A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA

2

3 Sistemas Econômicos Forma política, social e econômica de organização de uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam, buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.

4 Sistemas Econômicos Elementos Básicos de um sistema econômico Estoques de recursos produtivos ou fatores de produção; Complexo de unidades de produção (empresas); Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.

5 Sistemas Econômicos Classificação em dois grandes grupos (economia planificada ou centralizada) Sistema Socialista (economia planificada ou centralizada) (ou economia de mercado) Sistema Capitalista (ou economia de mercado)

6 Sistemas Econômicos Sistema Socialista Questões econômicas resolvidas por um órgão central de planejamento. Propriedade pública dos fatores de produção (meios de produção).

7 Sistemas Econômicos Sistema Capitalista Funcionamento da economia é regido pelas forças do mercado; Propriedade privada dos fatores de produção; Sistema de mercado predominante atualmente.

8 O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA Conflito: as necessidades das pessoas são ilimitadas, porém os fatores disponíveis para a produção de bens e serviços são limitados. Esse problema é chamado de lei de escassez. A teoria econômica busca conhecer e sistematizar as soluções pela análise do comportamento dos agentes econômicos envolvidos nesse problemas para, então, propor soluções melhores.

9 SISTEMA ECONÔMICO I DEFINIÇÃO DE SISTEMA ECONÔMICO S Sistema econômico: é a reunião dos elementos participantes da produção do consumo de bens e serviços que satisfazem às necessidades da sociedade, organizados de acordo com o ponto de vista econômico, social, jurídico, institucional, etc.

10 QUATRO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS 1. O que produzir? É necessário identificar as necessidades e o que irá satisfazê-las. 2. Quanto produzir? É É necessário determinar quantitativamente o produto necessário à satisfação das necessidades.

11 QUATRO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS 2 3. Como produzir? É necessário empregar os fatores trabalho, capital e recursos naturais para se obter determinado bem ou serviço. 4. Para quem produzir? É necessário determinar de que forma será distribuído o produto do trabalho coletivo aos elementos da sociedade.

12 CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO Curva de possibilidade de produção: indica as quantidades máximas de bens e serviços que podem ser produzidas quando todos os fatores de produção disponíveis estiverem empregados. A curva de possibilidade de produção pressupõe o pleno emprego dos fatores de produção disponíveis.

13 Curva de possibilidades de produção (ou curva de transformação)

14 Categorias da produção econômica Unidades produtoras: instituições em que são organizados os fatores de produção. Ex.: fábrica de automóveis, banco, etc. Bens ou serviços de consumo: são aqueles que se destinam ao atendimento direto das necessidades das pessoas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis (por exemplo, geladeiras, fogões, automóveis) ou como não-duráveis (alimentos, produtos de limpeza).

15 Categorias da produção econômica B Bens e serviços intermediários: são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo. Exemplo: insumos, matérias- primas e componentes. Diferenciam-se dos bens finais, que são vendidos para consumo ou utilização final. Os bens de capital, como não são consumidos no processo produtivo, são bens finais, e não intermediários.

16 Categorias da produção econômica Bens de capital: são aqueles que aumentam a eficiência do trabalho humano. São utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: máquinas, equipamentos e instalações.

17 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO i O sistema econômico é composto por três setores básicos: T 1. Setor primário: constituído por unidades produtoras que usam intensamente os recursos naturais e não modificam substancialmente seus produtos.

18 SETOR PRIMÁRIO

19 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO 2. Setor secundário: constituído por unidades produtoras dedicadas às atividades industriais, por meio das quais os bens são transformados.

20 SETOR SECUNDÁRIO

21 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO 3. Setor terciário: este se diferencia dos outros, pois seu produto não é tangível, concreto. Ele é constituído por unidades produtoras que prestam serviços.

22 SETOR TERCIÁRIO

23 SETORES DA ECONOMIA (PESQUISA)

24 . OS FLUXOS DO SISTEMA ECONÔMICO l Fluxo de produto ou real: é formado pelo bens e serviços produzidos no sistema econômico. Ele constitui a oferta da economia. l Fluxo de renda ou monetário: é formado pelo pagamento que os fatores de produção recebem durante o processo produtivo. Ele representa a demanda ou procura da economia.

25 FLUXO DO SISTEMA ECONÔMICO

26 OFERTA + DEMANDA = MERCADO Mercado: é formado pelos fluxos de produto e de renda, respectivamente, a oferta e a demanda da economia.

27 SISTEMA ECONÔMICO

28 CIRCULAÇÃO NO SISTEMA ECONÔMICO A Circulação: é o processo pelo qual os fluxos de renda e de produto circulam entre as entidades do sistema econômico, possibilitando-lhes cumprir adequadamente o seu papel.

29 CIRCULAÇÃO NO SISTEMA ECONÔMICO

30 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA


Carregar ppt "O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google