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PMBOK 5ª Edição Capítulo 9

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Apresentação em tema: "PMBOK 5ª Edição Capítulo 9"— Transcrição da apresentação:

1 PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Clique para ver o ambiente do gestor de recursos... Gerenciamento de recursos humanos do projeto

2 Gerenciamento de recursos humanos do projeto
.1 Planejar recursos humanos .2 Contratar ou mobilizar a equipe do projeto .3 Desenvolver a equipe do projeto .4 Gerenciar a equipe do projeto

3 1. Planejar recursos humanos
Determina e documenta funções, responsabilidades, competências e relações hierárquicas do projeto. Cria o plano de gerenciamento de pessoal. As funções do projeto podem ser designadas para pessoas ou grupos, internos ou externos à organização que executa o projeto.

4 1. Planejar recursos humanos
As informações usadas para desenvolver esse plano incluem, mas não se limitam a: - O ciclo de vida do projeto e os processos que serão aplicados em cada fase; - Como será realizado o trabalho para atingir os objetivos do projeto; - Como será feito o monitoramento das mudanças; - Necessidades e métodos de comunicação entre os participantes do projeto.

5 1. Planejar recursos humanos
O plano de gerenciamento de pessoal pode ainda incluir informações de - como e quando os membros da equipe do projeto serão contratados ou mobilizados - os critérios para sua liberação do projeto - a identificação das necessidades de treinamento - os planos de reconhecimento e premiação - as considerações sobre conformidade - os problemas de segurança e - o impacto do plano de gerenciamento de pessoal na organização.

6 1. Planejar recursos humanos
Entradas .1 Plano de gerenciamento do projeto .2 Recursos necessários para as atividades. .3 Fatores ambientais da empresa Cultura e estrutura organizacional. Técnico. Interpessoal. Logístico. Políticas de administração de pessoal. Acordos de negociação coletiva. Condições econômicas e de mercado. Recursos existentes e sua distribuição geográfica.

7 1. Planejar recursos humanos
Entradas Ativos de processos organizacionais Processos padrão, descrições de cargos Modelos para organogramas Lições aprendidas sobre estruturas organizacionais que deram certo em projetos anteriores Listas de verificação.

8 1. Planejar recursos humanos
Clique aqui para a aula de Estruturas Organizacionais Ferramentas e técnicas .1 Organogramas e descrições de cargos

9 1. Planejar recursos humanos
Ferramentas e técnicas .2 Networking A interação informal com outras pessoas em uma organização ou setor é uma forma construtiva de entender fatores políticos e interpessoais que irão afetar a eficácia das diversas opções de gerenciamento de pessoal. As atividades de networking de recursos humanos incluem correspondência pró-ativa, almoços com colegas, conversas informais e feiras e conferências.

10 1. Planejar recursos humanos
Ferramentas e técnicas .3 Teoria organizacional Informa como as pessoas, equipes e unidades organizacionais se comportam. As pessoas reagem de formas diferentes conforme as estruturas organizacionais sob as quais são gerenciadas, recomendando exercer liderança que se adapte às situações. .4 Opinião especializada .5 Reuniões

11 1. Planejar recursos humanos
Saídas .1 Plano de gerenciamento de pessoal Funções e responsabilidades Função, Autoridade, Responsabilidade, Competência Organogramas do projeto Plano de gestão do pessoal Recrutamento e seleção, Calendários, Tabelas de horários, Critérios de liberação, Necessidades de treinamento, Reconhecimento e premiações, Conformidade com regulamentos e legislação, Segurança.

12 2. Contratar ou mobilizar a equipe
Entradas .1 Plano de gerenciamento de pessoal .2 Fatores ambientais da empresa Disponibilidade, Capacidade, Experiência, Interesses, Localização, Custo. .3 Ativos de processos organizacionais

13 2. Contratar ou mobilizar a equipe
Ferramentas e técnicas .1 Prédesignação .2 Negociação Gerentes funcionais, Prioridades, fornecedores externos .3 Contratação ou mobilização .4 Equipes virtuais .5 Critérios de seleção de pessoal The Mubarak Way

14 2. Contratar ou mobilizar a equipe
Saídas .1 Designações de pessoal para o projeto .2 Disponibilidade de recursos Calendários .3 Plano de gerenciamento de pessoal (atualizações)

15 3. Desenvolver a equipe do projeto
Melhorar as competências e a interação de membros da equipe visando melhor desempenho do projeto. Aprimorar habilidades de membros da equipe para aumentar sua capacidade de terminar atividades do projeto Aprimorar sentimentos de confiança e coesão entre os membros da equipe para aumentar a produtividade através de um trabalho em equipe de melhor qualidade.

16 3. Desenvolver a equipe do projeto
Entradas .1 Plano de gerenciamento de pessoal .2 Designações de pessoal para o projeto .3 Disponibilidade de recursos / calendários

17 3. Desenvolver a equipe do projeto
Ferramentas e técnicas .1 Habilidades de gerenciamento geral .2 Treinamento .3 Atividades de formação da equipe .4 Regras básicas .5 Agrupamento ou colocação .6 Reconhecimento e premiações .7 Ferramentas para análise do pessoal Motivação

18 3. Desenvolver a equipe do projeto
Saídas .1 Avaliação do desempenho da equipe Espera-se que as estratégias e as atividades eficazes de desenvolvimento da equipe aumentem o desempenho da equipe, o que aumenta a probabilidade de que os objetivos do projeto sejam atendidos. Indicadores : Melhorias nas habilidades que permitem que uma pessoa realize as atividades atribuídas de modo mais eficaz Melhorias nas competências e nos sentimentos que ajudam a equipe a atuar melhor como um grupo Taxa de rotatividade de pessoal reduzida.

19 Avaliação de Desempenho
Uma visão a respeito...

20 4. Gerenciar a equipe do projeto
O gerenciamento da equipe do projeto é complicado quando alguns membros prestam contas para um gerente funcional e também para o gerente de projetos dentro de uma organização matricial. O gerenciamento eficaz dessa dupla relação de subordinação muitas vezes é um fator crítico de sucesso para o projeto, e em geral é responsabilidade do gerente de projetos. Negociação

21 4. Gerenciar a equipe do projeto
Entradas .1 Plano de gerenciamento de pessoal .2 Designações de pessoal para o projeto .3 Acompanhamento do desempenho da equipe .4 Registro de assuntos tratados, problemas e soluções .5 Relatórios de desempenho do projeto .6 Ativos de processos organizacionais

22 4. Gerenciar a equipe do projeto
Ferramentas e técnicas .1 Observação e conversas .2 Avaliações de desempenho do projeto .3 Gestão de conflitos .4 Capacitação gerencial em RH Conflitos

23 4. Gerenciar a equipe do projeto
Saídas .1 Mudanças solicitadas .2 Atualizações para o Plano de gerenciamento do projeto .3 Atualizações para documentos do projeto .4 Atualizações para fatores ambientais da empresa .5 Atualizações para ativos de processos organizacionais


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