A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Computação - Universidade Federal de São Carlos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Computação - Universidade Federal de São Carlos"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Computação - Universidade Federal de São Carlos
Avaliando aspectos de privacidade no Facebook pelas lentes de usabilidade, acessibilidade e fatores emocionais Departamento de Computação - Universidade Federal de São Carlos Kamila Rodrigues Maíra Canal Rogério Xavier Tatiana Alencar Vânia Neris {kamila_rodrigues, maira.canal, rogerioacx, tatidealencar,

2 Métodos e instrumentos utilizados
Privacidade na Web Usabilidade Acessibilidade Resposta Emocional Método Analítico Método Empírico 1. Avaliação por Inspeção de Privacidade 2. Avaliação Heurística 5. Avaliação Simplificada de Acessibilidade 7. Dez Heurísticas da Emoção 3. Teste de Usabilidade 6. Teste de Acessibilidade 8. Questionário SAM 4. Questionário Web

3 Tarefas Analisadas T1 - Postar mensagem de status para um sub- conjunto de usuários; T2 - Cancelar assinatura de um determinado usuário; T3 - Modificar configurações da marcação em fotos.

4 Avaliação por Inspeção de Privacidade [Zorzo e Lobato]
Categoria: Privacidade na Web Critérios para Conclusão: Consolidação das avaliações individuais em uma tabela indicando se as características de privacidade foram encontradas ou não. Objetivo: Verificar a presença de características relevantes de privacidade relacionadas aos dados do usuário. Resultados: O Facebook atende 8 das 10 características de privacidade definidas para a inspeção. Avaliadores: Experiência no método 4 avaliadores 2 – 5 aplicações

5 Avaliação Heurística [Nielsen e Molich]
Objetivo: Através da inspeção sistemática da interface, identificar de acordo com um conjunto de heurísticas, problemas de usabilidade nas três tarefas definidas. Categoria: Usabilidade Critérios para Conclusão: Consolidação das avaliações individuais em uma tabela de ocorrência de problemas de usabilidade com os respectivos graus de severidade. Conclusões: Os problemas graves e catastróficos identificados podem impactar na utilização adequada das funcionalidades de privacidade do Facebook, induzindo o usuário ao erro. Total de problemas: 25 Avaliadores: Experiência no método 2 avaliadores 2 – 5 aplicações Acima de 5 aplicações

6 Questionário Web Total de participantes: 80
Objetivo: Avaliar a usabilidade das configurações de privacidade oferecidas pelo Facebook nas 3 tarefas definidas. Categoria: Usabilidade Critérios para Conclusão: Avaliação do desempenho do usuário a partir medidas definidas (tempo para realizar a tarefa, número de toques (comandos) para realizar a tarefa e a quantidade de interações em que os usuários obtiveram sucesso). Score: 67,125 Conclusões: A utilização da rede social produz uma experiência relativamente pobre e que o usuário está insatisfeito. “(...) nem sempre os menus de configuração são claros, existe muita informação aglomerada em um único espaço, e nem sempre exposta de uma forma fácil se entender” Total de participantes: 80 Perfil: 54 usuários do sexo masculino e 26 do sexo feminino Idade: Entre 18 e 60 anos 61% são usuários do Facebook entre 2 e 4 anos 75% usam o Facebook mais do que uma vez por dia

7 Teste de Usabilidade [Nielsen; Rubin]
Objetivo: Avaliar a usabilidade das funcionalidades de privacidade oferecidas pelo Facebook nas 3 tarefas definidas, com o usuário interagindo por meio do dispositivo móvel tablet. Categoria: Usabilidade Critérios para Conclusão: Avaliação do desempenho do usuário a partir medidas definidas (tempo para realizar a tarefa, número de toques (comandos) para realizar a tarefa e a quantidade de interações em que os usuários obtiveram sucesso). Métricas e Resultados: T M1 (tempo) M2 (N° de toques) M3 (tarefa realizada com sucesso) M.E. M.A. 1 ≈ 33s ≈ 1m36s 8 toques 2x mais 13/15 realizaram 2 ≈ 30s ≈ 1m40s Até 6 toques 7/15 3 ≈ 1m5s ≈ 3m 10 toques 2x mais e 3x mais 3/15 “Fiquei inseguro na 2ª tarefa, pois a opção de bloquear as atualizações de algum amigo estão sob o rótulo DENUNCIAR/BLOQUEAR” Participantes 15 usuários Perfil: 8 homens 7 mulheres Idade: Entre 18 e 47 anos - 67% usam Facebook pelo menos uma vez por dia - 60% nunca usou o tablet M.E.: Média estimada M.A.: Média alcançada

