A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliando aspectos de privacidade no Facebook pelas lentes de usabilidade, acessibilidade e fatores emocionais Departamento de Computação - Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliando aspectos de privacidade no Facebook pelas lentes de usabilidade, acessibilidade e fatores emocionais Departamento de Computação - Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliando aspectos de privacidade no Facebook pelas lentes de usabilidade, acessibilidade e fatores emocionais Departamento de Computação - Universidade Federal de São Carlos Kamila Rodrigues Maíra CanalRogério Xavier Tatiana Alencar Vânia Neris {kamila_rodrigues, maira.canal, rogerioacx, tatidealencar,

2 Métodos e instrumentos utilizados Privacidade na Web UsabilidadeAcessibilidade Resposta Emocional Método Analítico Método Empírico 3. Teste de Usabilidade 4. Questionário Web 2. Avaliação Heurística 5. Avaliação Simplificada de Acessibilidade 6. Teste de Acessibilidade 7. Dez Heurísticas da Emoção 8. Questionário SAM 1. Avaliação por Inspeção de Privacidade 2/16

3 Tarefas Analisadas T1 - Postar mensagem de status para um sub- conjunto de usuários; T2 - Cancelar assinatura de um determinado usuário; T3 - Modificar configurações da marcação em fotos. 3/16

4 Objetivo: Verificar a presença de características relevantes de privacidade relacionadas aos dados do usuário. Avaliação por Inspeção de Privacidade [Zorzo e Lobato] Categoria: Privacidade na Web Critérios para Conclusão: Consolidação das avaliações individuais em uma tabela indicando se as características de privacidade foram encontradas ou não. Resultados: O Facebook atende 8 das 10 características de privacidade definidas para a inspeção. Experiência no método 4 avaliadores2 – 5 aplicações Avaliadores: 4/16

5 Objetivo: Através da inspeção sistemática da interface, identificar de acordo com um conjunto de heurísticas, problemas de usabilidade nas três tarefas definidas. Avaliação Heurística [Nielsen e Molich] Categoria: Usabilidade Critérios para Conclusão: Consolidação das avaliações individuais em uma tabela de ocorrência de problemas de usabilidade com os respectivos graus de severidade. Conclusões: Os problemas graves e catastróficos identificados podem impactar na utilização adequada das funcionalidades de privacidade do Facebook, induzindo o usuário ao erro. Experiência no método 2 avaliadores2 – 5 aplicações 2 avaliadoresAcima de 5 aplicações Avaliadores: Total de problemas: 25 5/16

6 (...) nem sempre os menus de configuração são claros, existe muita informação aglomerada em um único espaço, e nem sempre exposta de uma forma fácil se entender Objetivo: Avaliar a usabilidade das configurações de privacidade oferecidas pelo Facebook nas 3 tarefas definidas. Questionário Web Categoria: Usabilidade Critérios para Conclusão: Avaliação do desempenho do usuário a partir medidas definidas (tempo para realizar a tarefa, número de toques (comandos) para realizar a tarefa e a quantidade de interações em que os usuários obtiveram sucesso). Perfil:54 usuários do sexo masculino e 26 do sexo feminino Idade:Entre 18 e 60 anos - 61% são usuários do Facebook entre 2 e 4 anos - 75% usam o Facebook mais do que uma vez por dia Total de participantes: 80 Score: 67,125 Conclusões: A utilização da rede social produz uma experiência relativamente pobre e que o usuário está insatisfeito. 6/16

7 TM1 (tempo)M2 (N° de toques) M3 (tarefa realizada com sucesso) M.E.M.A.M.E.M.A. 1 33s 1m36s 8 toques 2x mais13/15 realizaram 2 30s 1m40sAté 6 toques 2x mais7/15 realizaram 3 1m5s 3m10 toques 2x mais e 3x mais 3/15 realizaram Objetivo: Avaliar a usabilidade das funcionalidades de privacidade oferecidas pelo Facebook nas 3 tarefas definidas, com o usuário interagindo por meio do dispositivo móvel tablet. Teste de Usabilidade [Nielsen; Rubin] Categoria: Usabilidade Critérios para Conclusão: Avaliação do desempenho do usuário a partir medidas definidas (tempo para realizar a tarefa, número de toques (comandos) para realizar a tarefa e a quantidade de interações em que os usuários obtiveram sucesso). Participantes15 usuários Perfil:8 homens 7 mulheres Idade:Entre 18 e 47 anos - 67% usam Facebook pelo menos uma vez por dia - 60% nunca usou o tablet Fiquei inseguro na 2ª tarefa, pois a opção de bloquear as atualizações de algum amigo estão sob o rótulo DENUNCIAR/BLOQUEAR Métricas e Resultados: 7/16 M.E.: Média estimada M.A.: Média alcançada

