A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como reduzir o número de objetos que geram lixo. Trabalho interdisciplinar desenvolvido na escola municipal Altina Olívia Gonçalves, pelos professores:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como reduzir o número de objetos que geram lixo. Trabalho interdisciplinar desenvolvido na escola municipal Altina Olívia Gonçalves, pelos professores:"— Transcrição da apresentação:

1 Como reduzir o número de objetos que geram lixo

2 Trabalho interdisciplinar desenvolvido na escola municipal Altina Olívia Gonçalves, pelos professores: FABIANA ALVES DA SILVA ANDRADE (Colaboradora de Matemática), GEIZA VICENTE COELHO (Profª. Regente de Ciências), IZINÁ HELENA DA PENHA VIANA ( Profª.Regente de Geografia), MARIA DO CARMO SARAIVA CAMPOS(Colaboradora de Língua Portuguesa), MARLENE (Colaboradora de Matemática ) e SARA ALVES DA SILVA HERDY (Profª.Regente de Matemática)

3 Sustentabilidade, como reduzir a quantidade de lixo gerada pela população de Ipatinga

4 Ipatinga é uma cidade que tem 47 anos e certamente durante esses anos passou por mudanças no aspecto estrutural, populacional, número de bairros, quantidade de lixo gerada, na quantidade de veículos automotores circulando na cidade e outros. Quando fundada, em 1958, tinha apenas poucos habitantes e hoje apresenta mais de Será que com esse crescimento populacional, acrescido de todos os demais fatores citados, houve alguma forma de agressão ao planeta? Essa é a problemática que levantamos a fim de encontrarmos meios para cooperarmos com o meio ambiente.

5 A professsora colaboradora de Língua Portuguesa, Maria do Carmo, levou aos alunos da turma do 8º ano A matutino, A CARTA AO INQUILINO, autor desconhecido, no qual o planeta faz um apelo a seus moradores para que não ponham fim à TERRA. Propôs então que eles respondessem à carta propondo soluções que diminuissem os impactos ambientais e a destruição praticada pelo homem. Os alunos sentiram-se envolvidos, produziram seus textos. Depois de corrigidos, efetuaram a reescrita e então a professora percebeu que poderia explorar mais o tema.

6 Apresentou o trabalho à professora de geografia e esta achou que valeria a pena elaborarmos um projeto interdisciplinar. Sugestão também dada pela coordenadora, Isaura, que propôs que usássemos o material na Mostra Cultural que acontecerá em novembro. Conversando com outros colegas conseguiu adesão para a formação de um trabalho interdisciplinar. Assim nos convidou e também à professora de Ciências. Começamos a pesquisar sobre o tema a fim de encontrarmos material de apoio. Selecionamos então os textos e videos, relacionados na bibliografia, que pudessem aguçar a curiosidade dos alunos em relação ao tema.

7 Aplicar a sustentabilidade no dia a dia. Apresentar idéias criativas para reduzir a quantidade de lixo. Compreender a idéia principal de um texto e redigir textos articulando o tema, objetivo, linguagem apropriada ao público respeitando as características do gênero. Apresentar os resultados de um exercício, tarefa ou projeto escolar. Levantar informações e dados apresentando-os em tabelas e gráficos. Confeccionar os trabalhos utilizando materiais reciclados.

8 Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos irão montar um jornal mural e um jornal falado. Nele veicularão as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias e outros com enfoque no tema Sustentabilidade. Cada grupo desenvolverá um texto sobre o assunto abaixo descrito.

9 1º grupo: Escrever uma carta à população de Ipatinga sugerindo que aproveitem melhor os alimentos para diminuírem na quantidade de lixo produzida no dia a dia. 2º grupo: Escrever uma reportagem sobre um flagrante dado pela prefeitura de Ipatinga a uma empresa que jogou lixo na beira do rio. 3º grupo: Montar uma história em quadrinhos sobre a poluição na cidade. 4º grupo: Criar uma receita sugerindo o aproveitamento de alimentos que muitos jogam no lixo ou uma carta de leitor agradecendo pela receita encontrada na edição anterior 5º grupo: Criar uma notícia sobre a prisão de um senhor que pôs fogo em uma área da cidade e este incêndio devastou muitos hectares, matou animais e causou problemas respiratórios à população.

10 Nas aulas de Geografia, os alunos farão uma exposição de objetos que geram lixo, e os mesmos grupos formados apresentarão: 1º grupo: meios de transportes ( carros, bicicletas, navios, aviões, barcos, trens...) 2º grupo: alimentos que geram lixo( banana, abacaxi, limão, legumes...) 3º grupo: eletroeletrônicos (Tv, rádios, celulares, geladeiras, MP,vídeos cassetes, DVD 4º grupo : separação do lixo ( montar um kit ensinado a separar o lixo) 5º grupo: reciclagem (exibir matérias feitos a partir da reciclagem)

11 Nas aulas de Ciências, cada grupo confeccionará dois cartazes apresentando idéias criativas para salvar o planeta ou criarão Slogans alusivos ao tema e a sala deverá confeccionar um folder gigante com os dez mandamentos do consumidor consciente.

