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ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO 29 /02 e 01/03 de 2012.

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1 ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO 29 /02 e 01/03 de 2012

2 MENSAGEM Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo. Vinícius de Moraes

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4 PAUTA Boas vindas Mensagem/Vídeo Dinâmica: Nossas marcas para 2012 Programa Alfabetizar em Tempo 1º ciclo Metas e Ações Pedagógicas para o 1º bimestre Planejamento semanal para março Socialização das metas e ações/planejamento Avaliação do encontro Encerramento: Slide – Pegadas na Areia

5 PROGRAMA ALFABETIZAR EM TEMPO

6 JUSTIFICATIVA Tendo em vista os propósitos educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga – desenvolver um trabalho de alfabetização no 1º ano do 1º ciclo, pautado na sistematização e unificação de metas e ações para esta etapa, foi desenvolvido pelos professores e assessores o Projeto Alfabetizar em Tempo 6 anos – para tanto fez-se necessário encontros mensais e coletivos com os educadores do 1º ano.

7 JUSTIFICATIVA Nesse planejamento coletivo, foram elaboradas metas e ações comuns de uma forma bem democrática, unificando e sistematizando o trabalho pedagógico no 1º ano do 1º ciclo, iniciando assim, um programa de alfabetização para o 1º ciclo da Rede Municipal de Ipatinga.

8 RETROSPECTIVA RESULTADOS ALCANÇADOS EM PAT 1º ANO ALUNOS AVALIADOS 1º BIMESTRE4º BIMESTRE

9 ALUNOS AVALIADOS FINAL DE 2010FINAL DE

10 PROPOSTA DO PROGRAMA Em 2012 realizaremos em todas as turmas do 1º ciclo da Rede Municipal de Ipatinga um programa de alfabetização com a perspectiva de contribuir e avançar na construção de uma diretriz sequenciada e sistematizada, que favoreça o desenvolvimento integral dos cidadãos menores, também leitores e escritores do nosso município.

11 PROPOSTA DO PROGRAMA Sistematizar o processo da codificação e decodificação, imprescindível para que os alunos se tornem leitores e escritores, habilidades necessárias ao seu processo de desenvolvimento integral. Realizá-lo com uma visão interdisciplinar. Ampliá-lo em 2012 para as turmas de 7 e 8 anos, garantindo assim uma sistematização do trabalho em todo o 1º ciclo.

12 OBJETIVOS GERAL: Assegurar aos alunos do 1º ciclo o sucesso escolar, através da construção conceitual, sistematização e aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados, utilizando intervenções pedagógicas contidas em uma estrutura que respeite o desenvolvimento humano e as diferenças das crianças propiciando mais proficiência no desempenho das mesmas.

13 ESPECÍFICOS: Possibilitar a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Possibilitar a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais à construção do processo de leitura/escrita e conhecimento lógico-matemático. Propiciar alternativas pedagógicas de intervenção individualizada aos alunos, para que todos alcancem os objetivos propostos, em cada ano do ciclo.

14 Oferecer formação continuada aos professores alfabetizadores. Sistematizar a proposta junto aos profissionais envolvidos. Construir, com os professores e coordenadores, a estrutura pedagógica e metodológica que respeite o desenvolvimento humano, as diferenças das crianças e que garanta a ludicidade para ser utilizada no ano de 2012.

15 PONTOS ESSENCIAIS DO PROGRAMA Planejamento interdisciplinar e mensal Foco na alfabetização Formação/Oficina Troca de experiências Diagnósticos Unificados/Registros

16 A AVALIAÇÃO NO PROGRAMA A avaliação é um precioso instrumento no processo ensino-aprendizagem, pois possibilita ao aluno refletir sobre o que já é capaz de ler, escrever, compreender, opinar, entre outros, e ao professor, avaliar e fazer a intervenção pedagógica necessária. No PAT 1º ciclo as avaliações descritivas serão elaboradas pelos professores e assessoria em encontros de planejamento e serão aplicadas simultaneamente em todas as escolas.

17 METODOLOGIA DO PROGRAM A DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO PLANEJAMENTO COLETIVO E INTERDISCIPLINAR AVALIAÇÃO AÇÃO/REFLEXÃO/ AÇÃO OFICINAS/ INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PROFESSOR MEDIADOR DO PROCESSO CONSCIÊNCIA FONÊMICA E FONOLÓGICA FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

18 P M C G H E.R E.F. I/A Desenvolvimento Integral do educando PLANEJAMENTO 2012

19 ESTRUTURA DO PROGRAMA Equipe envolvida: Professores, Coordenadores, Equipe Diretiva e Assessores

20 FUNÇÕES DOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA Zelar pelo bom andamento do trabalho, visando promover o desenvolvimento integral dos alunos. Acompanhar e avaliar o desenvolvimento das práticas pedagógicas e redimensioná-las, quando necessário.

