A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Distribuição: Na Vanguarda do E-Commerce.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Distribuição: Na Vanguarda do E-Commerce."— Transcrição da apresentação:

1 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Distribuição: Na Vanguarda do E-Commerce

2 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Agenda 1 De generalistas a especialistas O papel do agente na venda online 2 O mercado online Ibérico 3 Obstáculos e oportunidades 4

3 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 1 De generalistas a especialistas O agente de viagem tradicional e generalista morreu para deixar lugar a...

4 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006...uma indústria de empresas cada vez mais sofisticadas e especializadas nos distintos segmentos do Turismo e das Viagens Travel Management Company TMCs 1 De generalistas a especialistas

5 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006...uma indústria de empresas cada vez mais sofisticadas e especializadas nos distintos segmentos do Turismo e das Viagens Professional Congress Organizer PCOs 1 De generalistas a especialistas

6 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006...uma indústria de empresas cada vez mais sofisticadas e especializadas nos distintos segmentos do Turismo e das Viagens Destination Management Company DMCs 1 De generalistas a especialistas

7 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006...uma indústria de empresas cada vez mais sofisticadas e especializadas nos distintos segmentos do Turismo e das Viagens Incentive Houses 1 De generalistas a especialistas

8 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006...uma indústria de empresas cada vez mais sofisticadas e especializadas nos distintos segmentos do Turismo e das Viagens Leisure Travel Consultants 1 De generalistas a especialistas

9 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 1 De generalistas a especialistas Duas categorias de players no que toca á distribuição electrónica Empresas de raiz dita “tradicional” que completam a sua distribuição física com uma(s) loja(s) electrónica(s) + WWW Os “pure players” que foram criados para a venda por via da Internet mesmo que num contexto multi-canal WWW

10 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 O papel do agente na venda online 2 Os grandes players do E-commerce mundial são agentes de viagem!

11 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 2 A Internet não é o fim do agente...mas sim o principio de uma nova geração de “agentes” O papel do agente na venda online

12 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 2 Mas haverá cada vez mais que identificar e promover uma competência diferenciadora junto do mercado alvo: Especialização?Serviço?Preço? O papel do agente na venda online

13 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 O mercado online Ibérico 3 Motivos da compra (particulares) Fonte: Associação Espanhola do Comercio Electrónico (AECE) – Estudo 2004

14 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 O mercado online Ibérico 3 Mais de 16 milhões de internautas em 2005 Mais de 6 milhões de compradores online em 2005 2.837 milhões de € de compras online (todos os sectores) Crescimento de 28% ano a ano Fonte: red.es

15 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 O mercado online Ibérico 3 34% realizados em compras de turismo:  1.300 milhões de € em produtos turísticos para 2005  Estimativa de 2.500 milhões de € para 2005 80,4% dos compradores se declaram satisfeitos com a sua experiência online Dos consumidores que não compram online, 64% manifestam procurar previamente informações na Internet antes de comprar Fonte: red.es

16 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 O mercado online Ibérico 3 +74% +83% 58% 42% 57% 43% 52% 48% 700 MM € 403 MM € 1.300 MM € Fonte: red.es O mercado de viagens online (Espanha)

17 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 O mercado online Ibérico 3 Fonte: red.es 25% 20% 15% 10% 5% 0% Quota de mercado agências online Comparação vendas agências online e offline (Espanha)

18 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 O mercado online Ibérico 3 Um mercado em forte crescimento actualmente dividido entre muito poucos actores Previsão de 22% das vendas totais do mercado em 2009 Approx. 2.600 M de € Muito poucos actores actualmente: 4 a 5 agências online “pure player” em Espanha (Edreams, Rumbo, Viajar.com, Terminal A) e três em Portugal (Netviagens, Exit e Terminal A) 8% das vendas em somente 5 anos (Espanha) A maior parte dos projectos arrancaram no ano de 2000

19 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Obstáculos e oportunidades 4 Contexto actual do mercado emissor Ibérico Previsivel aumento da pressão por parte das Cias aéreas regulares na venda directa através dos seus portais Aumento do investimento em publicidade pelas companhias aéreas na venda directa Consolidação do aumento das vendas das Cias Budget Redução dos custos de distribuição

20 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 4 Maior presença dos GDS na venda directa do produto aéreo através das suas agências próprias (Rumbo, eBookers, Lastminute....) Novos actores internacionais e locais (Opodo, Expedia, Marsans em Espanha e Terminal em Portugal) Aumento da procura para o “pacote dinâmico” (programa à la carte”) e redução do pacote tradicional “fechado” Baixa competência tecnológica de alguns fornecedores trava maior crescimento Obstáculos e oportunidades Contexto actual do mercado emissor Ibérico

21 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 4 A Internet não é uma moda Representa uma nova atitude de consumo É uma nova forma de comprar Veio para ficar Vai evoluir para novos suportes Obstáculos e oportunidades

22 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 4 O lado positivo da Internet Uma ferramenta de comunicação barata e fiável Permite o acesso a informação anteriormente não disponível Potencia o B2B Rompe as barreiras internacionais O cliente está mais informado e é mais exigente Obstáculos e oportunidades 4

23 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 4 ? Mas o canal levanta as seguintes questões: Desintermediação e competitividade Tarifas e produtos exclusivos dos fornecedores Fees de emissão Vendas com descontos / corrida para a quota de mercado Motores de comparação entre preços Motores de busca: poderão chegar a influenciar a compra? Mercado pouco maduro: Importância e influência do Investimento publicitario Obstáculos e oportunidades

24 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Dúvidas Dúvidas e desafios... O agente trará vantagem á distribuição do fornecedor? Os fornecedores dão realmente a possibilidade às agências de vender e concorrer online? A venda directa será realmente mais barata? As agências serão vítimas da relação entre Cias aéreas e GDS? Será que o preço se transformou na única variável do produto? Pode o agente concorrer com os fornecedores em condições iguais? Obstáculos e oportunidades 4

25 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Obstáculos e oportunidades 4 Podem as agências tradicionais (offline) entrar no mercado online? Não se pode jogar a sério na Internet sem elevados investimentos publicitários As agências offline estão actualmente na Internet de forma defensiva Estar na Internet pressupõe: Uma mudança de mentalidade; A criação de equipas pesadas; Um investimento elevado; Aceitar concorrer contra o seu próprio canal offline; Quanto mais se tardar a entrar no mercado online, maiores serão os obstáculos e os custos!

26 Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Ainda agentes??... Sim... mas sobretudo da Mudança! Obrigado


Carregar ppt "Ponta Delgada – Dezembro 2006 Distribuição: na vanguardia do E-Commerce – Frédéric Frère – APAVT – Dez.2006 Distribuição: Na Vanguarda do E-Commerce."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google