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PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.

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1 PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E METODOLOGIAS

2 PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Planeamento e Implementação do SI Sistemas Gestão de Indicadores – pedidos de AIM Gestão Financeira e Patrimonial

3 GÉNESE Face à crescente necessidade de integração de toda a informação produzida e gerida nas diferentes estruturas do INFARMED foi superiormente determinada a elaboração de um Plano de Sistemas de Informação (PSI) que servisse de quadro de referência para os projectos de informatização necessários, garantindo a integração dos vários subsistemas numa arquitectura global de informação. Constituição de Equipa de trabalho, Multidisciplinar, 6 elementos PLANEAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SI

4 Classificação dos sistemas informáticos Estratégicas se apoiam processos ou actividades que são fundamentais para o futuro imediato da organização; Nucleares se apoiam processos ou actividades de negócio, ou relacionados especificamente com o cumprimento da sua missão, que são considerados vitais e críticos para o presente da organização; De suporte se apoiam processos ou actividades desenvolvidas pela organização para a sua gestão interna, quer a nível global quer a nível da gestão dos respectivos recursos; De ponta se apoiam processos ou actividades de alto potencial, que, não sendo críticos para o negócio, configuram uma postura antecipativa em relação à utilização das tecnologias de informação, numa perspectiva da organização melhor cumprir a sua missão. PORTFÓLIO DE SISTEMAS

5 GESTÃO DE INFORMAÇÃO COMUNITÁRIA E INTERNACIONAL APOIO ÀS COMISSÕES CONSULTIVAS APOIO LEGISLATIVO GESTÃO DE PROCESSOS DE CONTRA-ORDENAÇÃO GESTÃO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA GESTÃO DOCUMENTAL GESTÃO DE INSTALAÇÕES GESTÃO DE FORMAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL GESTÃO DE RECEITAS GESTÃO DE TAXAS SISTEMAS ESTRATÉGICOS SISTEMAS NUCLEARES SISTEMAS DE SUPORTE APOIO À GESTÃO E DECISÃO -------- GARANTIA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE PONTA GESTÃO DE PRODUTOS DE INFORMAÇÃO -------- GESTÃO DE ACÇÕES DE DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS INFRA-ESTRUTURA DE REDE E COMUNICAÇÕES INFRA-ESTRUTURA DE HARDWARE E SOFTWARE GESTÃO DE PRODUTOS E SAÚDE GESTÃO DE ENTIDADES GESTÃO DE LICENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS GESTÃO DE SUBSTÂNCIAS GESTÃO DE SUBSTÂNCIAS CONTROLADAS GESTÃO DE A.U.E. GESTÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS CERTIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE SAÚDE GESTÃO DE ALERTAS GESTÃO DE MEDICAMENTOS SISTEMAS FUNCIONAIS PORTFÓLIO DE APLICAÇÕES FARMACOVIGILÂNCIA E SEGURANÇA DE MEDICAMENTOS GESTÃO DE COMPARTICIPAÇÕES DE MEDIC. DE USO HUMANO EPIDEMIOLOGIA E ECONOMIA DO MEDICAMENTO INSPECÇÃO DA ACTIVIDADE FARMACÊUTICA CONTROLO DE PROFISIONAIS E TÉCNICOS DE SAÚDE GESTÃO DE LABORATÓRIO MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS ACTUAIS VIGILÂNCIA DE PRODUTOS DE SAÚDE PORTFÓLIO DE SISTEMAS

6 MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS ACTUAIS CRITÉRIOS1) Precedências – existência de sistemas cujo desenvolvimento depende da existência prévia de outros sistemas ; 2) Actividades sem qualquer suporte aplicacional – actividades para as quais os sistemas actuais não respondem às necessidades, pela inexistência ou pela impossibilidade deintegração com a restante informação; 3) Imagem Institucional – as exigências actuais obrigam as instituições a munir-se das ferramentas de comunicação e troca de informação com o exterior, que necessitam de sistemas deponta; 4) Desburocratização da instituição – estes sistemas permitirão aumentar o grau de automatização de diversas tarefas; 5) Cumprimento das obrigações de Portugal enquanto Estado Membro da UE – garantia de cumprimento das exigências decorrentes da transposição de Legislação comunitária eacordos internacionais. níveis de prioridade para a implementação PRIORIDADES

7 De acordo com as competências do INFARMED Entidades Substâncias e Substâncias Controladas Medicamentos Dispositivos Médicos Ensaios Clínicos Farmacovigilância e Segurança de Medicamentos PRINCIPAIS SISTEMAS INTEGRADOS NO SI Sistemas Funcionais

8 Sistemas de Ponta Internet Intranet PRINCIPAIS SISTEMAS INTEGRADOS NO SI

9 SISTEMAS EXISTENTES – relação exterior IGIF – SRS ANF E AFP ADSE E SUB SISTEMAS DE SAÚDE SEGURADORAS OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

10 PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Planeamento e Implementação do SI Aplicações Gestão de Indicadores – pedidos de AIM Gestão Financeira e Patrimonial

11 APOIO À GESTÃO DOS PROCESSOS Informação do Gestproc Diversos tipos de indicadores Validação Avaliação Gestão Diferentes critérios Tipo de processo Gestor Requerente / Titular de AIM Gestão de Indicadores – pedidos de AIM

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13 PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E METODOLOGIAS


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