A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL Público Alvo: Primeiro Ano do Ensino Fundamental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL Público Alvo: Primeiro Ano do Ensino Fundamental."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL Público Alvo: Primeiro Ano do Ensino Fundamental

2 Introdução Você já pensou em construir a casa da vovó da Chapeuzinho Vermelho? Que material poderíamos utilizar? Como seria essa casa? Quais ensinamentos podemos tirar dessa história para a nossa vida? Se mudássemos os acontecimentos da história, como ficaria? Para começarmos, iremos assistir um pequeno filme da Chapeuzinho Vermelho no YouTube. YouTube

3 Tarefas Confeccionar fantoches de vara dos personagens da história Chapeuzinho Vermelho; Em grupos, confeccionar a casinha da vovó; Construir o cartaz dos personagens da história (desenhos e nomes); Em grupos, jogar o Jogo da Memória com os desenhos e os nomes dos personagens da história; Confeccionar o livrinho individual com a nova versão da história criada coletivamente.

4 Processo Etapa 1: após ouvir a história e discutir os ensinamentos que podemos extrair da mesma, o desafio é confeccionar os fantoches dos personagens e a casinha da vovó para expor no mural da escola. Serão feitos fantoches de vara e a casinha será confeccionada através de dobraduras em cartolina. Etapa 2: depois de trabalhar a escrita do nome de cada personagem da história, será construído o cartaz dos personagens (desenhos e nomes). Cada aluno irá procurar a ficha com o nome de um dos personagens e fixá-la no espaço correspondente no cartaz. Depois de familiarizados com os nomes dos personagens, o desafio é o Jogo da Memória.

5 Processo Etapa 3: acessar os jogos referentes à história nos links indicados – Jogo das Diferenças e Labirinto.Jogo das DiferençasLabirinto Etapa 4: acessar os links Histórias Seriadas – Vestidinho Vermelho, e Chapeuzinho e Lobo Mal com roupas da moda para, através destas atividades, pensar na proposta da última etapa.Histórias Seriadas – Vestidinho VermelhoChapeuzinho e Lobo Mal com roupas da moda Etapa 5 (culminância): recontar a história – confeccionar um livrinho individual com a versão da história criada pela turma.

6 Recursos Livro e CD: Chapeuzinho Vermelho (Coleção Clássicos Inesquecíveis – Adaptação Patrícia Amorim). Sites: – Filme da História Filme da História – Jogo das Diferenças Jogo das Diferenças – Labirinto Labirinto – Histórias Seriadas – Mônica em Chapeuzinho Vermelho Histórias Seriadas – Mônica em Chapeuzinho Vermelho – Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau com roupas da moda Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau com roupas da moda

7 Avaliação Conteúdos: confecção de fantoches e cartazes, relação desenho/palavra; identificação de semelhanças e diferenças em imagens; produção de texto coletivo; confecção de um livrinho de história. Trabalho em grupo: cooperação, participação de todos os integrantes, conclusão das atividades propostas. Recursos tecnológicos: realização de atividades na internet.


Carregar ppt "O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL Público Alvo: Primeiro Ano do Ensino Fundamental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google