A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA GEOTÉRMICA. Introdução Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA GEOTÉRMICA. Introdução Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA GEOTÉRMICA

2 Introdução Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior.

3 Introdução Devido a necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

4 Introdução Hoje a grande parte da energia eléctrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, métodos esses muito poluentes.

5 Introdução Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como o nosso planeta é constituído.

6 Introdução A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas.

7 Introdução Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

8 História A primeira tentativa de gerar electricidade de fontes geotérmicas deu-se em 1904 em Larderello na região da Toscana, na Itália.

9 História Contudo, esforços para produzir uma máquina para aproveitar tais fontes foram mal sucedidos pois as máquinas utilizadas sofreram destruição devido a presença de substâncias químicas contidas no vapor.

10 História Por volta de 1970, um campo de géisers na Califórnia estava a produzir 500mw de electricidade. A exploração desse campo foi dramática, pois em 1960 somente 12mw eram produzidos e em 1963 somente 25mw. O México, o Japão, as Filipinas, o Quénia e a Islândia também têm expandido a produção de electricidade por meio geotérmico.

11 História Na Nova Zelândia o campo de gases de Wairakei, na Ilha do Norte, foi desenvolvido por volta de Em 1964, 192 MW estavam a ser produzidos, mas hoje em dia este campo está se a extinguir.

12 História Portugal conta com uma moderna central geotérmica em funcionamento na Ilha de São Miguel, Açores, e está a ser acabada uma nova na Ilha Terceira, Açores.

13 Fontes de energia geotérmica Rocha seca quente Rocha húmida quente Vapor seco

14 Rocha seca quente Quando não existem géisers, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento de água usando o calor do interior da Terra. Uma experiência realizada em Los Alamos, Califórnia, provou a possibilidade de execução deste tipo de fábrica.

15 Rocha seca quente Em terreno propício, foram perfurados dois poços vizinhos, distantes 35 metros lateralmente e 360 metros verticalmente, de modo a que eles alcancem uma camada de rocha quente.

16 Rocha seca quente Num dos poços é injectada água, ela aquece na rocha e é expelida pelo outro poço, onde há uma fábrica geotérmica instalada.

17 Rocha húmida quente Também é possível perfurar um poço para que ele alcance uma "caldeira" naturalmente formada um depósito de água aquecido pelo calor terrestre. A partir daí, energia eléctrica é gerada como em todos os outros casos.

18 Vapor seco Em casos raríssimos pode ser encontrado o que os cientistas chamam de fonte de "vapor seco", em que a pressão é alta o suficiente para movimentar as turbinas da fábrica com excepcional força, sendo assim uma fonte eficiente na geração de electricidade. São encontradas fontes de vapor seco em Larderello, na Itália e em Cerro Prieto, no México.

19 Vantagens e Desvantagens Aproximadamente todos os fluxos de água geotérmicos contém gases dissolvidos, sendo que estes gases são enviados para a fábrica de geração de energia junto com o vapor de água.

20 Vantagens e Desvantagens De uma maneira ou de outra estes gases acabam por ir para a atmosfera. As descargas de vapor de água e CO2 não são de séria significância na escala apropriada das fábricas geotérmicas.

21 Vantagens e Desvantagens Por outro lado, o odor desagradável, a natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico são coisas que nos preocupam. Nos casos onde a concentração de ácido sulfídrico é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas.

22 Vantagens e Desvantagens Em concentrações mais altas pode causar sérios problemas de saúde e até a morte por asfixia. É igualmente importante que haja tratamento adequado a água vinda do interior da Terra, que invariavelmente contém minérios prejudiciais a saúde.

23 Vantagens e Desvantagens Quando uma grande quantidade de fluido aquoso é retirada da Terra, há sempre a hipótese de ocorrer subsidência na superfície.

24 Vantagens e Desvantagens O mais drástico exemplo de um problema desse tipo numa fábrica geotérmica está em Wairakei, na Nova Zelândia a nível da superfície afundou 14 metros entre 1950 e 1997 e está-se a deformar a uma taxa de 0,22 metro por ano, após alcançar uma taxa de 0,48 metros por ano em meados dos anos 70.

25 Vantagens e Desvantagens Acredita-se que o problema pode ser atenuado com re-injeção de água no local. Há ainda o inconveniente da poluição sonora que afligiria toda a população vizinha ao local de instalação da fábrica, pois, para a perfuração do poço, é necessário o uso de maquinaria semelhante à usada na perfuração de poços de petróleo.

26 Conclusão As principais vantagens da energia geotérmica são o facto de não ser poluente e das centrais não necessitarem de muito espaço, de forma que o impacto ambiental é bastante reduzido.

27 Conclusão Porém, apresenta também alguns desvantagens, como por exemplo, o facto de não existirem muitos locais onde seja viável a instalação de uma central geotérmica, dado que é necessário um determinado tipo de solo, bem como a disponibilidade de temperatura elevada no local até onde seja possível perfurar, ao perfurar as camadas mais profundas, é possível que sejam libertados gases e minerais perigosos, o que pode pôr em causa a segurança das pessoas que vivem e trabalham perto desse local.


Carregar ppt "ENERGIA GEOTÉRMICA. Introdução Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google