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EMPRESA ESTADUAL DE TURISMO DO AMAZONAS AMAZONASTUR SEMINÁRIO INTERNO IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL Manaus, 20 de.

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2 EMPRESA ESTADUAL DE TURISMO DO AMAZONAS AMAZONASTUR SEMINÁRIO INTERNO IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL Manaus, 20 de dezembro de 2010

3 1.COMPETITIVIDADE 1.1. A SOCIEDADE X IMAGEM DO ESTADO - COMO O BRASIL E O MUNDO ENXERGAM O AMAZONAS? DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; INCLUSÃO SOCIAL; ESTABILIDADE POLÍTICO-INSTITUCIONAL; SEGURANÇA; ESTADO ACOLHEDOR; TURISMO ECOLÓGICO; SAÚDE; EDUCAÇÃO; CULTURA. OBS: IMAGEM DO ESTADO. NÃO DO DESTINO TURÍSTICO.

4 1.COMPETITIVIDADE 1.1. O MERCADO X IMAGEM DO DESTINO - COMO O BRASIL E O MUNDO ENXERGAM O AMAZONAS? TURISMO DE PESCA ESPORTIVA; ECOTURISMO; TURISMO CULTURAL; TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA; HOTÉIS DE FLORESTA/SELVA; TURISMO DE EVENTOS; TURISMO CORPORATIVO; TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES. EM QUE SOMOS COMPETITIVOS? OBS: ANALISAR A PESQUISA NO AEROPORTO.

5 1.COMPETITIVIDADE 1.1. O QUE É SER COMPETITIVO? CAPACIDADE PARA OBTER FLUXO SUPERIOR AO DOS RIVAIS; CAPACIDADE PARA COMPETIR COM SUCESSO CONTRA OS MELHORES RIVAIS DO MUNDO. QUEM SÃO NOSSOS RIVAIS?

6 1.COMPETITIVIDADE 1.1. AS 5 FORÇAS QUE REDUZEM PERMANENTEMENTE A RENTABILIDADE DE UM DESTINO/NEGÓCIO. NOVOS CONCORRENTES; SUBSTITUTOS E ALTERNATIVAS ( NO QUE É COMPETITIVO ); PODER DOS VENDEDORES ( OPERADORES RECEPTIVOS ); PODER DOS COMPRADORES; RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES.

7 1.COMPETITIVIDADE 1.1. QUAL O OBJETIVO DE UM DESTINO/NEGÓCIO COMPETITIVO? QUALIDADE DE VIDA; PROSPERIDADE ECONÔMICA; SENTIMENTO DE BEM-ESTAR PARA QUEM O VISITA.

8 1.COMPETITIVIDADE 1.1. NÃO EXISTEM NAÇÕES/DESTINOS COMPETITIVOS. EXISTEM SETORES TURÍSTICOS QUE DEFINEM A DEMANDA E DEVEM SER COMPETIVIVOS; 1.2. PORÉM EXISTEM NAÇÕES/DESTINOS QUE OFERECEM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A ALGUNS ASPECTOS DA COMPETITIVIDADE; 1.3. AVALIAÇÃO DE PREÇOS, MÃO-DE-OBRA BARATA, NÃO SÃO FATORES COMPETITIVOS NO TURISMO. OBS: ONDE SOMOS MAIS COMPETITIVOS: NO DESTINO OU EM SEGMENTOS?

9 MITO 1 Os principais determinantes da competitividade são: Mão-de-obra barata Taxas de juros baixas Taxa de câmbio favorável A Inovação A melhoria contínua do valor para o cliente A PRODUTIVIDADE no uso dos recursos A chave é:

10 MITO 2 A melhor maneira de gerenciar a competitividade é… … nível nacional através de GRANDES PROGRAMAS NACIONAIS … nível LOCAL, onde se cria valor para o turista: O DESTINO

11 Coopera ção MITO 3 Melhorar a competitividade de um destino consiste, fundamentalmente, em… …melhorar Infra-estruturas Serviços públicos Hotéis … criar mais VALOR, melhorando de forma abrangente TODO o modelo de negocio: Públic o o Públic o o Público Privado

12 1.COMPETITIVIDADE IBIZA - NIGHTLIFE

13 1.COMPETITIVIDADE UMA ATIVIDADE ÚNICA DIFICILMENTE IMITÁVEL

14 1.COMPETITIVIDADE Que inclusive exportam seu conceito a outros lugares do mundo.

15 1.COMPETITIVIDADE Lugar de encontro de DJ de fama internacional

16 1.COMPETITIVIDADE E um conceito que vai para além do vinculado a uma discoteca...

17 1.COMPETITIVIDADE O lugar preferido para celebrar eventos musicais e de moda.

