A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História dos Portugueses no Mundo (2012/2013) Aula n.º 7 «Descobrimento» e Presença Portuguesa no Brasil I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História dos Portugueses no Mundo (2012/2013) Aula n.º 7 «Descobrimento» e Presença Portuguesa no Brasil I."— Transcrição da apresentação:

1 História dos Portugueses no Mundo (2012/2013) Aula n.º 7 «Descobrimento» e Presença Portuguesa no Brasil I

2 O «Descobrimento» do Brasil Depois da viagem de Vasco da Gama à Índia ( ), o rei D. Manuel I compreendeu que era necessário voltar à Índia com uma armada muito poderosa, para que Portugal pudesse assegurar, o mais depressa possível, nem que fosse pela força, o domínio do comércio na região. Com esse objectivo, o rei ordenou que se fizessem todos os preparativos para organizar uma poderosa armada que voltasse à Índia e ali estabelecesse as negociações necessárias para garantir a Portugal o tráfico das especiarias. Em Março de 1500, partiu de Lisboa, comandada por Pedro Álvares Cabral, a mais poderosa frota até então organizada. Era composta por treze navios.

3 Os navios seguiram a mesma rota de Vasco da Gama, mas, sem qualquer razão aparente, desviaram-se mais para sudoeste, indo aportar, a 22 de Abril de 1500, a uma nova terra, a que chamaram Vera Cruz, mais tarde conhecida por Brasil. Desembarcaram a Norte, em Porto Seguro, comunicaram com os indígenas e exploraram a costa durante alguns dias. Em seguida, Pedro Álvares Cabral mandou regressar um navio a Portugal, com a notícia da descoberta, e seguiu para a Índia, retomando a rota de Vasco da Gama.

4 «Descobrimento» do Brasil: intencionalidade ou casualidade? Será que a descoberta do Brasil resultou de um engano de rota, de uma tempestade, ou realmente houve a intenção de navegar mais para ocidente? Seguindo a rota de Vasco da Gama, esta armada passou pelas Canárias e Cabo Verde, mas, ao afastar-se da ilha de S. Nicolau, rumou mais para ocidente, descobrindo então a terra a que chamaram terra de Vera Cruz. Teria Pedro Álvares Cabral instruções de D. Manuel I para alargar para ocidente a rota definida por Vasco da Gama? Há indícios de que essa alteração já estaria prevista no início da viagem, dadas as exigências de D. João II para a assinatura do Tratado de Tordesilhas que levam a supor o conhecimento de terra para ocidente. Sabe-se, inclusive, que os portugueses realizaram, antes de 1494, várias viagens em direcção à América e que conheciam a Terra Nova, que designaram, aliás, por Terra dos Bacalhaus.

5

6 «A Carta do Achamento do Brasil» de Pêro Vaz de Caminha Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muitos bons ares frescos e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora assim os achávamos como os de lá. As águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!

7 Pormenores do Atlas Miller de 1519 de Lopo Homem e dos Reinéis. Os primeiros índios contactados pelos portugueses foram os Tupiniquins. Segundo a descrição de Caminha eram de pele avermelhada e de cabelos negros. Andavam nus (do que não tinham vergonha) e alguns com o corpo coberto de pinturas. Viviam em pequenas aldeias e não se mostravam nada assustados com a presença portuguesa. Comeram, beberam e dormiram na nau de Pedro Álvares Cabral, sendo ainda presenteados com uma série de bugigangas que muito apreciaram.


Carregar ppt "História dos Portugueses no Mundo (2012/2013) Aula n.º 7 «Descobrimento» e Presença Portuguesa no Brasil I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google