8 Objetivo: Avaliar a acessibilidade das funcionalidades de privacidade por meio de inspeção manual e avaliação automática com diretrizes de acessibilidade. Avaliação Simplificada de Acessibilidade [Baranauskas] Categoria: Acessibilidade Critérios para Conclusão: Consolidação das avaliações individuais em um relatório de problemas de acessibilidade com os respectivos graus de severidade. Conclusões: Problemas com imagens (textos alternativos), guia de navegação (feed e cancelar atualizações) e a ordem da navegação (anúncios). Experiência no método 3 avaliadores2 – 5 aplicações 1 avaliadorAcima de 5 aplicações Avaliadores: 8/16

9 "As informações ficam misturadas, fica confuso, é difícil encontrar as coisas. É mais fácil encontrar as coisas na versão mobile, lá está mais organizado. A versão da Web não segue uma ordem de relevância, fica tudo misturado. Objetivo: Verificar a acessibilidade das funcionalidades de privacidade por observação de interação do usuário. Teste de Acessibilidade Categoria: Acessibilidade Critérios para Conclusão: A conclusão da atividade se daria pela finalização das três tarefas, sendo que a qualquer momento o usuário poderia desistir. Resultados: O usuário não foi capaz de completar as tarefas devido aos problemas encontrados (barreiras para encontrar as informações). 1 usuário com deficiência visual e usuário da versão móvel do Facebook. Participante: 9/16

10 Objetivo: Identificar a experiência emocional proveniente da interação do usuário com as três tarefas definidas. 10 Heurísticas da Emoção [Lera e Domingo] Categoria: Resposta Emocional Critérios para Conclusão: A experiência emocional de um usuário é considerada negativa na violação de 5 ou mais heurísticas classificadas por Lera e Domingo como negativas. Resultados: Participantes:15 usuários Perfil:8 homens e 7 mulheres Idade:Entre 18 e 47 anos Escolaridade:4 ensino médio, 8 ensino superior e 3 pós-graduação 10/16

11 Objetivo: Identificar a satisfação e sentimento de domínio proveniente da interação com as configurações de privacidade definidas e a realização das mesmas em tablet. Questionário SAM [Lang] Categoria: Resposta Emocional Critérios para Conclusão: A experiência emocional será considerada positiva se o usuário assinalar um dos quatro círculos da direita para a satisfação ou da esquerda para o sentimento de domínio, neutro se assinalar o círculo do meio e negativa se assinalar um dos quatro círculos da esquerda para a satisfação ou da direita para o domínio. Resultados: Nº de participantes:15 usuários Perfil:8 homens e 7 mulheres Idade:Entre 18 e 47 anos Grau de escolaridade: 4 ensino médio, 8 ensino superior e 3 pós- graduação 11/16

12 Usuário encontra dificuldades para acessar as configurações de privacidade; Problemas de usabilidade induziram ao erro; Informações de privacidade não estão localizadas de forma intuitiva e requer longa leitura; Quando a configuração pode ser realizada junto à tarefa, caso da T1, usuários realizam a tarefa com sucesso; O uso do Facebook no tablet é mais demorado e difícil, pois algumas funcionalidades estão ocultas e exigem mais toques. 12/16 Conclusões

13 ASA - ficaram evidentes as limitações do Facebook, com relação à navegação somente por teclado e texto; Teste de acessibilidade - sugerem que as dificuldades no acesso às funções de privacidade são ainda mais críticas; Muitos problemas são oriundos da arquitetura da informação do Facebook: mais de 300 links em cada página das tarefas avaliadas; não tão claramente organizados para o usuário. 13/16 Conclusões

14 Os dois instrumentos apresentam resultados similares; Corroboram com o Teste de Usabilidade e de Acessibilidade; Nas T2 e T3 usuários apresentaram mais sentimentos negativos; A T1 apresenta maior grau de satisfação e sentimento de domínio. 14/16 Conclusões

15 O Facebook apresenta problemas de usabilidade e acessibilidade que causam impactos emocionais nos usuários durante a interação e que prejudicam a configuração dos direitos de privacidade desses usuários. 15/16

16 16/16


Carregar ppt "Avaliando aspectos de privacidade no Facebook pelas lentes de usabilidade, acessibilidade e fatores emocionais Departamento de Computação - Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google