A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luciene Santoro. Os estudos estatísticos mostram que quanto mais sentidos usamos no ato da aprendizagem, melhor ela se dá. audição (11%) visão (83%)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luciene Santoro. Os estudos estatísticos mostram que quanto mais sentidos usamos no ato da aprendizagem, melhor ela se dá. audição (11%) visão (83%)"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luciene Santoro

2 Os estudos estatísticos mostram que quanto mais sentidos usamos no ato da aprendizagem, melhor ela se dá. audição (11%) visão (83%) Capacidade de retençãoCondições de ensino Associação: visão + audição + discussão + prática

3 Problemas que dificultam escolha e uso de recursos: Falta ou nº insuficiente; Recursos com defeitos; Espaço inadequado; Despreparo para seu uso; Tempo... Observação: Recursos são válidos em todos os níveis de ensino! Meios usados para provocar uma resposta no aprendiz - livros, objetos variados, mapas, tv, vídeos, fotografias, quadro de giz, textos, computador e até a voz do professor. O que estou considerando recursos? O que estou considerando recursos audiovisuais? Todos os recursos que servirem de suporte à comunicação.

4 Critérios para seleção: Adequação; Economia; Disponibilidade; Precisão. Cuidados na utilização: Funcionamento Conteúdo Tempo Preparação Vantagens: Atenção; Aplicação; Retenção; Avaliação. Desvantagem: Passividade

5

6 Vantagens: Acessibilidade; Praticidade; Versatilidade; Possibilidade de participação; Estímulo ao interesse. Como usar este recurso? Planejamento; Limpeza; Seqüência; Postura.

7

8

9

10 Ambiente semi-escurecido; Variação no local de uso; Arrumação da turma; Versatilidade. Vantagens: Como preparar este recurso? Caneta para retroprojetor / transparência ou celofane; Papel comum e cópia em transparência; Computador e impressão em transparência; Cuidado com letra, cores e imagens usadas. CUIDADOS!! Ponteira ou laser point; Superposição ou strip-tease; Textos e imagens; Organização.

11

12

13

14 PSF / Programas de Educação Sanitária. Folhas de aproximadamente 1 m de comprimento por 0,5 m de largura – uso de cavalete. Orienta a seqüência da exposição e permite utilizar a memória. Deve-se resguardar o elemento-surpresa da apresentação. Cuidado com letra, cores e imagens usadas É semelhante ao flip chart. Observações importantes:

15

16 É afixado em Placards; Deve ser atrativo, de fácil compreensão e legível a 2m. Deve "falar por si, contendo número razoável de palavras; A área de apresentação deve ser de 1,20m por 0,90m; Deve haver equilíbrio entre espaço livre, texto e imagens; Dados numéricos devem ser em gráficos, tabelas, desenhos; Não deve-se usar todas as letras do texto maiúsculas; Deve-se usar linha dupla para espaços entre parágrafos; Observações importantes: Deve ter: título e autores, introdução, objetivos, métodos, materiais, resultados, discussão e conclusões; Polêmica: Colocação ou não de cabeçalho e bibliografia.

17 Organização de pôsteres do II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão : Local: UERJ O pôster deverá ter dimensões de no máximo 1m x 1m, incluindo: título do trabalho; nome(s) do(s) autor (es); instituição; órgão financiador e corpo do trabalho (introdução, objetivos, metodologia e conclusão). Sugerimos uso de textos curtos acompanhados de recursos visuais com imagens, figuras, etc. Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao pôster durante toda a sessão, devendo recolhê-lo ao final.

18

19

20 Vantagens: Custo razoável; Qualidade de imagem; Sincronização som-imagem. Disponibilidade de material; Observação de detalhes; Apresentação de experiências de aula; Cuidados em seu planejamento e organização: Conteúdo relacionado aos objetivos da aula; Filmes de curta duração; Conteúdo para reflexões e discussões; Marcação dos pontos para intervenção. Marcação dos pontos que serão mostrados; Esclarecimento sobre os objetivos do vídeo; Trabalho após o vídeo: discussão para caso-problema ou caso-análise; questões sobre o vídeo para debate, registros...

21

22 Possibilidades de uso: Uso de CD Uso de Editores de Texto (Word) Uso da Internet: Web, Chat, , Lista e Fórum. Valorização da auto-aprendizagem; Incentivo à formação permanente, pesquisa e descoberta; Debate, diálogo e discussão; Elaboração de trabalhos, artigos e textos. Vantagens:

23

24 Pouco usado na maioria das instituições de ensino; Necessita de algum conhecimento de computação. Vantagens: Possibilidade de fazer animação para a apresentação. Interatividade; Apresentação de imagens estáticas ou em movimento e som; Cuidados: Tipo e tamanho das fontes; Domínio da seqüência de sua apresentação; Cor das fontes usadas; Imagens e textos utilizados; Estímulo à participação dos aprendizes.

25 É importante lembrar que a aprendizagem não ocorre apenas porque nós, professores, assim desejamos, mas ocorre porque o aluno encontrou as condições necessárias para aprender. Tradição e Renovação na Escola.

26 Leitura complementar Textos: 1.Estratégias de Aprendizagem 2.Recursos Audiovisuais


Carregar ppt "Prof. Luciene Santoro. Os estudos estatísticos mostram que quanto mais sentidos usamos no ato da aprendizagem, melhor ela se dá. audição (11%) visão (83%)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google