A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mãe Puríssima A Ladainha de Nossa Senhora é mais do que uma prece, é uma lista de valores humanos fundamentais. Neste mês somos convidados a contemplar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mãe Puríssima A Ladainha de Nossa Senhora é mais do que uma prece, é uma lista de valores humanos fundamentais. Neste mês somos convidados a contemplar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mãe Puríssima

3 A Ladainha de Nossa Senhora é mais do que uma prece, é uma lista de valores humanos fundamentais. Neste mês somos convidados a contemplar a pureza de Maria. Muita caricatura já se fez em torno a essa qualidade. A mãe de Deus não tem nada a ver com aquela imagem angelical de uma santinha ingênua, quase boba, que não conhece nada da vida, inexperiente, refugiada em uma experiência espiritual alienante.

4 Com as mãos postas e os olhos fechados. É esta a imagem que muita gente tem do santo. É verdade que algumas pinturas provenientes do romantismo barroco não ajudam muito a entender o sentido da verdadeira pureza e da autêntica santidade. Milhões de anjos subindo e descendo em todas a direções… nuvens e fumaça… estrelinhas e auréolas.. tudo coloca o santo mais perto do céu que da terra.

5 Na verdade o santo é alguém que tem os pés no chão e o coração no céu. Tem os olhos fixos em Deus e as mãos prontas para ajudar os irmãos. Esta é a imagem de Maria que a Bíblia nos deixou. Uma mulher que depois do êxtase experimentado na conversa com o anjo Gabriel, tem coragem de caminhar 120 quilômetros para ajudar a sua prima Isabel, que também estava grávida. E ficou ali seis meses.

6 Depois voltou para casa a pé, grávida de seis meses. Isto sim é santidade.Vivemos em um mundo que quase já não pode entender a mensagem da pureza. Mas acredito também que nossa juventude perfurada por tantos piersings e tatuada com tantos demônios e dragões, já começa a ter saudade da autenticidade original. O pecado pesa, cansa, cheira mal. A malícia faz a gente ficar feio, por mais formoso que seja o rosto.

7 O que produz em nossa juventude esse mau humor? Parece que a estrutura de pecado presente em nossa pornográfica cultura começa a cansar. A fuga na droga, no mundo virtual, na vida sexual sem critérios e limites, rouba o jovem de si mesmo e o condena à náusea e à solidão. No fundo do coração permanece sempre aceso um pequeno fogo que o faz, mais cedo ou mais tarde, sentir saudades de Deus.

8 Chega um dia em que todos precisamos de um ombro para chorar. E o primeiro lugar que procuramos é o colo da mãe. Não importa o título: imaculada, virgem, casta, santa… é mãe e pronto! Ela não acolhe por interesse. É pura. A pureza deixa a pessoa linda. A imagem que me vem é da idosa e lindamente enrugada Madre Teresa de Calcutá.

9 Nosso tempo viu mulher mais bela? Alguém lembra a miss mundo do ano passado? Alguém pode esquecer dos olhos negros de Teresa? Sua beleza foi fruto de uma existência transfigurada em Deus e a serviço dos que já não tinham esperança. Sobre isso o papa Bento XVI diz de maneira muito bela em sua encíclica Deus caritas est: “Eu vejo com os olhos de Cristo e posso dar ao outro muito mais do que as coisas externamente necessárias:

10 posso dar-lhe o olhar de amor de que ele precisa” (nº 18). O dom do olhar… isso apenas as pessoas puras podem dar. Quem usa seus olhos para explorar o corpo do outro com malícia perde este dom. Os olhos são os espelhos da alma. Mas quem se exercita em contemplar os olhos de Deus, por exemplo na Eucaristia, recebe a luz e passa a ter um rosto que brilha.

11 Nosso mundo precisa de pessoas com este olhar. O marketing dos nossos tempos quer vender de tudo maculando nossos olhos. Prostituem a imagem do corpo para vender de tudo. Vivemos em um imenso bordel. É o mercado da malícia. Não admira que também hoje as prostitutas tenham um olhar mais puro do que aqueles que as prostituem.

12 Elas nos precederão no Reino, advertiu Jesus. A pureza é uma virtude atual. Precisamos políticos puros, sem corrupção. Precisamos padres e religiosos puros, repletos de unção, sem malícia nem indiferença. É urgente pais e mães puros, que não querem apenas usar um ao outro para mendigar uma fútil sensação de felicidade. Pais capazes de dar a seus filhos o maravilhoso dom de um olhar puro.

13 Isto um filho jamais esquece. Jovens capazes de um namoro puro, que respeita o templo de Deus que é o corpo do outro… e sabe esperar, sim, sabe esperar. AVE: Amor Verdadeiro Espera! Ave Maria, mãe puríssima, rogai por nós!

14 Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria – M. Reger – Imagens –Google Formatação – Altair Castro


Carregar ppt "Mãe Puríssima A Ladainha de Nossa Senhora é mais do que uma prece, é uma lista de valores humanos fundamentais. Neste mês somos convidados a contemplar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google