A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012: A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012: A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA."— Transcrição da apresentação:

1 PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012: A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA

2 P OLÍTICA N ACIONAL DE S AÚDE DO T RABALHADOR E DA T RABALHADORA A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, tem por finalidade reduzir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, por meio de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

3 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : M ATERIAIS N ECESSÁRIOS Cinco cópias com folhas com respostas Cinco cópias de cada pergunta que será dividida entre os grupos (serão utilizadas dez perguntas para cada grupo) Cinco papéis Colorset em tamanho A4 de qualquer cor Uma caixa de bombons Três pacotes de balas

4 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : O RIENTAÇÕES A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora deverá ser aplicada antes da realização da dinâmica para leitura prévia. No dia marcado para realização da dinâmica, prepara-se o ambiente, dispondo-se de mesa mesa grande de frente para os participantes onde serão posicionadas cinco cadeiras. Em cada cadeira ficará sentado um dos organizadores da oficina.

5 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : O RIENTAÇÕES Os participantes deverão ser divididos em cinco grupos, para melhor acompanhamento da atividade. Para cada grupo haverá um representante (envolvido na organização da oficina) posicionado na grande mesa.

6 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : O RIENTAÇÕES Cada grupo receberá uma questão de cada vez, a ser respondida. O grupo só receberá a questão posterior depois de encontrar a resposta correta para a pergunta, a qual está presente na Política entregue a cada grupo. De pé, três organizadores da dinâmica pegarão as questões respondidas, e entregarão ao representante do grupo correspondente.

7 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : O RIENTAÇÕES Este representante irá averiguar se a resposta está correta. Em caso afirmativo ele entregará para o organizador que pegou a pergunta a questão posterior. Caso a resposta esteja incorreta, a mesma será devolvida até que seja corretamente respondida.

8 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : O RIENTAÇÕES O grupo que terminar de responder primeiro as dez questões, de modo correto, receberá como prêmio, uma caixa de bombons. Os demais participantes receberão como prêmio balas, como agradecimento pela participação na dinâmica.

9 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : O RÇAMENTO MateriaisUnidade Valor Unitário (R$) Valor Total (R$) Cópia legislação Cinco (depende págs.) Cópia respostas Cinco0,201,00 PerguntasCinco0,201,00 ColorsetCinco0,502,50 BombomUma caixa6,00 BalasTrês pacotes2,507,50 Total

10 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : P ERGUNTAS E R ESPOSTAS 1) O Artigo 7º afirma que a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora deverá contemplar todos os trabalhadores priorizando, entretanto, pessoas e grupos inseridos em atividades ou relações informais e precárias de trabalho. 2) Implementar na Rede de Atenção á Saúde no SUS, e na rede privada, a notificação compulsória dos agravos á saúde e coordenar em âmbito municipal, a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, são algumas das atribuições dos gestores municipais de saúde encontradas no Artigo 13º.

11 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : P ERGUNTAS E R ESPOSTAS 3) O Artigo 3º afirma que todos os homens e mulheres, independentemente de sua localização e de seu vínculo empregatício, estão sujeitos a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 4) O desenvolvimento e capacitação de recursos humanos e a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador, são incisos do Artigo 9º. 5) Os princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora podem ser encontrados no Artigo 5º.

12 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : P ERGUNTAS E R ESPOSTAS 6) O Artigo 16º faz referência ás metas e indicadores que avaliam e monitoram a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, contidos nos instrumentos definidos pelo sistema de planejamento do SUS. 7) O Artigo 12º descreve as principais funções da direção do SUS, como coordenar em âmbito estadual a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e conduzir os negócios nas instâncias estaduais do SUS.

13 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : P ERGUNTAS E R ESPOSTAS 8) O ­­­­­­­­­­­­­­­­­­Artigo 9º refere-se ás estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, como o apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas e a análise da situação de saúde dos trabalhadores. 9) O Artigo 18º expõe as formas de financiamento utilizadas pelos gestores de saúde, como a criação de fundos especiais e o ressarcimento ao SUS, pelos os valores gastos no serviço prestado ao segurado, na decorrência de acidentes e doenças relacionada ao trabalho.

14 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : P ERGUNTAS E R ESPOSTAS 10) Incorporar a categoria trabalho como determinante no processo saúde-doença dos indivíduos e da coletividade é uma das finalidades da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, encontradas no Artigo 8º.

15 D INÂMICA P ASSA OU R EPASSA : L EGISLAÇÃO A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora pode ser disponibilizada no seguinte endereço: Ministério da Saúde. Disponível em:. Acessado em 20/11/2013 ás 22:40.http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/201 2/prt1823_23_08_2012.html


Carregar ppt "PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA N º 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012: A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google