A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL: O CICLO DO OURO PROF. RICARDO SCHMITZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL: O CICLO DO OURO PROF. RICARDO SCHMITZ."— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL: O CICLO DO OURO PROF. RICARDO SCHMITZ

2 PORTUGAL : SÉCULO XVIII
VIDA ECONÔMICA DA COLÔNIA CENTRADA NO NORDESTE = CANA-DE-AÇÚCAR A DESCOBERTA DO OURO EM MG ALIVIOU A COMBALIDA ECONOMIA PORTUGUESA PORTUGAL ERA MUITO DEPENDENTE DOS PRODUTOS MANUFATURADOS INGLESES A INGLATERRA ERA ALIADA MAS MANTEVE PORTUGAL SOB CONSTANTE SUBMISSÃO

3 TRATADO DE METHUEN (1703) CONSOLIDOU A DEPENDÊNCIA LUSITANA EM RELAÇÃO À INGLATERRA POR MEIO DELE, OS VINHOS PORTUGUESES GANHAVAM VANTAGENS ALFANDEGÁRIAS, MAS OBRIGAVA OS POR- TUGUESES A COMPRAR MANUFATURADOS INGLESES SEM QUALQUER TAXA ADUANEI-RA.

4 A DESCOBERTA DO OURO O OURO SEMPRE FOI A GRANDE AMBIÇÃO PORTUGUESA EM RELAÇÃO À COLÔNIA MERCANTILISMO = METALISMO IMPORTANTE PARA MANTER O COMÉRCIO COM A INGLATERRA OS ESPANHÓIS HÁ MUITO JÁ EXPLORAVAM METAIS PRECIOSOS NA AMÉRICA

5 ÁREAS DE MINERAÇÃO NO SÉCULO XVIII:
MINAS GERAIS, MATO GROSSO E GOIÁS

6 EXPORTAÇÕES DA COLÔNIA BRASILEIRA

7 A REGIÃO DO OURO OS PAULISTAS DESCOBRIRAM O OURO NA REGIÃO DE MG
ENCONTRADOS EM PEQUENOS PLANALTOS= AS CHAPADAS ENCONTRADO TAMBÉM , EM MAIOR QUAN- TIDADE , NO LEITO DOS RIOS E RIACHOS= FAISQUEIRAS (POR CAUSA DO BRILHO DO SOL QUE REFLETIA NAS PEPITAS )

8 CONSEQUÊNCIAS DA DESCOBERTA DO OURO
INTENSO FLUXO MIGRATÓRIO PARA A REGIÃO MINERADORA A POPULAÇÃO SALTOU DOS 30 MIL PARA OS 500 MIL HABITANTES ENTRE O INÍCIO E O FINAL DO SÉCULO XVIII EM MINAS GERAIS AUMENTO DO CUSTO DE VIDA OCORREM VÁRIOS CONFLITOS PELA POSSE DAS MELHORES JAZIDAS

9 GUERRA DOS EMBOABAS PAULISTAS REIVINDICAVAM A EXCLUSIVIDADE NO DIREITO À EXPLORAÇÃO DO OURO CHAMAVAM OS MIGRANTES DE INVASORES OU ESTRANGEIROS = “EMBOABAS” - PORQUE ANDA- VAM DE BOTAS O PRINCIPAL CONFLITO OCORREU NO CAPÃO DA TRAIÇÃO, COM O MASSACRE DE VÁRIOS PAULIS-TAS A REGIÃO FOI PACIFICADA EM 1709

10 FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO OURO
LAVRAS: EXIGIAM MAIORES RECURSOS TÉC- NICOS PARA A ESCAVAÇÃO DA PROFUNDIDADE. PRECISAVA DE MAIS ESCRAVOS, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS. FAISQUEIRAS: OPERAVAM COMO UMA PE- QUENA EMPRESA, COM MENOS RECURSOS E PESSOAS.

11 FAISQUEIRA LAVRA

12 A ADMINISTRAÇÃO FOI CRIADA A INTENDÊNCIA DAS MINAS COM A FINALIDADE DE DIRIGIR E FISCALIZAR A EXPLORAÇÃO DAS MINAS. ENCARREGADA, PRINCIPALMENTE, DA COBRANÇA DE IMPOSTOS SOBRE A ATIVIDADE MINERADORA AS CASAS DE FUNDIÇÃO ERAM ENCARREGA- DAS DE FUNDIR O OURO ENCONTRADO EM PEPI- TAS ( BARRAS ) MARCADAS COM O SELO REAL.