8 Avaliação Simplificada de Acessibilidade [Baranauskas]
Objetivo: Avaliar a acessibilidade das funcionalidades de privacidade por meio de inspeção manual e avaliação automática com diretrizes de acessibilidade. Categoria: Acessibilidade Critérios para Conclusão: Consolidação das avaliações individuais em um relatório de problemas de acessibilidade com os respectivos graus de severidade. Conclusões: Problemas com imagens (textos alternativos), guia de navegação (feed e cancelar atualizações) e a ordem da navegação (anúncios). Avaliadores: Experiência no método 3 avaliadores 2 – 5 aplicações 1 avaliador Acima de 5 aplicações

9 Teste de Acessibilidade
Objetivo: Verificar a acessibilidade das funcionalidades de privacidade por observação de interação do usuário. Categoria: Acessibilidade Critérios para Conclusão: A conclusão da atividade se daria pela finalização das três tarefas, sendo que a qualquer momento o usuário poderia desistir. Resultados: O usuário não foi capaz de completar as tarefas devido aos problemas encontrados (barreiras para encontrar as informações). "As informações ficam misturadas, fica confuso, é difícil encontrar as coisas.” “É mais fácil encontrar as coisas na versão mobile, lá está mais organizado. A versão da Web não segue uma ordem de relevância, fica tudo misturado”. Observação de usuário, com foco em acessibilidade, chamado teste de acessibilidade. É uma abordagem como um todo com a aplicação de várias técnicas inclusive observação de usuário. Participante: 1 usuário com deficiência visual e usuário da versão móvel do Facebook.

10 10 Heurísticas da Emoção [Lera e Domingo]
Objetivo: Identificar a experiência emocional proveniente da interação do usuário com as três tarefas definidas. Categoria: Resposta Emocional Critérios para Conclusão: A experiência emocional de um usuário é considerada negativa na violação de 5 ou mais heurísticas classificadas por Lera e Domingo como negativas. Resultados: Participantes: 15 usuários Perfil: 8 homens e 7 mulheres Idade: Entre 18 e 47 anos Escolaridade: 4 ensino médio, 8 ensino superior e 3 pós-graduação

11 Questionário SAM [Lang]
Objetivo: Identificar a satisfação e sentimento de domínio proveniente da interação com as configurações de privacidade definidas e a realização das mesmas em tablet. Categoria: Resposta Emocional Critérios para Conclusão: A experiência emocional será considerada positiva se o usuário assinalar um dos quatro círculos da direita para a satisfação ou da esquerda para o sentimento de domínio, neutro se assinalar o círculo do meio e negativa se assinalar um dos quatro círculos da esquerda para a satisfação ou da direita para o domínio. Resultados: Nº de participantes: 15 usuários Perfil: 8 homens e 7 mulheres Idade: Entre 18 e 47 anos Grau de escolaridade: 4 ensino médio, 8 ensino superior e 3 pós-graduação

12 Conclusões Usuário encontra dificuldades para acessar as configurações de privacidade; Problemas de usabilidade induziram ao erro; Informações de privacidade não estão localizadas de forma intuitiva e requer longa leitura; Quando a configuração pode ser realizada junto à tarefa, caso da T1, usuários realizam a tarefa com sucesso; O uso do Facebook no tablet é mais demorado e difícil, pois algumas funcionalidades estão ocultas e exigem mais toques.

13 Conclusões ASA - ficaram evidentes as limitações do Facebook, com relação à navegação somente por teclado e texto; Teste de acessibilidade - sugerem que as dificuldades no acesso às funções de privacidade são ainda mais críticas; Muitos problemas são oriundos da arquitetura da informação do Facebook: mais de 300 links em cada página das tarefas avaliadas; não tão claramente organizados para o usuário.

14 Conclusões Os dois instrumentos apresentam resultados similares;
Corroboram com o Teste de Usabilidade e de Acessibilidade; Nas T2 e T3 usuários apresentaram mais sentimentos negativos; A T1 apresenta maior grau de satisfação e sentimento de domínio.

15 Conclusões O Facebook apresenta problemas de usabilidade e acessibilidade que causam impactos emocionais nos usuários durante a interação e que prejudicam a configuração dos direitos de privacidade desses usuários.

16


Carregar ppt "Departamento de Computação - Universidade Federal de São Carlos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google