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Joanne Finkelstein. O alimento deixou de ter como objetivo principal a nutrição. Isso torna o desejo por comida não uma simples questão de atender às.

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1 Joanne Finkelstein

2 O alimento deixou de ter como objetivo principal a nutrição. Isso torna o desejo por comida não uma simples questão de atender às necessidades básicas de alimentação, e sim, parte de um discurso social em que identidades pessoas e coletivas são definidas e apresentadas A comida transformou se em símbolo, ícone e status. Bell & Valentine: Diferentes culturas, diferentes hábitos alimentares.

3 Entretenimento: Ovos Febergé, os bananas de pijama, bolas de golfe, cigarros, animais, sapatos de salto alto e telefones celular feitos de chocolate. Antonin Carême: Acrescentou diversão às refeições. Ryoichi Majima: Noodle Boy e Noodle Girl.

4 O prato escolhido por cada pessoa demonstra seu status, gênero, idade, sexualidade e identidade étnica, além de representar estados de espírito como entusiasmo e calma. Onde e como comemos, com quem, a que horas comemos, são pontos influenciados diretamente por diversos fatores do cotidiano, como idade, gênero, status social e renda. O alimento é universal e mundano além de revelar hábitos culturais especificos. Influência na sociedade de consumo e da popularidade dos restaurantes. As empresas de alimentos estão sempre desenvolvendo modismo nos gostos dos consumidores com o intuito de promover os seus negócios.

5 Restaurante: O local onde se compram refeições em vários períodos do dia e da noite. Século XIX: Sopa medieval para pessoas doentes. Nos restaurantes os famosos eram vistos pelos não famosos. Restaurante x Moda

6 Restaurante a la modeRestaurante moderno Hábitos das Casas de café Ficavam em pé Todas as classes Atendimento rápido Café ao ar livre Sentados em mesas Classes medias e altas Atendimento mais lento

7 O restaurante tornou-se parte da estrutura econômica de larga escala da sociedade industrializada e de âmbito internacional. Seu sucesso esta ligado à explosão dos gostos humanos e das atividades sociais que caracterizam a era liberal moderna Cesar Ritz – Decoração inteligente, teatralidade do restaurante. Tamanho das taças, decoração, design da louça e preço do serviço faziam com que o cliente não prestasse atenção na qualidade da comida. Jean Anthelme Savarin afirmava que era possível encontrara neles uma gama de personagens interessantes: o homem solitário, que faz o seu pedido em voz alta, não tem paciência de esperar e como rápido; famílias que se comprazem em estar fora de casa; marido e mulher que não tem muito o que dizer um ao outro, mas se divertem em observar silenciosamente o que ocorre ao seu redor; e amantes que saboreiam as restrições do seu ardor por estarem em público.


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