 MercadoCrescimento

5

6 Currículo Metodologia Planejamento Envolvimento Criatividade Prioridade – Estudante Novas formas de Aprender / Novas formas de Ensinar DIFERENCIAL

7 Currículo Revisitar possibilidades – LDB 9394/96 Criar saídas Tendências Foco Estudo Ferramentas baseadas: Língua materna - Diferentes gêneros textuais e usos Contextualizados e significativos para o Estudante Lógica Matemática – solução problemas – aplicação Criatividade – Vida prática e Orientação de Estudos

8 Teatro Música Linguagens Atualidade s Temas e Assuntos de interesse Culinária Organização Administração do tempo Cuidados e Reparos caseiros Palestra s e visitas Técnicas Ações de cidadania

9 Primeira semana Maior carga horária 6h/a –dia 1280 h por ano Ganhos de 280 h/ano de 2710 horas a mais no Ensino Fundamental - 9 anos

10

11

12 Quatro pilares da Educação UNESCO ( Delors) Aprender a Ser Aprender a Fazer Aprender a Conviver Aprender a Aprender

13 Qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos tornam-se cada vez mais importantes. Aprender a fazer significa tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe, não somente ter uma qualificação profissional...

14 No século XXI é indispensável : Dialogar e Argumentar aprender a viver juntos, desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, realizar projetos comuns nos valores do pluralismo e da compreensão mútua de paz. participarem projetos comuns ajudam a evitar ou diminuir conflitos latentes

15 É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

16

17 Desenvolver a sensibilidade, O sentido ético e estético, A responsabilidade pessoal, O pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.

18

19 Morin (2000) denomina as cegueiras do conhecimento: os erros e ilusões e a incerteza que o conhecimento comporta. Somos educados na tradição científica marcada pelo positivismo e pelo método das ciências naturais, portanto, pouco habilitados para questionarmos certezas, valorizarmos erros e convivermos com interrogações (sem respostas imediatas, ou mesmo, com certezas provisórias).

20 Que desenvolva o aluno e não simplesmente mate sua curiosidade e espírito crítico Que estimule a capacidade de abertura à atividade e de enfrentar as inevitáveis tensões Que estimule o confronto através do diálogo e da troca de argumentos Que possibilite e valorize a criatividade e inovação Que promova a participação de educadores e educandos em projetos comuns, enriquecendo essa relação.


Carregar ppt "CONSULTORIA - Graduação em Pedagogia – Unicamp - Pós - graduação – Supervisão de Ensino UFRJ - Professora da graduação e pós – graduação da USF – Bragança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google