A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA-TO. Brasil Profissionalizado Tocantins Profissionalizado

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar O Projeto Tocantins Profissionalizado visa oferecer oportunidades de qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho aos alunos do ensino médio da rede estadual do Tocantins por meio de uma estratégia inovadora de gestão e operação de ações consorciadas entre a Secretaria de Educação e Cultura - SEDUC e o SENAI.

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Ressalte-se a relevância dessa iniciativa, considerando-se a adoção de uma estratégia inovadora de gestão entre o setor público e entidades do Sistema S, com vistas à operacionalização de ações consorciadas de apoio mútuo na execução das propostas técnicas de cada entidade.

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar O objetivo primordial do Governo do Estado tem sido buscar melhoria da qualidade de vida para a população, garantir o acesso aos bens e serviços públicos, promover as mais variadas formas de geração de postos de trabalho, além de garantir a segurança física e patrimonial dos cidadãos e o respeito dos direitos humanos.

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Promover o acesso da população com baixo nível de escolaridade e de baixa renda a uma qualificação profissional, desenvolvendo aptidões para o seu ingresso no mercado de trabalho, ora tão competitivo.

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Impactos do Projeto: Redução do índice de desemprego por falta de qualificação; Geração de emprego e renda; Retenção das famílias nos municípios de origem; Redução da evasão do Ensino Médio; Incentivo a criação e organização de cooperativas e associações;

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Infraestrutura O desenvolvimento dos cursos irá ocorrer nas escolas administradas pelo SENAI e pela SEDUC como pólos de operação e difusão das ações do projeto.

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Aspectos críticos para a implantação do projeto Processo seletivo dos alunos do ensino médio para os cursos a serem oferecidos em cada município. É importante que o perfil de interesse e de habilidades dos alunos seja compatível com os cursos a serem oferecidos, de forma a se evitar desinteresse e evasões

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Plano de produção O plano de produção do projeto inicialmente proposto contempla um período de 16 meses de trabalho, de setembro de 2009 a dezembro de 2010, com o objetivo de realizar 1.232 turmas de cursos de qualificação profissional, de 160 horas cada, formando 24.640 jovens no estado, que estejam cursando o ensino médio nas escolas da rede pública. Em 2009 serão priorizados os atendimentos em 20 municípios selecionados pela SEDUC.

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Parceria: Responsabilidade SENAI Ministrar os cursos na própria unidade ou na escola que tiver disponibilidade de espaço; Responsabilidade SEDUC/DRE/Escola Disponibilizar espaço físico caso haja necessidade sem ônus para o SENAI

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Encaminhamentos: 1º Passo: Divulgação para os alunos e a escola 2º Passo: Levantamento de demanda e envio a DRE até 04 de setembro Eleger uma pessoa da escola para ser o interlocutor DRE/SEDUC. # Escolas que tem laboratório ver com a equipe a possibilidade de disponibilizar o mesmo para o funcionamento do curso de operador de micro

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Definições de critérios para matrícula caso a demanda for maior que a quantidade de vagas #Perfil de interesse e de habilidades dos alunos seja compatível com os cursos a serem oferecidos, de forma a se evitar desinteresse e evasões Sorteio entre os interessados?


Carregar ppt "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google