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10 º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais: Avaliação de Programas e Políticas para Juventude O caso Jovem de Futuro.

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1 10 º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais: Avaliação de Programas e Políticas para Juventude O caso Jovem de Futuro Ricardo Henriques Outubro, 2013

2 Por uma escola mais participativa, eficiente,criativae transformadora

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4 AVALIAÇÃO APRENDIZAGEM ESTUDANTES FLEXÍVEL APOIO QUALIFICADA MELHORAR DINÂMICO PARÁ GESTÃO O QUE É O PROEMI/JF? EFICIENTE FORMAÇÃO REDES DE ENSINO OPORTUNIDADES INOVADOR MATO GROSSO DO SUL QUALIDADE GOIÁS PROFESSORES PIAUÍ 2014 CEARÁ CURRÍCULO

5 Focado no conceito de Gestão Escolar para Resultados, busca proporcionar um relevante nos e no a partir do uso eficiente dos recursos, instrumentos e metodologias ofertadas DE FUTURO O JOVEM impacto resultados da escola aprendizado dos estudantes

6 DE FUTURO O JOVEM Concebido e desenvolvido pelo Instituto Unibanco Visa contribuir para uma educação pública de qualidade que garanta o acesso, a permanência e a conclusão dos jovens no Ensino Médio, proporcionando o aprendizado esperado no tempo adequado Propõe uma gestão escolar participativa, eficiente, criativa e transformadora

7 COMPONENTES DO JOVEM PRINCIPAIS DE FUTURO

8 COMPONENTES DO JOVEM PRINCIPAIS DE FUTURO

9 APOIO TÉCNICO Auxilia as escolas públicas a desenvolverem que ajudem a Planos de Ação alcançar suas metas

10 FORMAÇÃO Relaciona o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR) com as práticas pedagógicas, instrumentalizando os sujeitos para as ações da escola com eficiência planejar, executar, monitorar e avaliar

11 METODOLOGIAS Estratégias educacionais que buscam fomentar ações, projetos e trabalhos de forma,, a comunidade escolar e já existentes na escola interdisciplinar corrigir dificuldades e fragilidades articular potencializar ações

12 PLATAFORMA JOVEM DE FUTURO Plataforma online de gestão de projetos das escolas e formação a distância

13 APOIO TÉCNICO FORMAÇÃO PLATAFORMA JOVEM DE FUTURO METODOLOGIAS

14 O QUE O JOVEM DE FUTURO JÁ ALCANÇOU?

15 A Apoio técnico (supervisão direta) e financeiro (aporte de recursos) a escolas públicas com baixos índices educacionais e alta heterogeneidade RS 42 TOTAL ESCOLAS 199 SP 82 RJ 27 MG 43 DE número de escolas

16 RESULTADOS BELO HORIZONTE Avaliação de Impacto

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20 IMPACTO NO DESEMPENHO | MATEMÁTICA BELO HORIZONTE (2008 A 2010) AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 12.6 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO. 12,6

21 IMPACTO NO DESEMPENHO | LÍNGUA PORTUGUESA BELO HORIZONTE (2008 A 2010) AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 10.3 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO. 10,3

22 RESULTADOS RIO DE JANEIRO Avaliação de Impacto

23 IMPACTO NO DESEMPENHO | MATEMÁTICA RIO DE JANEIRO (2010 A 2012) AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 7 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO. 7

24 Rio de janeiro – Impacto Matemática

25 IMPACTO NO DESEMPENHO | LÍNGUA PORTUGUESA RIO DE JANEIRO (2010 A 2012) AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 6 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO. 6

26 Rio de janeiro – Impacto Língua Portuguesa

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29 PARCEIROS ORIENTAÇÃO QUALIDADE MELHORAR REDE DE ENSINO GESTÃO ESCOLA TEMPO MEC PROEMI/JF NA PRÁTICA JOVENS ESTUDANTES DIDÁTICO FLEXÍVEL INSTRUMENTOS DINÂMICO INSTITUTO UNIBANCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CE GO MS PA PI

30 A PARCERIA Nova agenda para promover a melhoria do Ensino Médio público ProEMIJF ProEMI/JF

31 O QUE É? Um programa para melhorar a qualidade do Ensino Médio público

32 COM FOCO EM QUÊ? aprendizagem Na estudantes dos

33 No dasescolas e das redes de ensino desempenho COM FOCO EM QUÊ?

34 PREMISSAS GESTÃO CURRÍCULO Eficiente Participativa Flexível Dinâmico Inovador Transformadora

35 Escola pública com mais oportunidades educacionais para o jovem

36 Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Escolas deEnsino Médio dos estados: Pará e Piauí COM QUEM FAZEMOS?

37 Secretarias de Educação Por meio de uma parceria entre desses estados, Ministério da Educação (MEC), Instituto Unibanco COM QUEM FAZEMOS? o as e o

38 Escolas públicas Gestores escolares Professores Estudantes Comunidade escolar de Ensino Médio Secretarias Coordenadores Supervisores Articuladores Superintendentes Regionais de Ensino Estaduais de Educação

39 ONDE ESTÁ PRESENTE? CEARÁ 610 escolas estudantes 1830 gestores escolares 112 superintendentes e articuladores números previstos

40 ONDE ESTÁ PRESENTE? GOIÁS 603 escolas estudantes 1206 gestores escolares 91 supervisores e coordenadores de Ensino Médio números previstos

41 ONDE ESTÁ PRESENTE? MATO GROSSO DO SUL 301 escolas estudantes 903 gestores escolares 27 supervisores números previstos

42 ONDE ESTÁ PRESENTE? 561 escolas estudantes 1683 gestores escolares 65 supervisores PARÁ números previstos

43 ONDE ESTÁ PRESENTE? PIAUÍ 445 escolas estudantes 1335 gestores escolares 47 supervisores números previstos

44 ONDE ESTÁ PRESENTE? PA 561 escolas alunos 1683 gestores escolares 65 supervisores PI 445 escolas alunos 1335 gestores escolares 47 supervisores CE 610 escolas alunos 1830 gestores escolares 112 superintendentes e articuladores GO 603 escolas alunos 1206 gestores escolares 91 supervisores e coordenadores de Ensino Médio MS 301 escolas alunos 903 gestores escolares 27 supervisores números previstos

45 Alcance de 2012 a 2018 escolas Cerca de de estudantes

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