13 OS IMPOSTOS O QUINTO : ERA O PRINCIPAL IMPOSTO COBRADO; DEVERIA SER PAGA A QUINTA PARTE DE TODO OURO ENCONTRADO. REVOLTA DE FILIPE DOS SANTOS ( ), CONTRA O RIGOR TRIBUTÁRIO DAS CASAS DE FUNDIÇÃO CAPITAÇÃO : IMPOSTO COBRADO PELA QUANTIDADE DE ESCRAVOS UTILIZADOS NA EXTRAÇÃO DO OURO ( POR ESCRAVO )

14 PINTURA REPRESENTANDO A CONDENAÇÃO
DE FILIPE DOS SANTOS BARRAS DE OURO

15 A DERRAMA CRIADA PARA COBRAR IMPOSTOS ATRASA-DOS
ERA A OBRIGAÇÃO DE ARRECADAR AO MENOS 100 ARROBAS DE OURO (1.500 KG) ERAM CONFISCADOS OURO E OUTROS BENS ATÉ SE CHEGAR A QUANTIA DETER-MINADA OCASIONOU MUITA REVOLTA ENTRE OS COLONOS

16 ECONOMIA DESENVOVLIMENTO SIGNIFICATIVO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS
AUMENTO NO PREÇO DOS ALIMENTOS ABERTURA DE ESTRADAS E ROTAS QUE ABASTECIAM A REGIÃO DAS MINAS NORDESTE ABASTECIA A REGIÃO COM ESCRAVOS, TABACO E AGUARDENTE SUL FORNECIA O COURO E O CHARQUE

17 Mapa da articulação econômica da Colônia em torno da mineração

18 A NOVA SOCIEDADE SURGIDA DO OURO
ACENTUADO CRESCIMENTO POPULACIONAL URBANIZAÇÃO NOVAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS LIVRES POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL AUMENTO DA ATIVIDADE CULTURAL

19 O OURO E A CULTURA A PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA DO SÉCULO XVIII FOI MARCADA PELA MINERAÇÃO MINAS GERAIS ERA O CENTRO CULTURAL DA CO-LÔNIA INFLUÊNCIA CULTURAL PORTUGUESA E FRANCESA NOS MEIOS ACADÊMICOS INICIA UMA CONTES – TAÇÃO AO COLONIALISMO INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO FRANCÊS

20 LITERATURA DESENVOLVE-SE O ARCADISMO : ESTILO INSPIRADO NA NATUREZA, NA SIMPLICI – DADE E NO RACIONALISMO , MAS QUE ENALTECIA OS SENTIMENTOS AMOROSOS. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA E CLAUDIO MANOEL DA COSTA FORAM EXPOENTES DO ARCADISMO = AMBOS ENVOLVERAM-SE , NO FINAL DO SÉCULO XVIII, NA INCONFIDÊNCIA MINEIRA

21 AS ARTES PLÁSTICAS OS ARTISTAS ( A MAIORIA PADRES ) DE- SENVOLVIAM OS ESTILOS IMPORTADOS DA EUROPA : O BARROCO E O ROCOCÓ. ALEIJADINHO É O PRINCIPAL ARTISTA BRASILEIRO DESSE PERÍODO. SUA ARTE É UMA REELABORAÇÃO DO ESTILO BARROCO.

22 Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.

23 SOBRE ALEIJADINHO Aos 47 anos teve uma doença que não se tem exata certeza, mas tinha grandes indícios que fosse a lepra. Tal doença o impediu de andar e atrofiou seus dedos,mas como realmente havia nascido para desenvolver seus primorosos trabalhos artísticos prosseguiu sua carreira. Um escravo o ajudava,colocava ferramentas em suas mãos para que ele pudesse trabalhar sem se esforçar tanto .Suas obras desviam-se do estilo barroco português, apresentam inspiração religiosa,com influência bizantina e gótica.Suas estátuas dos 12 profetas, no átrio da igreja de Congonhas do Campo é motivo de atração. Suas obras são encontradas em Ouro Preto,Congonhas do Campo e Sabará e muitas outras cidades mineiras .

24 OURO PRETO abriga o maior conjunto homogêneo
de arquitetura barroca no Brasil, representado pelas obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde


Carregar ppt "BRASIL: O CICLO DO OURO PROF. RICARDO SCHMITZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google