A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio."— Transcrição da apresentação:

1

2 APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio harmonioso entre o homem e o meio ambiente. O modo como ainda vivem revelam informações preciosas dos nossos ancestrais. Nesta atividade vamos possibilitar aos alunos que aprendam sobre a cultura indígena: quais são as línguas, os tipos de rituais praticados, a organização do trabalho, as artes desenvolvidas e principalmente dados das regiões onde as comunidades moram. A idéia é que os alunos se tornem agentes de viagens e montem um roteiro ecológico completo para visitar uma aldeia. Para isso, eles vão explorar diferentes regiões na Internet, escolher um povo, verificar quais são os atrativos, pensar em tudo que pode ser visitado, sem é claro, incomodar a população local ou degradar a natureza. Eles deverão montar um Cartão Postal Publicitário com todas as informações de como será a viagem: como chegar, onde se hospedar, o que vai ser visitado, quando e como. Por fim, vão trocar este material por . E você, está pronto para brincar de Índio? Público alvo: A partir do 7º ano do ensino fundamental Disciplina: Geografia Tema transversal: História, Educação Artística, Língua Portuguesa, Softwares necessários: Internet Explorer, Microsoft Word, MSN Hotmail Tempo previsto: 8 aulas ! A atividade aqui desenvolvida foi criada por educadores norte-americanos e está publicada no site internacional da Microsoft. Está adaptada à realidade brasileira e detalhada em um plano de aula completo. This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour. Confira a atividade A Road Trip

3 ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Da aldeia virtual aos povos indígenas está dividida em 2 encontros. Na sala de aula, os alunos são introduzidos ao tema e é apresentada a proposta de trabalho, que já começa a ser planejada. Já no laboratório de informática é realizada a pesquisa para montar o cartão. Por fim, os alunos vão divulgar os planos de viagens por s para toda a turma e apresentarão os trabalhos. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (4 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 – Preenchimento da folha de atividade NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Criação do Cartão Postal Etapa 3 – Envio de s Etapa 4 – Conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

4 ! NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Acesse os sites:
DICA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Inicie a aula com a projeção de uma imagem que represente a cultura indígena. Comente com os alunos, que essa cultura foi e está sendo preservada até os dias de hoje. Apesar da interferência tecnológica, a fonte de riquezas dos Índios continua sendo a natureza, de onde eles tiram seus alimentos, materiais para os rituais e produzem arte. Peça para que os alunos citem o que lembram ou imaginam sobre as regiões onde vivem as aldeias indígenas, como por exemplo: estão a maioria na região norte, moram em ocas, o acesso a região é por barcos, entre outros. Anote na lousa tudo que os alunos forem dizendo. Use o texto Aldeia Indígena como material de apoio. Comente sobre a importância de preservar estes locais, mas como seria muito interessante também poder visitá-los por meio de programa turístico ecologicamente amparado. Apresente a proposta da atividade aos alunos. Mencione que eles serão os agentes de viagens e terão que escolher um local para levar um grupo de turistas, mas para isso, terão antes que mapear o local, criar um roteiro de viagem prevendo hospedagem, transporte e no final um cartão postal publicitário de divulgação para atrair os clientes, que será enviado por . Acesse os sites: Indíos On-line Museu do Índio Povos Indígenas no Brasil IBGE ! Aldeia Indígena Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade. Solicite a ajuda do responsável pelos equipamentos.

5 NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PREENCHIMENTO FOLHA DE ATIVIDADE
Separe os alunos em grupos de 4 integrantes; Entregue para cada grupo a folha de atividade (antes da aula, tire cópias no laboratório de informática, o arquivo Ficha de atividade que já está pronto, basta ser impresso). Oriente-os para o preenchimento: nome do grupo e integrantes. Os demais itens deverão ser preenchidos durante as aulas no laboratório de informática. A Parte A corresponde à pesquisa na Internet e a Parte B são dados fundamentais para a criação do cartão postal. É interessante que os alunos definam um líder, ou seja, quem será responsável por articular o trabalho da equipe e trazer possíveis dúvidas para sala. Folha de atividade Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

6 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DICA ETAPA 1 – PESQUISA Inicie a aula explicando como será esta parte da atividade. Escreva na lousa as etapas e estipule prazos. Pense em intervalos de 10 a 15 minutos entre as etapas, prevendo atrasos e tempo para os alunos se organizarem e conversarem. Oriente-os para realizar a pesquisa na Internet. Leia e imprima o arquivo Passo a passo pesquisa. Na folha de atividade os alunos encontram os tópicos básicos para a pesquisa. A partir da definição do grupo indígena, eles vão pesquisar sobre tudo o que envolve a população local e o meio ambiente em que vivem. É importante que eles descubram peculiaridades da região escolhida, pois isso será o destaque da atividade e servirá de destaque na montagem do cartão. O ideal é que sejam disponibilizados pelo menos 2 computadores para cada grupo, desta forma os alunos trabalharão em pares, um auxiliando o outro. Vincule e direcione a atividade à um dos temas que está sendo abordado no ano em questão. Como por exemplo, solicite aos alunos que aprofundem a pesquisa na geologia da região escolhida, ou mesmo em encontrar um mapa com rios e os afluentes, eles não vão incluir este material no Cartão Postal, mas apresentá-lo no final da atividade. Passo a passo pesquisa

7 Exemplo de Cartão Postal Passo a passo Cartão Postal
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DICA ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO CARTÃO POSTAL Agora que os alunos estão com todas as informações em mãos, eles vão separar, escolher e editar o que entrará no cartão postal publicitário. Solicite que o grupo se reúna e juntos vão decidindo o que será incluído no cartão e como será divulgado o plano de viagem na apresentação, portanto são dois materiais a serem preparados. Mostre um exemplo de layout para que eles possam se basear e ter noção de espaço e de como vão compor. Exiba o arquivo Exemplo de Cartão Postal. Mencione que o ideal para o cartão postal é escrever textos curtos, numa linguagem direta, em primeira pessoa, como se estivesse conversando com o leitor. Já as fotos devem ser atrativas, coloridas para chamar atenção. Veja como criar o cartão no arquivo Passo a passo Cartão Postal. Imprima o arquivo e siga os passos com os alunos. É muito importante que você acompanhe como está sendo dividido o trabalho entre os integrantes do grupo. Todos devem ter responsabilidades e participar. Se necessário chame a atenção do líder. Exemplo de Cartão Postal Passo a passo Cartão Postal

8 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DICA ETAPA 3 – ENVIO DE Agora chegou o momento dos alunos divulgarem os Roteiros de Viagem com o envio dos Cartões Postais. Ajude os alunos a criarem os s e como proceder para enviar, leia e imprima o arquivo Passo a Passo s. ETAPA 4 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Com a atividades pronta, reserve uma aula para exibir e debater cada um dos trabalhos. Cada grupo deve apresentar o seu Cartão e explicar o roteiro com base no texto preparado anteriormente. Os outros grupos também participam comentando as impressões que tiveram e se iriam ou não visitar aquele local. É importante que você, professor, ressalte todos os pontos geográficos citados pelos alunos, complementando a informação. Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade. Passo a passo s

9 CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Vivian Ragazzi Editora de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Idéia Original CORP Confira a atividade em: <http://www.microsoft.com/education/roadtrip.mspx> Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Muitas das aldeias indígenas espalhadas pelo Brasil preservaram durante séculos uma cultura riquíssima, que representa o equilíbrio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google