A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARASITAS E ECTOPARASITAS Trabalho realizado por: Margarida Lopes nº16 Mariana Nogueira nº19 Marta Morgado nº20 Matilde Gomes nº24.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARASITAS E ECTOPARASITAS Trabalho realizado por: Margarida Lopes nº16 Mariana Nogueira nº19 Marta Morgado nº20 Matilde Gomes nº24."— Transcrição da apresentação:

1 PARASITAS E ECTOPARASITAS Trabalho realizado por: Margarida Lopes nº16 Mariana Nogueira nº19 Marta Morgado nº20 Matilde Gomes nº24

2 Introdução……………………………………………………………………………………………..3 Parasitas/Hospedeiros…………………………………………………………………………….4 Explicação da relação interespecífica em estudo…………………………………….5 Exemplos/ imagens…………………………………………………………………………………6 Carraça-Boi…………………………………………………………………………………….………7 Pulga-Cão……………………………………………………………………………………………….8 Processionárias-Folhas das Árvores…………......………………………………………..9 Piolho-Ser Humano……………....………………………………………………………… Conclusão………………………………………………………………………………………………11 Bibliografia/Sitografia…………………………………………………………………….……..12

3 Parasitismo: O parasitismo é um tipo de adaptação em que um organismo (parasita) retira vantagens de outro organismo (hospedeiro), permanecendo durante um período mais ou menos duradouro. Neste tema, a relação biótica em questão, é a interespecífica, ou seja, ambos os seres vivos em ação são de espécies diferentes. Este divide-se em dois grupos, os ectoparasitas e os endoparasitas. O grupo de que iremos falar é o ectoparasitíssimo.

4 Parasitas: Os parasitas são organismos que vivem em associação com outros, dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo (hospedeiro). Hospedeiro: É um organismo que álgebra outro ser no seu interior ou o carrega sobre si. O hospedeiro pode ser dividido em quatro tipos: Hospedeiro definido Hospedeiro intermediário Hospedeiro de transporte Hospedeiro reservatório

5 EXPLICAÇÃO DA RELAÇÃO INTERESPECÍFICA EM ESTUDO O ectoparasitismo é quando os parasitas vivem á superfície do corpo do hospedeiro. Estes servem-se do corpo humano como fonte de alimento, prejudicando-o. No entanto são poucas as vezes em que um parasita leva á morte um hospedeiro. Quando os parasitas se encontram á superfície da pele, alimentam-se da epiderme (camada exterior da pele) ou do sangue.

6

7 As carraças localizam-se sobretudo nos climas húmidos ou secos. Encontram-se em toda a Terra pois a sua principal ação atua nos seres humanos ou nos animais que possuem a sua fonte de alimento. As carraças geralmente têm a forma oval e a sua carapaça é composta por quitina. Estas parasitam muitos animais, os hospedeiros, como por exemplo o boi. Sugam-lhes o sangue, causando irritações na pele dos hospedeiros e transmitindo-lhes, por vezes, doenças.

8 As pulgas têm como hábitos alimentar-se do sangue de cães e gatos, picando o homem ocasionalmente. Essas criaturas possuem seis pernas e não têm asas, mas podem alcançar cães altos num único salto. Cães com pulgas são um grande problema. A maioria dos cães e gatos têm pulgas pelo menos uma vez na vida. A pulga pode pular mais de 100 vezes o seu comprimento

9 Estes seres vivos (processionárias), são um género de lagarta que se alimenta das folhas das arvores (pinheiro), por isso é conhecido por desfolhador de pinheiros e cedros. Esta lagarta não deve ser tocada pois provoca doenças bastante graves como a Cobrão, que pode levar á morte.

10 Os piolhos têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento, corpo achatado e garras que lhes permitem a fixação ao hospedeiro. Os ovos do piolho, ou lêndeas, possuem uma cor branca. Cada espécie de piolho tem uma relação própria com um determinado tipo de hospedeiro. Os piolhos habitam o cabelo ou pelagem do hospedeiro, onde se alimentam de sangue, resíduos e substancias libertadas pela epiderme (gordura da pele).

11 Concluímos, que os animais que sofrem de parasitismo, designados por hospedeiros, não têm morte imediata, mas vão enfraquecendo cada vez mais, pois o parasita vive à sua custa, prejudicando-o. Ficamos a perceber mais sobre um dos grupos do parasitismo: o ectoparasitismo, o grupo em que os parasitas se encontram à superfície do hospedeiro.

12 Planeta Vivo – sustentabilidade na Terra Descobrir a Terra Bioterra


Carregar ppt "PARASITAS E ECTOPARASITAS Trabalho realizado por: Margarida Lopes nº16 Mariana Nogueira nº19 Marta Morgado nº20 Matilde Gomes nº24."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google