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Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.

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1 Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber a importância dos infográficos na comunicação das informações. Localizar informações em Infográficos. Utilizar informações provenientes de infográficos para a resolução de situação problema. Analisar tabelas e gráficos presentes em infográficos.

2 Conteúdos Tabelas Gráficos de linhas, barras e pizza
Leitura de imagens Infográficos

3 Figura 1 – Números o Metrô de São Paulo.
Parte 1- Para onde olhar? Figura 1 – Números o Metrô de São Paulo. Fonte: VANNUCHI, 2009. Existe uma linearidade na leitura dessas informações? O que você observou primeiro? Os números? A ilustração das trajetórias dos trens? O texto escrito?

4 Outros tipos de gráfico
Pesquisa Dados Tabelas Gráficos Infográficos Gráficos de barras Gráficos de linhas de pizzas Outros tipos de gráfico Figura 2- A relação entre dados, tabelas e gráficos.

5 Figura 3 - A relação entre dados, tabelas e o infográfico.
Com os dados colhidos podemos montar uma tabela que auxiliará na elaboração de um infográfico.

6 INFORMAÇÕES NÃO VERBAIS
O infográfico, em sua apresentação, engloba diversos elementos (fotografias, desenhos, diagramas estatístico etc.). Todos esses elementos são acompanhados de textos sintéticos e dados numéricos. INFOGRÁFICO DESENHOS FOTOGRAFIAS GRAFICOS TABELAS DIAGRAMAS INFORMAÇÕES VERBAIS INFORMAÇÕES NÃO VERBAIS NÚMEROS Figura 4 – Elementos de um infográfico.

7 Parte 2- Dólar, meio ambiente, Internet, trânsito, samba
Parte 2- Dólar, meio ambiente, Internet, trânsito, samba.... no infográfico pode tudo! Objetivo do infográfico: Apresentar e explicar a a informação de maneira dinâmica (mapas, manuais, artigos técnicos ou educativos). Jornais e revistas: ele descreve como aconteceu determinado fato, suas causas e consequências.

8 Figura 5 - Infográfico – Dólar em alta.
Fonte: AGÊNCIA GRAFFO, 2012.

9 Figura 6 – Como as diferentes faixas etárias interagem na rede.
Fonte: BERTOCCHI, 2011.

10 Figura 7 – A água que você não vê.
Fonte: GUIMARÂES, 2012.

11 Caro diagramador. A figura 8 que entraria nesse slide é muito grande e não coube aqui. Caso vc não consiga colocá-la, por favor, divida-a em duas partes. A primeira parte ficando neste slide e a segunda parte no próximo slide. Obrigado.

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13 Este número será utilizado para elaborar o gráfico abaixo.
Figura 9 – Carnaval no Rio. Fonte: MILLER, 2012. Você conseguiu perceber aqui a presença do gráfico? Ele traz informações sobre os principais blocos cariocas! Observe o uso dos ícones para comunicar os atendimentos hospitalares e o lixo recolhido. Este número será utilizado para elaborar o gráfico abaixo. Aqui o autor “brinca” com a informação referente ao número de detidos. Observe que o número “1.000” está se desmanchando.

14 Resgatando a aula 2 - Leitura de um gráfico
Eventualmente pode estar condicionada a interpretação de outras variáveis. Ocorrerão situações nas quais se faz uso de outras habilidades que associadas à sua habilidade de interpretar gráficos possibilitarão que se chegue às conclusões sobre a situação em estudo ou análise. Para uma avaliação mais ampla da situação é importante complementar a informação do gráfico com a leitura daquelas informações dispostas em tabela, por exemplo, que também acompanham a ilustração.

15 Aula 10 Aprofundar as discussões anteriores. Informações provenientes dos infográficos, assim como aquelas dos gráficos e das tabelas se traduzem em conhecimento.

16 Mas o que é conhecimento?
(...) o “conhecimento é a informação mais valiosa (...) é valiosa precisamente porque alguém deu à informação um contexto, um significado, uma interpretação (...)”. O conhecimento pode então ser considerado como a informação processada pelos indivíduos. O valor agregado à informação depende dos conhecimentos anteriores desses indivíduos. Assim sendo, adquirimos conhecimento por meio do uso da informação nas nossas ações. O conceito de conhecimento possui um sentido mais complexo que o de informação. O conhecer é um processo de entender e internalizar as informações recebidas, e assim através das combinações gerar mais conhecimento. (AMIGO, 2007, p. 20).

17 A idéia de conhecimento se aplica aos infográficos.
Figura 12 Acidentes e as mortes envolvendo motocicletas no Brasil. Brasil possui a segunda maior taxa de mortalidade por acidentes de moto no mundo. Valores aterrorizantes. Necessidade de tomada de decisões que podem impactar em novas legislações para o trânsito brasileiro.

18 Figura 12 – Violência sobre duas rodas.
ACIDENTES Os acidentes de moto com homens lideram o ranking das internações em decorrência de trauma Número de internações no Hospital das Clínicas em São Paulo, em 2010 Figura 12 – Violência sobre duas rodas. Fonte: LOPES, 2012.

19 Figura 13 Tabela com percentuais das partes do corpo humano mais afetadas em acidentes de moto. Leitura dos dados agradável com a inclusão da ilustração e a indicação das partes do corpo associada aos percentuais. Professor de Matemática Professor de Biologia Interdisciplinaridade

20 Figura 13 – Violência sobre duas rodas.
Fonte: LOPES, 2012.

21 Parte 3- Elaborando um infográfico
Sugestões conteúdo estudados número de alunos que fizeram o curso nota média da turma nas avaliações parciais um gráfico de barras com o número de alunos por aula do curso (essa informação você poderá conseguir com o monitor do curso) uma tabela indicando o número de alunos da sala por faixa etária. ícones Parte 3- Elaborando um infográfico

22 Parte 4- Atividade complementar
Figura 14 – Carnaval 2012. Fonte: ONDAWEB, 2012.

23 Figura 15 – Uso do celular Fonte: PETRIBU, 2011.


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