A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP Aluno: Marcello Araújo Dantas (Mestrando – Ciência e Engenharia de Petróleo) Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP Aluno: Marcello Araújo Dantas (Mestrando – Ciência e Engenharia de Petróleo) Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP Aluno: Marcello Araújo Dantas (Mestrando – Ciência e Engenharia de Petróleo) Orientador: Prof. Dr. Francisco de Assis Oliveira Fontes Co-orientador: Prof. Dr. Cleiton Rubens Formiga Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia PPGCEP

2 Cronograma de Trabalho (1) : Sistemas de Produção Petrolífera (Disciplina da PGCEP) (2) : Introdução a Ciência e Engenharia de Petróleo (Disciplina da PGCEP) (3) : Métodos Matemáticos Aplicados (Disciplina da PGCEP) (4) : Catálise aplicada a indústria de Petróleo (Disciplina da PGCEP) (5) : Combustores a Gás Natural (Disciplina da PGCEP) (6) : Seminários em Petróleo e Gás Natural (Disciplina da PGEQ) Atividademar/0 8 abr/08mai/08jun/08jul/08ago/08set/08out/08nov/08dez/08jan/09fev/09 PET0002 (1) PET0001 (2) PET0003 (3) PET0206 (4) PET0202 (5) PEQ4031 (6) Revisão Bibliográfica 1° relatório semestral Concepção do experimento Montagem do Combustor Testes e Ensaios 2° relatório semestral

3 Introdução Mercado de produção de Biodiesel é crescente, como também é crescente a produção de glicerina; Alguns produtores não sabem o que fazer com o excedente da produção de glicerina, pois o preço de mercado deste produto está baixando; Uma alternativa é queimar a glicerina, porém isso pode se tornar perigoso.

4 Problemas e/ou Dificuldades Aspectos negativos Fatores internos - O calor da combustão da glicerina é baixo (densidade energética menor); - A queima da glicerina a baixas temperaturas é perigosa (abaixo de 280°C gera acloreína); - A glicerina é altamente viscosa em baixas temperaturas; - Alta temperatura de ignição (em torno do 400°C). -Processo de combustão deve ocorrer a pelo menos 1000°C para ocorrer de forma eficiente; - Emissão de gases tóxicos (NOx, SOx, Particulados) Fatores externos - Tecnologia ainda pouco desenvolvida (falta de queimadores específicos para glicerina); - Queimadores importados são caros.

5 Objetivos Projetar e desenvolver um queimador híbrido capaz de queimar eficazmente glicerina juntamente com GLP; Os gases emitidos devem estar de acordo com legislações nacionais e internacionais ( nos quais estabelecem os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas ); Realização de uma simulação computacional afim de buscar o modelo mais apropriado da combustão ( respeitando-se, evidentemente, a validade ou não dos fenômenos químicos e físicos envolvidos ); Realização de experimentos com mudanças de parâmetros de projeto ( excesso de ar, velocidade, pré-aquecimento, mistura ar/combustível, turbulência, atomização, etc ).

6 Exemplo 1

7 Exemplo 2

8 Por que usar GLP? GLP 1) Estabilidade de chama (combustão facilmente regulável); 2) Baixa presença de contaminantes em sua composição, portanto apresenta uma queima mais limpa; 3) Menor emissão de gases tóxicos frente a outros combustíveis (gasolina, diesel); 4) Ótimas propriedades térmicas (por exemplo, alto poder calorífico)

9 Etapa atual do trabalho Revisão Bibliográfica - Glicerina - GLP - Queimadores e processos de combustão - Fluidodinâmica Computacional (CFD) - Legislação Ambiental para poluentes atmosféricos -Pesquisa em artigos, periódicos, sites especializados, dissertações e teses que falam sobre o tema. Concepção e construção do queimador

10 Obrigado ! Obrigado !

11 Agradecimentos


Carregar ppt "Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP Aluno: Marcello Araújo Dantas (Mestrando – Ciência e Engenharia de Petróleo) Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google