A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013."— Transcrição da apresentação:

1 5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013

2 O que é o Programa 5S? Quem já ouviu falar do Programa 5S? O que é o Programa 5S

3 O que é o Programa 5S? Japão Deming Sistema Toyota – Lean Manufacturing Qualidade é a base de tudo: Produtividade e Custos são consequências.

4 O que é o Programa 5S? O 5S é um dos programas inventados neste período É considerado um dos programas básicos do processo, tanto que é a parte inicial de vários outros programas. Visa qualidade e produtividade. Não tem como objetivo a limpeza!

5 Os programas japoneses no Brasil Brasil e Japão: Modelos, Culturas e Histórias diferentes A aplicação direta dos modelos japoneses nas nossas fábricas podem não dar certo, ou ter problemas Não é plug and play.

6 Objetivo Entender os conceitos do Programa 5S Verificar a sua aplicabilidade na nossa realidade.

7 O 1o. S Seiri (Triagem)

8 O 1o. S 1o. Exercício (1a. Parte) – Quantas e quais são as principais atividades que você realiza no seu posto de trabalho? – Quais materiais, ferramentas, utensílios, etc. você usa para realizar estas atividades? – Além disso, que objetos pessoais você precisa que estejam com você durante o seu trabalho?

9 O 1o. S 1o. Exercício (2a. Parte) – Liste tudo o que está nas gavetas, armários, caixas, suportes, etc dentro da área do seu posto de trabalho que não foram listadas no item anterior

10 O 1o. S 1o. Exercício (3a. Parte) – O que desta última lista poderia ser eliminado? – O que desta última lista poderia estar em outro lugar? – O que desta última lista deveria estar na primeira lista?

11 O 1o. S Seiri (Triagem) – Conceito: Separar o necessário do desnecessário – Objetivo: Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

12 O 2o. S Seiton (Arrumação)

13 O 2o. S 2o. Exercício (1a. Parte) – Vamos utilizar o mesmo material da primeira parte do exercício anterior

14 O 2o. S 2o. Exercício (2a. Parte) – Onde ficam estes materiais? – Eles são únicos ou compartilhados?

15 O 2o. S 2o. Exercício (3a. Parte) – O que poderia estar mais próximo? – O que poderia estar mais acessível? – O que poderia estar melhor posicionado? – O que é compartilhado que deveria ser único? – O que é único que deveria ser compartilhado?

16 O 2o. S Seiton (Arrumação) – Conceito: Colocar cada coisa em seu devido lugar – Objetivo: Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

17 O 3o. S Seiso (Limpeza)

18 O 3o. S 3o. Exercício (1a. Parte) – Que tipo de sujeira se acumula no seu posto de trabalho? Pó Óleo Rebarbas, Sobras – As ferramentas ficam sujas após o uso? – Quem limpa? – Quando limpa?

19 O 3o. S 3o. Exercício (2a. Parte) – O que poderia mudar para evitar a ocorrência da sujeira? – O que poderia mudar no processo de limpeza?

20 O 3o. S Seiso (Limpeza) – Conceito: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho – Objetivo: Melhorar o nível de limpeza

21 O 4o. S Seiketsu (Normalização)

22 O 4o. S 4o. Exercício (1a. Parte) – O que poderia ser feito para que coisas desnecessárias não reaparecam no local de trabalho? – O que poderia ser feito para que as coisas necessárias não fiquem desorganizadas? – O que poderia ser feito para não deixar acumular sujeira?

23 O 4o. S Seiketsu (Normalização) – Conceito: Definir normas visuais de forma a assegurar a manutenção dos 3 Ss anteriores – Objetivo: Padronização é fundamental na organização

24 O 5o. S Shitsuke (Disciplina) – Conceito: Treinar e se comunicar com todos os colaboradores de forma a que o cumprimento das normas seja uma coisa fundamental – Objetivo: Incentivar esforços de aprimoramento

25 Os benefícios do Programa 5S Maior Produtividade: Redução de Custos: Melhoria da Qualidade: Menos acidentes de trabalho: Melhor qualidade de vida no trabalho:

26 flaviobotana.com Manual do Gestor da Indústria Gráfica Editora Senai-SP

27


Carregar ppt "5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google