21 PLANEJAMENTO/FORMAÇÃO Disciplina Ano / ciclo Bimestre METASAÇÕESINCLUSÃO DIGITAL EDUCAÇÃO FÍSICA ENS. RELIGIOSO ARTES

22 Consciência Fonológica/Consciência Fonêmica Para se alfabetizar o aluno precisa superar três desafios: Descobrir o princípio alfabético Aprender a decodificar Aprender o princípio ortográfico

23 Consciência Fonológica É a capacidade de perceber, identificar e discriminar diferentes sons. Ex.: Vozes: pai, mãe, vizinho, professora, animais... Sons: alto, baixo, agudo, grave, próximo, distante, instrumentos, objetos, rimas (pares de palavras/ quadrinhas, cantigas....) A Consciência Fonológica antecede a Consciência Fonêmica, prepara o aluno para a alfabetização, deve ser desenvolvida de forma prazerosa, chamando a atenção do aluno e despertando-lhe a competência do ouvir com atenção.

24 Onde encontrar.... Manual de Consciência Fonêmica – estudo pág.: 08 à 12 Manual de Consciência Fonêmica – Atividades Preparatórias – pág.: 13 à 27 Livro ABC – pág.: 65 e 66/ 80 à 87 Coletânea – IAB – pág.: 119 à 128

25 Consciência Fonêmica É a capacidade de identificar, utilizar, pensar e brincar com os sons das palavras. Antes de aprender a ler, as crianças precisam ter a consciência de como os sons funcionam nas palavras. Ex: mala/mola

26 Consciência Fonêmica Refere-se à capacidade de identificar os segmentos de som que formam uma palavra. A criança precisa descobrir que há um som que é menor que o som da sílaba. O termo consciência se dá porque, partindo de brincadeiras de rimas e outras estratégias que ela toma consciência desses aspectos da palavra. Já o termo fonêmica, refere-se aos fonemas, fonema é a menor unidade sonora da língua.

27 Vídeo dos Fonemas (IAB)

28 Como ensinar o som das letras? Esse não é o objetivo final. A criança precisa entender que mudando a letra, muda-se o som, isso é descobrir o princípio alfabético. E depois, identificar o valor de cada correspondência, que significa decodificar. Para tanto, passaremos por dois estágios: Análise: decompor a palavra nos seus sons.EX: palavra decomposta em seus três fonemas – UAI - /u/a/i/ Síntese: juntar os fonemas representados pelas letras para produzir o som da palavra.EX: /u/a/i/ - UAI

29 Onde encontrar.... Manual de Consciência Fonêmica – Atividades Preparatórias – pág 28 à 32 Vídeo – Fonemas (apresentado ainda nesta formação) Manual de Consciência Fonêmica – Capítulo 2 à 20 Livro ABC – pág 91 à 114 Coletânea – IAB - pág 119 à 128

30 DIAGNÓSTICOS INICIAIS E REGISTROS LEITURA ESCRITA MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS FOLHA DE REGISTRO DOS RESULTADOS

31 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES – /02Encontro com a comissão de coordenadores 13/02Encontro com os coordenadores da Rede 15/02 a 17/02Aplicação dos diagnósticos (Inicial) 27/02 a 03/03Entrega das folhas de registros dos diagnósticos. 29/02 e 01/03Encontro com os professores do 1º ciclo 06/03Envio do planejamento /metas e ações 21/03 e 22/03Encontro com os professores do 1º ciclo - Planejamento

32 METAS E AÇÕES 1º BIMESTRE

33 PROPOSTA DE ENCAMINHAMENTO ATIVIDADE 1 Leitura e análise das metas e ações do 1º bimestre registrando as observações que julgarem necessárias. ATIVIDADE 2 Socialização das metas e ações pedagógicas.

34 PLANEJAMENTO SEMANAL

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36 ATIVIDADE 1 Traçar ações pedagógicas (semanal) enfatizando a interdisciplinaridade. Socialização das ações pedagógicas.

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38 Fonte: Imagens: Internet Manual da Consciência Fonêmica – Instituto IAB


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