18 1.COMPETITIVIDADE BENIDORM UM PARAÍSO DE DIVERSÃO PARA A 3ª IDADE.

19 1.COMPETITIVIDADE Música, dances e “grandes” shows Dances cada día Shows

20 1.COMPETITIVIDADE … E MAIS DE 50 ATIVIDADES DE ÓCIO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL Petanca Aquagym Exercícios da memória Cursos de informática Dominó Cursos de informática

21 1.COMPETITIVIDADE O DESTINO MAIS PROCURADO DO PROGRAMA IMSERSO  Hospedagem com pensão completa a baixo preço.  Menu de regime, em caso necessário.  Assistência médica complementar no mesmo hotel.  Multiplicidade de atividades de ócio e tempo livre.

22 1.COMPETITIVIDADE E AGORA TORNOU-SE UM PROGRAMA EUROPEU Vende-se como uma combinação de: - Cidade + Natureza - Se vive de dia e de noite

23 1.COMPETITIVIDADE 1.1. CONCENTRAÇÃO DE “CLUSTERS” OS SETORES COMPETITIVOS APRESENTAM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: CONCENTRAÇÃO NO MESMO ESPAÇO GEOGRÁFICO – COMPETITIVIDADE NA LOCALIZAÇÃO (HOTÉIS DE SELVA RIO NEGRO/SOLIMÕES); BOA GESTÃO; VANTAGENS COMPETITIVAS

24 1.COMPETITIVIDADE 1.1. COMPETITIVIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO QUANDO A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS É ALTA E OS CUSTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS SÃO BAIXOS; DEVE SER CRIADA E GERADA LOCALMENTE; CADA SETOR NO QUAL O DESTINO CONCORRE DEVE RECEBER GESTÃO ESPECÍFICA; DEFINIR SEU MODELO DE NEGÓCIO.

25 1.COMPETITIVIDADE DESTINOS E MODELOS DE NEGÓCIOS

26 1.COMPETITIVIDADE O CASO DE PLAYA DE PALMA

27 1.COMPETITIVIDADE O CASO DE PLAYA DE PALMA Reconversão de um destino decadente

28 1.COMPETITIVIDADE Playa de Palma é um grande resort turístico… Leitos de hotel Leitos de hotel 450 Bares e restaurantes 450 Bares e restaurantes 570 Lojas 570 Lojas Empregos direitos Empregos direitos 5 km de praias Um aeroporto hiper- conectado

29 1.COMPETITIVIDADE O MODELO ATUAL Partners chaves Administração Recursos clave Praia Hotéis Bares/lojas Infra-estruturas Proposta de valor Sol e Praia Diversão Preços baixos Relações clientes Canais Sem gestão Tour Operadores Segmentos Turismo massivo Alemães jovens Estrutura de custos Custos serviços públicos Infra-estruturas Custo do desemprego Estrutura de rendimentos 55€/día

30 1.COMPETITIVIDADE O NOVO MODELO DE NEGÓCIO Partners chavesRecursos ChavesProposta de valor Relações clientes Canais Segmentos Turismo massivo Alemães jovens Estrutura de custos Custos serviços públicos Infra-estruturas Custo do desemprego Estrutura de rendimentos 55€/día

31 1. COMPETITIVIDADE 6 novos segmentos Hoje Férias 2020 FériasViagensWellness DesportoInt. EspecialBusiness 120 milhões Mercado potencial250 milhões 64 milhões Consumo médio/dia  140 €   

32 1. COMPETITIVIDADE 50+ EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS 2 O hotel mais bio do mundo 3 O Centro de wellness mediterráneo 4 O Centro Esportivo 6 O Forte de Cap Enderrocat 5 O Palácio de Dança, Música e Espetáculos 1 O Centro Mare Nostrum

33 Um novo uso do mar  Taxi marítimo  PdP flotante  Barquing  Etc.

34 Povo mediterráneo “Lifestyle”“Lifestyle” Centro animado Povo de pescadores Can Pastilla Sometimes Las Maravillas S’Arenal 4 “town center” com 4 ambientes muito diferentes

35 Reestruturação da oferta de restaurantes e cafés 50% Mediterránea 25% Países de origem 25% Temática A culinária é uma experiência

36 Idem de lojas e Shopping 50% Local/ regional/ artesanal 30% Marcas 20% Compra funcional As compras são uma experiência

37 Investimento total Público Privado 250 M/€ M/€ ≈ ≈

38 Principais Estados Emissores

39 Principais Países Emissores

40 Quantidade Anual de Turistas no Amazonas

41 OBRIGADO! Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR Rua Saldanha Marinho, 321 Centro CEP: Manaus – Amazonas Tel: (92) / Fax:


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