12 Nas aulas de Matemática, os alunos em grupos levantarão dados sobre: 1º grupo: números de habitantes de Ipatinga hoje e no passado. 2º grupo: o número de veículos automotores de Ipatinga hoje e na época de sua fundação. 3º grupo: quantidade de lixo produzida há 20 anos e a quantidade atual 4º grupo: o tempo para a duração do lixo no meio ambiente ( vidro,plástico, papel, madeira, pilhas, pneu...) 5º grupo: reciclagem do lixo. Após a coleta dos dados cada grupo deverá elaborar gráficos ou tabelas apresentando o resultado de sua pesquisa, de forma criativa, utilizando materiais reciclados.

13 15/02 - Texto Carta ao inquilino – Leitura e produção 12/05 - Entrega dos textos à turma para a reescrita ( trabalhando o Gênero carta) 19/05 - Reavaliação da reescrita e ilustração 11/08 – Convite aos professores de Ciências, de Matemática e de Geografia 02/09 – Entrega do pré-projeto aos colegas 09/09 – Abertura do projeto com a exibição de vídeos para as turmas do 8A e 9B 19/09 – Correção dos poemas da turma 8A, criação dos slogans, aula de Ciências 21/09 – Produção dos mandamentos do consumidor consciente – 9B 22/09 - Confecção dos slogans – aula de Ciências 23/09 – Exposição dos objetos que geram lixo – aula de Geografia 24/09 – Pesquisa de dados para a construção das tabelas e gráficos 26/09 – Confecção de tabelas e gráficos 03/10 – Exposição dos trabalhos de Matemática

14 FABIANA ALVES DA SILVA ANDRADE (Colaboradora de Matemática) GEIZA VICENTE COELHO (Profª. Regente de Ciências) IZINÁ HELENA DA PENHA VIANA ( Profª.Regente de Geografia) MARIA DO CARMO SARAIVA CAMPOS (Colaboradora de LínguaPortuguesa) MARLENE (Profª.Regente de Matemática ) SARA ALVES DA SILVA HERDY (Profª.Regente de Matemática)

15 As duas turmas envolvidas fizeram várias produções de textos, foi realizado debate, confecção de gráficos e tabelas, produção de poemas, criação de slogans e durante as aulas todas as atividades foram direcionadas para esse fim, com avaliação contínua.

16 anual.shtml anual.shtml (musica) ce8n4 ce8n4 liza.blogspot.com/2009/08/ liza.blogspot.com/2009/08/

17 Sites : ml ml ml ml (musica) o-jornal-em-sala-de-aula.html#ixzz1W5JMFctS o-jornal-em-sala-de-aula.html#ixzz1W5JMFctS Revista Nova Escola –No 244-agosto2011

18 MOSTRA DE MATEMÁTICA 8º ANO A PROFESSORES RESPONSÁVEIS:FABIANA E SARA

19

20

21

22

23

24

25

26 Os alunos confeccionaram os gráficos de colunas utilizando embalagens de papelão, dominó, fósforo, barbante, peças de quebra-cabeça e cartas de baralho que já não tinham mais utilidade. E o pictograma, utilizando bonequinhos confeccionados com folhas de revista e palitos.

27

28 Utilizaram papelão, jornal e carrinhos para apresentar os dados pesquisados.

29

30

31 Gráficos confeccionados com garrafas pet, tampinhas de garrafa, papéis de bala, aparas de lápis, papelão e outros.

32

33

34

35

36

37

38

39

40 Os alunos verificaram que o crescimento populacional influi diretamente na produção de lixo. E que a quantidade de veículos em Ipatinga aumentou muito, provocando a poluição do ar e também mais objetos que vão parar no lixo, como pneus,por exemplo. Como solução sugeriram que as pessoas andassem mais a pé, utilizassem bicicletas – o que torna a vida mais saudável – e que para distâncias mais longas optassem por condução coletiva. Pesquisaram sobre o tempo de duração do lixo no ambiente e sobre quais materiais podem ser reciclados. Entenderam que aplicar a sustentabilidade também pode ser uma forma de lucrar, pois muitos materiais podem ser vendidos para serem reciclados, podem aproveitar cascas e talos de alimentos em receitas nutritivas, restos de alimentos para produzir adubo, confeccionar enfeites com sucatas e aproveitar diversos materiais. Concluíram que podem retirar do que normalmente abandonavam na natureza para se degradar por dezenas ou milhares de anos algum tipo de lucro que possa melhorar suas vidas agora.


Carregar ppt "Como reduzir o número de objetos que geram lixo. Trabalho interdisciplinar desenvolvido na escola municipal Altina Olívia Gonçalves, pelos professores:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google